Blog Luisa Mell

10 curiosidades sobre cães e gatos!! Vc sabia que Freud atendia pacientes na companhia dos seus cães? É verdade que todo gatinho nasce de olhos azuis? Carvão pode salvar seu cão de envenenamento?

 

Você sabia que………

1- O psicanalista Freud atendia seus pacientes, na companhia de seus cães?

postblog1

No livro “What do dogs know?”  (O que os cachorros sabem?) de Stanley Coren, o autor relata que Freud tinha vários cachorros e sentia que os animais possuíam algum sentido que os fazia capazes de analisar o caráter das pessoas. Por conta disso Freud deixava o seu cachorro, da raça chow chow, o Jo-Fi, participar de sessões de análise. O analista admitiu que muitas vezes dependia da avaliação de Jo-Fi sobre o estado mental dos pacientes. Ele também sentia que a presença do cachorro parecia ter um efeito calmante nos pacientes, principalmente nas crianças. Pesquisas recentes mostram que Freud estava certo: fazer carinho em um cachorro calmo pode reduzir o estresse. Existem até indícios de que pessoas que possuem cachorros, e animais de estimação em geral, vivem mais e precisam de menos assistência médica.

2- Carvão pode salvar a vida do seu pet em caso de envenenamento.

O carvão, nesse estado, tem uma grande capacidade de absorver toxinas e gases. Ele é um remédio eficiente  que pode ajudar a  combater envenenamentos por ingestão. Ele tem uma grande capacidade de absorver toxinas e gases.

Caso você veja um animal com baba grossa e excessiva, vômitos, diarreia, dor abdominal, tremores, nervosismo, convulsões, coma e odor característico de produto químico no corpo, corra para um veterinário. Cada segundo fundamental para salvá-lo. Mas se você estiver distante de uma clinica, pode dar os primeiros socorros até chegar ao veterinário.

A primeira coisa que você pode fazer para tentar salvar a vida do animal, com uma seringa, sem a agulha, injete dentro da boca uma colher de sopa de água morna salgada ou de água oxigenada 10 vol( alguns veterinários são contra o uso de água oxigenada, recomendam apenas água morna) O contato do líquido com o estômago do animal fará com que ele vomite. Em seguida dê Atroveran a ele, 1 gota por quilo do animal, de 6 em 6 horas. O carvão vegetal, ou Enterex que é a base de carvão ativado, também ajuda muito em envenenamentos, inclusive em humanos, pois ele é absorve o veneno. O preço de um envelope de carvão é de R$7,90

Fonte: 6patas.com.br

3- Cães com até 10k podem andar de ônibus  em São Paulo e que pagam passagem?

 

Apaixonados por cães e gatos não precisam mais esconder seus mascotes quando utilizarem transporte coletivo rodoviário – é só comprarem passagem para os bichinhos. O transporte de animais em ônibus intermunicipais foi regulamentado no dia 10 de abril pelo DAER.

Podem viajar cães e gatos de pequeno porte, com, no máximo, oito quilos. E cães guias (sem limite de peso), desde de acompanhando o dono deficiente visual ou com pouca visão. Os animais deverão ir dentro de uma caixa de fibra de vidro ou similar, medindo 41cm x 36cm x 33cm, que deverá ser posicionada no assoalho, embaixo da poltrona do passageiro.

No embarque o dono deve apresentar um atestado veterinário sobre a saúde do animal que deve estar dentro do prazo de validade, de 15 dias. Na carteira de vacinação deve constar a imunização anti-rábica e polivalente. Cada ônibus pode levar, no máximo, três animais (dois pequenos, dentro de caixas, e um cão guia). Terão preferência os primeiros compradores da passagem.

O passageiro tem a obrigação de manter a higiene da caixa e do animal durante a viagem. Como o animal deve viajar sedado, a dose é prescrita pelo veterinário. O dono aplica as gotas na boca do animal, 30 minutos antes do embarque, o que deixa o bicho sonolento e calmo, porém não desacordado. Fêmeas grávidas ou no cio não poderão ser transportadas.

Com informações de interface ativa

4- Castrar antes do primeiro cio protege as fêmeas de câncer na mama, diminuindo em até 90% a probabilidade dela contrair a doença ?

postblog3

A principal doença reprodutiva das cadelas, e o tumor mais comum de cadelas sexualmente intactas, é o tumor de mama. Ele é o segundo tumor mais frequente em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. É provado que a suaincidência cai para 0,5% quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas o efeito da castração na diminuição da incidência deste tumor vai diminuindo com o tempo, sendo que não se altera se a cadela for castrada após o segundo cio. Já nas gatas, a ocorrência de tumor de mama é sete vezes maior em fêmeas não castradas do que naquelas castradas.

Além dos tumores de mama, a castração precoce previne quase todos os outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor. Por exemplo, uma doença muito comum em cadelas e gatas, principalmente naquelas que receberam hormônios para evitar o cio, é o Complexo Hiperplasia Endometrial Cística – PIOMETRA, doença que se não for tratada a tempo, ou seja, se não for realizada a retirada do útero, pode levar à morte. É assustador o número de cadelas que tem PIOMETRA depois dos 5 anos de idade, por conta dos cios recorrentes ao longo de sua vida.

Fonte:  tudosobrecachorros

5- Escovar os dentes do seu cão pode salvar a vida dele?

postblog5

Não escovando os dentes do animal, eles vão acumulando tártaro, que nada nada mais é do que bactéria.  Todos os dias, ao longo de sua vida, eles acabam engolindo essas bactérias e 90% dos cães idosos acabam morrendo por doenças cardíacas ou renais, devido as bactérias do tártaro. Por isso a importância da escovação.

Mas lembre-se as pastas são específicas para animais, encontradas em pet shops e clínicas veterinárias. Jamais use pasta humana para escovar os dentes de seu cão.

Como escovar os dentes?

O ideal é a utilização de uma escova de dentes  ou dedal específico para a escovação de cães e todos os dias esfregar na boca de seu cão, com a pasta. Não são todos que gostam, mas aos poucos se acostumam. Mas há quem adore, veja:

Cão que adora escovar os dentes, como este do vídeo:

https://m.youtube.com/watch?v=zAg7HYBoZK0

Fonte: veterinária Emiliana Gallo

6- Todos os gatinhos nascem com olhos azuis.

Eles começam a mudar a cor duas semanas depois deles abrirem os olhos.

Por volta da quinta ou sexta semana de vida a cor muda, podendo também ficar pra  sempre azuis.

Fonte: tudosobrecachorros.com.br

7- Todos os animais são intolerantes à lactose na fase adulta

Apesar de todos os mamíferos ingerirem leite materno quando filhotes, eles não mantém a capacidade de digerir a lactose do leite depois de adultos. Os filhotes de mamíferos sintetizam a enzima lactase, que faz a quebra do carboidrato lactose, durante o período do aleitamento, mas os adultos não. Por isso, diz-se que todos os mamíferos são intolerantes à lactose. Entre os humanos, 70% tem intolerância à lactose! mas não sabem,  não identificam os sintomas.

Fonte:Wikipédia

8-  Três cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic?

Pelo menos nove cães morreram quando o Titanic afundou, mas três sobreviveram ao desastre. Eram dois spitz alemão e um pequinês.

— Os cachorros sobreviventes eram tão pequenos que ninguém poderia ter percebido sua presença nos botes salva-vidas.

Margaret Hays Bechstein, uma nova-iorquina de 24 anos, se agarrou a sua spitz, chamada Lady, ao se dirigir para o o bote 7, salvando não só sua vida, mas também da mascotinha.

Não se sabe o nome do outro cão da raça spitz que sobreviveu ao naufrágio. Ele era o pet dos magnatas americanos Martin Rothschild e Elizabeth Jane Anne Rothschild. O marido acabou morrendo na tragédia, mas Elizabeth conseguiu embarcar no bote 6 com seu cachorrinho escondido.

A tripulação do Carpathia, navio que resgatou os sobreviventes do Titanic, inicialmente se recusou a levá-la a bordo com o animal, mas acabou mudando de ideia.

Para completar, Sun Yat-Sen era o pequinês dos herdeiros da editora Harper & Row. Marido, esposa e um artista que acompanhava o casal conseguiram entrar no bote 3. Segundo Henry Harper, nenhuma das pessoas a bordo fez qualquer objeção à presença do cão.

Vários cachorros que morreram a bordo nunca foram identificados, por isso é difícil calcular ao certo quantos animais estavam no navio. Uma das passageiras, Ann Elizabeth Isham, 50, ficou famosa depois de ter se recusado a deixar o Titanic sem seu cachorro, que seria grande demais para ser colocado no bote salva-vidas.

O corpo de Isham junto de seu cão foi encontrado flutuando no mar dias depois.

Fonte:portaldodog.com.br

9- O nariz é a impressão digital do  cachorro?

postblog6

Ao observar atentamente o nariz do cachorro é possível perceber linhas que formam caminhos próprios que se assemelham das digitais humanas.

As “digitais nasais” dos cães, assim como a de seus donos, são únicas e inigualáveis. Ou seja, é possível você identificar um cão perdido, mesmo sem coleira só por meio dos desenhos presentes no seu nariz. Fonte: Link animal

10-Cães pretos são os menos adotados em qualquer feira de adoção no brasil e no mundo?

Os cães pretos , normalmente, são os últimos a serem escolhidos entre os animais que estão em abrigos. Apesar de não haver dados oficiais, as instituições que acolhem os animais reparam que os de pelagem preta são os últimos a serem adotados.

A principal razão para o fenômeno ocorrer está relacionada com alguns preconceitos em relação aos cães com pelo preto.

Os preconceitos em relação a estes animais já têm nome – Síndrome do Cão Preto. O fato dos animais de outras cores serem preferidos em relação aos cães pretos faz com que estes animais tenham taxas de mortalidade muito superiores em relação a outros.

Postado por
Data
23 junho, 2015
Categoria
Comentários
1 Comentário

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:10 curiosidades sobre cães e gatos!! Vc sabia que Freud atendia pacientes na companhia dos seus cães? É verdade que todo gatinho nasce de olhos azuis? Carvão pode salvar seu cão de envenenamento?

  1. Kelly Cristina albertoni

    Como faço para conseguir ajuda para animais sofrendo maus tratos aqui em Itanhaém,situação deplorável,cães comendo outros cães que morreram por falta de comida,por favor entrem em contato comigo nos números 13 997566667,13 981424229,por favor com urgencia