Blog Luisa Mell

11 Alimentos proibidos para cachorros! Cuidado, vc pode até intoxicar seu melhor amigo sem saber!!

Que cachorro não podem comer a mesma comida que nós, muitos já sabem, né?  Mas assim como o meu pai, que não resiste aos apelos dos dogs e dá tudo o que eles pedem, sei que há muita gente que faz a mesma coisa, sem saber que há muitos alimentos que cachorros  não pode comer de jeito nenhum pois podem até morrer!!!!!!!!

Por isso, com a ajuda da querida e sempre prestativa  veterinária Monica De Almeida, preparei uma listinha de alimentos que jamais devem ser oferecidos ao seu melhor amigo.


1- Chocolate 

proibida2

Chocolate contem teobromina, que é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal. É comum um cão encontrar uma caixa de chocolate e devorá-la de uma só vez. Portanto, se você suspeitar que seu cão comeu uma quantidade excessiva de chocolate,  procure  um veterinário pois ele pode até morrer com a overdose de chocolate.
.

2-Abacate
O abacate contém uma substância tóxica chamada persina, que  pode causar desarranjo gastro-intestinal.

3- Café 
Café contem componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário, além de ser um estimulante cardíaco.

4- Uvas e uvas passas
Existem casos registrados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda.

5- Noz macadâmia

A macadâmia contem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados casos de paralisia

6- Cebola
Cebolas contém  tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia. Mas se pararem de ingerir se recuperam totalmente.

7- Massa de pão e bolo crua – O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal.

.8- Alho – Jamais dê alimentos temperados com alho para o seu cão, apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

9- Doces dietéticos – Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis.  balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também são proibitivos..

10- Comidas gordurosas
O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como queijos, gordura animal, creme de leite etc.

proibida5

Há dois anos, meu Marley quase morreu de pancreatite depois de roubar pizza e chocolate!! Por isso todo cuidado é pouco!!

11- Bebidas Alcoólicas

proibida3
Muitas vezes são adocicadas e os cães costumam gostar de consumir, quando encontram copos  largados em final de festa, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal.
Sinais e efeitos colaterais: Descordenação, Excitação, Depressão, Urinar excessivamente, Respiração lenta, Ataque cardíaco e morte.

 

Em caso de suspeita de intoxicação de algum desses alimentos e bebidas, corra para o veterinário.

 


 

 

Postado por
Data
19 agosto, 2013
Categoria
Comentários
88 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

88 Comentário:11 Alimentos proibidos para cachorros! Cuidado, vc pode até intoxicar seu melhor amigo sem saber!!

  1. Juliana Mercury

    Super importante essa matéria, muitas coisas não sabia.

    Muito obrigada por nos alertar, afinal precisamos cuidar de verdade de nossos peludinhos.

  2. Dirce Rufino de Barros Silva

    Tenho dó dos meus pequeninos e sempre que compro pizza reservo alguns pedaços para ele.. Já que faz mal vou evitar .

  3. Vivian

    Luisa, já ouvi indicação de uma lâmina de alho por dia para aumentar a imunidade do cachorro principalmente em sarna negra. Agora não sei, pode ou não pode??

    • Luisa Mell

      Como algumas pessoas estão falando sobre isso, farei um post só sobre alho! Vou entrevistar alguns veterinários.bjbjbj

  4. Samira

    Poxa.. Meu cachorro ama queijo.. Eh uma pena.. Vou ter que dispensar isso da dieta dele..
    Mas eh muito bom saber dessas coisas.. São dicas muito úteis..

  5. Dene Menezes

    u usava alho e sal para temperar as carcaça de frango que dou a eles com arroz misturado na ração. O que faço agora? \eles não vão querer comer!… São muito chatos pra comer!!!!!!!!!!

  6. Celia Regina

    Só estranhei na lista a presença do alho que sempre li e me foi recomendado inclusive por combater os vermes!

  7. Paulo Sergio Baptistele da Silva

    Muito obrigado, pelo toque pois algumas vezes fico preocupado no que pode e do que não pode.
    Minha Duda fica doida quando estamos comendo e
    e fico com dó mas sei que nem tudo eles podem comer…..
    Obrigado mesmo.

  8. sonia regina chagas

    QUE BOM QUE VC EXISTE LUISA. SEU AMOR PELOS ANIMAIS É LINDO É VERDADEIRO E CUIDA E VAI ATRAS DAS COISAS RUINS CONTRA ELES. ADORO VC E SEU AMOR POR ELES. CONTINUE LUTANDO LUISA, SUA VOZ É NECESSÁRIA SUA EQUIPE É SHOW.

  9. Gisele Martins

    Sei que existem algumas frutas e legumes que podemos dar, sem óbvio cortar a ração… Sem problemas para nossos cães, tenho uma York de 8 meses e elas sempre fica pedindo… Então , se você puder me enviar uma listinha desses alimentos que fosse possível dar a ela sem algum problema para sua saúde eu ficaria muito feliz…. Beijão , Gisele Martins.

  10. Aline Soares

    Mt obrigada pela materia! Tb tenho uma labradora e dois vira-latas q resgatamos da rua. Eles adoram petiscos. Inclusive o Tony Stark (rs) adora uva! De agora em diante nada de uvinhas…rs

  11. odette mofati

    tenho uma collie ela está com problemas a medica veterinária acha que é pancreatite por ingerir petisco que de demos um final semana

  12. sonia regina chagas

    OBRIGADA GOSTARIA QUE VC TIVESSE UM PROGRAMA NA TV EM FAVOR DOS ANIMAIS DE NOVO. NA GLOBO DE PREFERENCIA. SERIA TUDO DE BOM SERIA IMPRECINDÍVEL!!!!! TEU SONHO É MEU SONHO. AMO OS ANIMAIS…. BJUS

  13. TEREZA NOBRE

    OLA,PARABENS ,SITE OTIMO QUE NOS AJUDA MUITO.ESTOU SURPRESA,ALHO NÃO FAZ BEM AOS CACHORRINHOS,OS MEUS ADORAM,O QUE FAZER COMO TEMPERO PARA SUBSTITUIR O ALHO?PARABENS PELA SUA LUTA EM PROTEGER OS ANIMAIS.ABRAÇOS.DEUS TE ABENÇÕE E AOS NOSSOS AMADOS ANIMAIS ,

  14. Vanessa Terceiro

    Puxa, realmente pensei que alho fosse bom…
    Que tal fazer uma lista com os melhores alimentos?
    Bjs

  15. Alexandra

    Muito legal,adorei ler, agora vou estar mais atenta,porque faz pouco tempo perdi minha amada e companheira Yorkshaire com vários problemas que devido a certos alimentos que ingeria ficou doente,agora estou mais atenta.Muito Obrigada

  16. AHHH!!!

    EU MORO NUMA CHACARA ONDE TEM MUITAS FRUTAS E O MEU DALMATA ADORA ALGUMAS: CAQUI, TOMATE,MANGA,BANANA,ABACATE,MAÇA,ABACAXI.
    ELE DETESTA CARAMBOLA, FOLHAS VERDES.
    NÃO COME NENHUM TIPO DE DOCE
    E ELE É SUPER SAUDÁVEL.ESTA COM 04 ANOS

  17. Selma

    Sempre dei muita uva pro meu cachorro!!!!
    Graças a Deus ele nunca teve nada massssss, a partir de hj nada de uvas!
    Muito obrigada pelas dicas valiosíssimas!

  18. Bruna aanderline pets

    Pimenta pode? haha , brincadeira , não seria doida ..

  19. Carla Regina

    Notei que quando o cachorro come ossos do frango, os olhos ficam com muita remela. Não sei se é somente por conta disso.

    • Luisa Mell

      Osso não podeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!Pode perfurara o intestinoooo!!Vou fazer mais um post!!!bjbjbj

  20. Flory

    Tenho uma pincher com 11anos ela come ração amassada com arroz cenoura e frangainho, e quais outros legumes e frutas posso dar, eu ofereço banana, maçã, mas ela não gosta.você Luiza é uma pessoa especial. Amo você

  21. Heloisa Battendieri

    Minha cachorra adora alho, principalmente alho assado. Sempre dei, um pedaço de um dente. Não sabia que fazia mal.

  22. moema schagen de oliveira

    por incrível que pareça, meu filho tem um bull terrier com 17 anos, que já comeu de tudo. pizza, macarrão,pão, etc… e está enxutíssimo. acho que não está certo, mas até brincamos aqui, que essa alimentação errada é que o mantem vivo.

    • Luisa Mell

      Tb brincava e achava engraçado que o Marley era um ladrão de comida…até o dia que por pouco, muito pouco quase morreu de pancreatite. vale a pena cuidar da alimentação, já que queremos que els vivam muito né? bjbjbj

  23. durina camargo

    eles me domina fazem o que querem.adorooooooooo meus au au gostaria de saber os alimentos que posso dar aos meus au au,eles comem de tudo jesus.preciso de uma lista.por favor linda luiza te amo,amada caridosa …bj

  24. Antonio Carlos Contu

    costumo dar Pão para minha cachorra e ela gosta muito, ela tinha engordado muito e até pensamos que ela estava esperando filhotes, mas parei de dar Pão e ela emagreceu e não estava esperando filhotes e achamos que foi o Pão que a engordou, gostaria de saber se Pão é proibido e qual o Maleficio para o Cachorro? obrigado

  25. Andressa Borges

    Olá, tenho um Lhasa Apso e ele ama, tomate, cenoura, couve, jiló, quiabo e laranja! E a bolacha maizena! Alguma contra indicação?

    • Luisa Mell

      Bolacha não!!!!Os outros sei que cenoura pode. O resto preciso confirmar! Vou fazer um post sobre quais alimentos são permitidos! bjbjbj

      • Elita

        rsrs eu tenho 4 lhasas, um casal e um casal de filhos. Eles tb AMA todobtipo de.legumes e verdiras, fic loucos so de sentir o cheiro de cenoura e alface e tb gostam de bolacha de maizena!!

  26. rosa gouvea

    que otimo essa lista, minha Lady ama uvas ela fica chorando qdo estamos comendo dou alguns pedacinhos de carne o povo fica bravo comigo mas eu morro de dó dela chorar o que faço?

  27. Evilyn

    Luisa, boa tarde. Essas recomendações servem para os felinos também? Tenho 1 gato e 2 gatas em casa e o meu gato teve que ir pro veterinário pois não estava mais fazendo suas necessidades, ele disse que pode ter sido algo que tenha comido e fez mal. Obrigada pelas dicas (:

    • Luisa Mell

      Boa! Vou fazer uma especial para gatos!1 Em breve! bjbjbj

  28. Mary

    Luisa, boa tarde.. vc poderia por favor fazer uma lista das frutas permitidas para cães. muito obrigada e que Deus a ilumine sempre para que vc possa continuar com o seu trabalho com os nossos queridos peludinhos.. tenho uma adotada…bjks

  29. gorete luna

    meu cachorrinho teve pancreatite descobri que foi essas comidas que as vezes ele pedia não dava muito mais parei estar em tratamento só come a ração gastro intestinal low fat da Royal canin.

  30. Iara

    Oi Luisa, muito importante essa matéria adorei!!! Mas uma dúvida e o tomate? Meu cachorro ADORA tomate, basta eu começar a lidar que ele vem louco em cima de mim pedir, nunca notei nd de errado com ele por comer tomate, estou fazendo mal? Obrigada pela atenção. Um enorme abraço.
    Sou sua fã. Bjão

  31. Bruna Ramos

    Muito boa a máteria… Sou veterinária gostei da abordagem do conteúdo, forma simples, clara e objetiva…faltou só um pouco das frutas ácidas. Mas gostei.

  32. Eda Maria da Silva Hermes

    Obrigada por sua orientação, muito bom saber!..Bjus

  33. Elane Santana

    Adorei essas informações! Serão preciosas para cuidar do meio bbzinho que amo tanto.

  34. KIRKISEY KETTLES

    E SOBRE OS GATINHOS O QUE PODE E O QUE NÃO DEVE COMEREMMM??

  35. Letícia

    Eu também moro em chácara e meus cães amam abacate.
    Eles chegam a comer até uns 3 por dia ( que eu vejo) e nunca fez mal .

  36. Bárbara Godoi

    Luisa, meu cachorro gosta muito de uma carninha misturada na ração… sempre que sobra um bifinho eu pico em pedacinhos e mistura na ração, é perigoso?? A carna é temperada com alho, neh =/… também gostaria de saber. Um beijo!!!

  37. Carolina

    Boa tarde,
    nesse link está uma lista de alimentos, plantas e medicamentos proibidos para cães e gatos: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/alimentos-medicamentos-e-plantas-toxicas/

  38. isabel

    gostei muito desse assunto mas gostaria tbm de saber oq os gatos podem e não podem comer tenho nove gatos e de vez enquando eles teem diarréia gostaria de saber pq issso acontece.

  39. tereza

    os meus amam de tudo…dou tudo cozido

  40. Sarah Nery

    Grata pelas dicas. Como sou diabética, já havia oferecido doces diet p/a minha idosa cadelinha, bem como passas, q ela adora. Jamais repetirei o erro.

  41. Mônica Pereira

    Apenas a massa crua do pão faz mal ou o pão pronto também faz mal?

  42. vera lucia

    oi luisa meu fred e terrivel sempre com carinha me pedindo alguma coisa p comer agora so petisco p ele bjo lindona….

  43. vera lucia

    vc e uma vencedora querida sempre te acompanhei vc na tv fiquei triste de nao te ver mais no late show nao perdia um bjo

  44. Veronica Moutinho

    Olá, tenho duas cadelinhas uma de 1 ano e outra de 6 meses, elas não comem ração já tentei tirar a comida caseira delas mais não teve jeito, gostaria de saber se frango cozido na água e sal, carne moída sem tempero e fígado cozido elas podem comer. Abraços

  45. LUCIANO

    posso dar arroz com carne moída p meu pinscher?ou então bater a ração e misturar c carne moída.e a carne tem que ser crua ou frita?desde já agradeço

  46. Gisele

    Oi! gostei muito das dicas e gostaria se possível de uma ajuda a mais!
    Tenho uma cachorrinha de 1 ano e meio. A Nina. Ela é uma shi tzu e faz parte da minha família como se fosse uma filha. Sempre fui uma mãe desesperada com a alimentação da minha filha e com a Nina não é diferente. Ela não gosta de ração de tipo nenhum e isso me consome. Ai fico inventando misturas. Misturo cenoura na ração, abobrinha, peito de frango, enfim.. Compro aquelas carnes da pedigree que vem em sachês e aqueles patês para ver se ela aceita a ração. Porém , tenho muito medo se esse tipo de alimentação para um cão , possui muita gordura. Ela está com o mesmo peso desde que atingiu a idade adulta. Mas de uns dois meses pra cá ela não quer mais comer nada. Fico forçando e as vezes ela fica dois dias sem comer nada. Já troquei várias vezes a ração. Preciso de ajuda. Um abraço!! Gisele DF

    • Luisa Mell

      Vc tem que procurara um veterinário. Não coner normalmente é um sinal de que algo não vai bem com ela!. bj

  47. Ana

    Eu sempre temperei a comidinha do meu cachorro, com alho e cebola, em pequenas quantidades, bem verdade, mas temperei e ele tem 7 anos, nunca teve nenhium problema. Como explicar isso?

  48. Samyra Lima

    Oq fazer para q minha cadelinha não coma a ração dos meus gato,,?s? Ela tem 2 meses, eh uma shi-tzu, e quero acostuma-la a comer apenas a raçao dela e petiscos apropriados. Mas ela não pode ver o potinho com ração dos gatos q vai correndo pra comer! Como evitar isso?

    • Luisa Mell

      Bem complicado. A ração do gato é realmente mais saborosa. O ideal é que vc dê comida em horários fixos, e tome conta enquanto eles comem.Consegue? bj

  49. Valdemir

    Olha só papito, o que achei na net hj, falando sobre alimentos proibidos para os dogs. Queijinho nem pensar rsrs.

    Vou passar outro e-mail com os alimentos que são liberados.

    Bjos,

  50. Edson valentim silva

    Tenho dois Rotweiller com 9 meses e mais dois fura saco{ antigo vira -lata} de pequeno porte ja adultos .Para os rotweiller dou ração Premiata filhotes dei até 7 meses agora estou misturando com ração de adulto . Eu sempre tive cães e sempre misturo polenta com carne moida de musculo junto com a ração mais uma veterinária me disse para não dar mais polenta . estou com dúvidas sobre a polenta o que faço.

  51. Fabiana Pagangrizo

    Por que achamos que dando isso eles vão parar de nos pedir?

  52. Adriana Prado

    Agora no Natal..estava viajando e encontrei a venda no pet shop de Recife um Panetone para cachorro com uva passa. Avisei ao vendedor da loja que não pode, mas acho q ele não deu muita bola. Achei um absurdo, pois tem vários estudos que comprovam que faz mal aos nossos amiguinhos. Tinha 2 opções de Panetone, com pedaços de carne e outro com uva passas.

    • Luisa Mell

      Uva passa?????????????????????????????????????????????????????Não pode de jeito nenhum! Pode matar!!!!

  53. sara

    já dei uma vez cafe para minha cadela estou com medo de que tenha fásido mal para ela

  54. Dulcinea da Costa

    Gostei muito das dicas abrirei esta página mais vezes para cuidar melhor do meu amiguinho,nunca tive um cãozinho e não estou sabendo como cuidar,alimentação errada,ele sobe na cama,sobe e desce escada ,faço comida com alho,e outras coisas mas.obrigada,bjos

  55. beatriz

    valeu vcs me ajudarao muito

  56. lourdes

    oque fazer quando vermos um cão abandonado na nossa rua e não da pra ficar com ele doi muito

  57. fernanda

    adorei as dicas meu bebe faz um aninho hoje e e apaixonado por doces não vai comer nenhum prefiro ver o olhar triste do que fazer algum mal a ele .
    adotei quando tinha duas semanas estava doente e tinha sido abandonado pra morrer colocaram fora do ninho da mãe porque estava co bicheira, assim não pegaria nos irmãos e ele morreria. peguei levei pra casa dei leite de 2 em 2 horas na mamadeira salvei o bichinho e ele me salvo eu era depressiva.
    infelizmente não pude fazer o mesmo co os outros que estavam saldáveis a cadela os abandonou e eles morreram com um mês ,hoje a antiga dona quer que eu de o meu cãozinho a ela porque esta lindo e forte mas isso só vai acontecer se ela me matar.

  58. Leonardo Planzo

    Luiza…por favor eu gostaria de saber com vc que remédios naturais posso dar as minhas meninas? Que são Duda(american bulldog) Nick(boxer)que possa almentar sua imunidade pois estamos chegando no inverno em minha região que é bem pesado no Pará…e não estou tendo condições de comprar…por isso te peço ajuda. Desde já te agradeço…aaah…minha nick está com muita remela nos olhos e não consigo sanar isso e estou preocupado pois ela já tem 7 anos…já uma senhorinha que inspira mas cuidados. Muito obrigado de verdade…tuas respostas vão me ajudar muito.

    • Luisa Mell

      Oi Leonardo. Não sei! è muuito complicado ajudar sem vc passar por algum vet. Não tem alguma ong por aí que posa te ajudar??? bjbj

  59. Moises

    Como já foi dito é importante disseminar informação.

    Porém, o site cachorroverde.com.br o qual defende a ALIMENTAÇÃO NATURAL balanceada p/ cães apregoa que na quantidade adequada, dependendo do tamanho do animal, o alho cru é um suplemento saudável também p/ cães. Não dizendo quem está certo ou errado, mas que é necessário buscar o consenso nesse tipo de comunicação.

  60. Eloisa Tormena

    Luiza amo quatro patas, sempre adotei , agora só tenho um adotado tambem , alias ele que me adotou, ele deve estar com 10 anos mais ou menos, mas com todas as vacinas , muito mimado , come ração , é meio enjoado , adora frango,cenoura e não gosta de carne vermelha , nós não consumimos, mas de uns tempos para ca ele apareceu com umas groseira na pele e depois fica igual caspa, a veterinaria dele deu tanto remedio e não adiantou nada , eu acho que deve ser uma alergia mas como posso saber,ele é ativo brinca o dia todo , corre , passeia bastante,……se puder me orientar agradeço bjs

    • Luisa Mell

      Oi Tem um site chamado cachorro verde, de alimentação natural. Dá uma olhada! bjbj

  61. vera lucia

    Adorei essas dicas muitas coisas não sabia que animais não podia comer tomarei cuidado para não dar esses tipo de alimento para os meus bbs de pelo hoje morreu um dos meus tres bbs com insufisiencia renal estou muito triste por ter perdido meu filhinho de pelo.

  62. Naniel Junior

    Luisa Mell,tudo bem? Meu pai faleceu há quatro anos e deixou um poodle de 12 anosnpara eu criar.Gostaria de saber se posso misturar cenoura crua e ração pela manhã e à noite? Ela adora.
    Melancia,maçã,banana ele gosta, tb pode,é saudável?

    Outra pergunta:O olho direito dele está com catarata e não enxerga mais,e o esquerdo está começando.Meu pai o levou há alguns anos atrás no veterinário e recomendou pingar duas gotas do colírio “cinerária marítima” duas vezes ao dia em cada olho.Isso irá resolver que a vista esquerda não desenvolva à cegueira.Estou pensando em levá-lo em um oftalmologista e tentar uma cirurgia no olho esquerdo.É recomendável,é seguro? Meu receio é ele ficar cego totalmente por algum problema na cirurgia.

    Desculpe mais irei perguntar mais uma coisa: vim morar com minha mãe q tem 77anos após o falecimento do meu pai, ele trabalhava fora e minha mãe continua, e sempre deixavam o cachorro sozinho das 8hs até às 18hs acolhido na cozinha,que tem um bom espaço,com água fresca e comida.Agora o cachorro se apegou a mim e eu a ele.Fico de coração partido em deixá-lo só,chegando ao ponto de algumas vezes eu não ir trabalhar,sou autônomo,e quando trabalho fico pensando em voltar pra casa por causa dele e esse meu comportamento está comprometendo um bom desempenho na minha atividade.A pergunta é: o cachorrinho ficando só todos os dias pode trazer malefícios a saúde dele,pois, desde que nasceu,há 12anos vem passando por isso.

    Obrigado pela sua atenção, e aproveitando deixo meus parabéns pela atitude nobre em defender os animaizinhos que são tão indefesos e por ter conseguido a assinatura do governador de São Paulo proibindo experiência com animais. Abraços, Naniel Junior.

    • Luisa Mell

      Oi querido. Pode dar cenoura sim. As frutas tb, com moderação. Procure um veterinário, este poderá te orientar melhor sobre o olho. Claro que o cachorro quer ficar o tempo todod com o dono. Mas é impossível, né? Então leia o post que fiz com dicas para deixá-lo sozinho. bjbj

  63. tatiana fett

    oi eu tenho uma lhasa e ela as vezs n qr comer a ração,o q faço.ela tm 5 anos.bjsssssss taty

  64. Èrica

    È muito saber que não deve dar comidas que nós comemos

  65. Thamiris moreira jardim

    As minhas meninas adoram abacate,agora nem dou mais né….tadinhas

  66. Bruno

    posso ferver o osso e com o caldo que ficou com tutano fazer uma polenta e misturar com a ração para meus cachorros?

  67. Eduardo

    Segue texto extraido do site http://www.cachorroverde.com.br. Especialista em comida natural para cães, que indica o uso de alho desde que respeitada as quantidades!

    Alho

    Sim, é verdade que o alho consumido em excesso pode causar gases e causar anemia nos cães. Mas é só cuidar da dose que essa planta bulbosa traz um mundo de benefícios com muita segurança: combate e previne o câncer e vermes intestinais, regula as taxas de açúcar, triglicérides e colesterol no sangue, aumenta a resistência natural a pulgas e carrapatos, reduz o risco de derrames, desintoxica o fígado e alivia quadros inflamatórios.

    Muitos veterinários holísticos, como os norte-americanos autores de livros Dr. Richard Pitcairn Ph.D e a Dra. Karen Becker recomendam há muitos anos a inclusão de um pouquinho de alho na dieta dos cães. A longa tradição de oferta segura também é reconhecida pelo formal órgão norte-americano de pesquisa em nutrição de cães e gatos National Research Council (NRC), que também estabelece diretrizes para formulação de alimentos para pets.

    De acordo com esse trabalho científico a dose tóxica de alho para um cão de 32kg seria algo como 75 dentes ou 5 cabeças de alho, e para um cão de 5kg, meia cabeça de alho ou 5 a 8 dentes. Ou seja, um cão precisa ingerir uma quantidade ridícula de alho para haver prejuízos à suas hemácias.

    Em nossas dietas para pets saudáveis sugerimos a inclusão de algumas lâminas de alho fresco picadinho a uma das refeições diariamente ou a cada 2 ou 3 dias, dose muito mais baixa que a recomendada pelos veterinários citados acima.

    Desde 2008 monitoramos os hemogramas de nossos cães e de pacientes que recebem um tiquinho de alho fresco na dieta e até hoje não verificamos um único caso de anemia causada por intoxicação por alho – um tipo de anemia facilmente reconhecível pela identificação de alterações nas hemácias conhecidas como corpúsculos de Heinz.

    Quantidade de alho que indico para cães de:

    até 5kg: 1 lâmina de 0,5cm picadinha
    5-10kg: 1 lâmina de 1cm picadinha
    10-25kg: ¼ de um dente médio picadinho
    25kg ou +: ½ dente picadinho

  68. leilah

    Labradora intoxicada por comer ameixas amarelas com semente.

    • Ágnes

      Luisa, minha cadelinha adora melancia, ela é uma pinscher de 10 meses tem algum problema?

    • Reginaldo

      Boa noite Luisa.
      Parabens pelo site continue cuidando dos bichinhos pois Deus cuidara de você também.
      bjs .
      At>Reginaldo

  69. Ivani da Silva

    Gostaria de saber se mamão papaya e banana prata fazem mal para os cães ! Por favor respondam porque estou com um bebe de 12 anos ( maltês ) que está com cálculo renal )
    Grata,

    • Luisa Mell

      Não faz mal…mas consulte o seu vetreinário, ainda mais por ele ter cálculo renal! bjbj

  70. eronita martins da rosa

    eu gosto de ler todos os concelhos poir sempre se aprende um pouco obrigada