Blog Luisa Mell

Alimentos que ajudam a manter sua saúde e sua boa forma: Quinoa e nozes.

Sempre digo : quer emagrecer? Pense nos alimentos que  vc precisa comer e não o contrário (que o que todo mundo faz!). Quer parar com a carne? Aprenda a comer outros alimentos que vão te ajudar a manter  a saúde em dia!

Dois superalimentos que eu juntei em uma receitinha deliciosa São: Quinoa e nozes. Provavelmente vc já deve ter ouvido falar destes alimentos, mas talvez não tenha idéia dos inúmeros benefícios que eles trazem para nossa saúde e o ainda  nos auxiliam a manter aforma.

Que tal um risoto de quinoa? Prove, tenho certeza que vc irá gostar.  A quinuoa pode ser consumida de várias maneiras, hj vou dar a receita de uma salada (ela em grão) e um risoto de quinoa (onde ela substitui o arroz).

Cópia de foto 13

A quinoa é considerada um dos alimentos mais ricos  em nutrientes. Estudos constataram que ela ajuda a reduzir o colesterol, os efeitos da menopausa, previne a osteoporose e o câncer de mama.

Eu como quase todos os dias, cada dia de um jeito. Além dos beneficios a saúde ela ainda ajuda a regular meu intestino e me deixar saciada! Ou seja me ajuda a manter a forma

risoto-semente-quinoa-20808

Olhem o que meu nutricionista George Guimarães falou sobre a quinoa:

Por ser um cereal excelente, a quinua pode ser consumida diariamente. É de cocção rápida e não contém glúten. Riquíssima em aminoácidos essenciais (que são as pequenas partes que compõem a proteína), contém mais proteína do que qualquer outro cereal e o mesmo vale para o ferro. Também está entre os cereais mais ricos em fibras. Com essas características, a quinua é um excelente alimento para os vegetarianos.

 

Outro superalimento que gostaria de falar são as NOZES!

As nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos,  fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, desses frutos de casca dura, e põe dura nisso, o que se come é a semente e elas podem e devem entrar no cardápio todos os outros dias do ano.

Olhem o que o George disse sobre nozes :as nozes são um alimento muito rico, especialmente para os vegetarianos. É rica em ômega-3, geralmente encontrado nos peixes de água fria, sendo uma boa fonte desse ácido graxo, perdendo apenas para as sementes de chia e linhaça. Podem ser consumidas diariamente. A quantidade varia em função do consumo de outras oleaginosas, cujo total pode ser entre 25 a 50 gramas diários dependendo da pessoa. As nozes devem compor parte desse total. As nozes são ricas em gordura e por isso são uma fonte concentrada de calorias quando analisamos calorias versus peso do alimento. Mas quando colocamos na balança também a saciedade que esse alimento proporciona, vemos que ela passa a ser interessante mesmo para o controle de peso já que uma pequena quantidade gera grande saciedade. Ou seja, apesar de ser um alimento concentrado, a pessoa acaba comendo pouco dele, ou come menos de outras coisas depois de ter comido esse alimento.

Acho que não preciso falar mais nada para te convencera a comer estes dois alimentos sempre, né?

O ideal é comer em média cinco nozes diariamente. Sei que não é muito fácil para muitos, por isso aprendi a colocar em receitas tb para garantir minha cota diária .

Salada de quinua:

Ingredientes:Cópia de foto 2

  1. 2 tipos de quinua:
  2. quinua branca em grãos (1/2 xicara)
  3. quinua vermelha organica (1/2 xicara)
  4. azeite(1/2 xicara)
  5. tomate picado
  6. manjericão
  7. duas nozes

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a quinoa no caldo de legumes
  2. 1 xicara de quinua para 4 xicaras de caldo de legumes
  3. fogo médio
  4. Cozinhe em média 20 minutos( mas experimente para verificar se está cozida)
  5. Tire e coloque em uma travessa e espere esfriar
  6. rale as nozes
  7. qd a quinua estiver esfriado misture o tomate , o manjericão picado, as nozes raladas. Sal a gosto. Se gostar, coloque uma pimenta rosa moida.
  8. Cópia de foto 5

Bom apetite!

Outra receita que vale a pena experimentar

  Risoto de quinoa.

Ingredientes:

Cópia de foto 7

  1. Alho Poró
  2. Cogumelo Paris Fresco
  3. Brócolis Azeite de oliva
  4. Sal Rosa
  5. Quinua em grãos
  6. Caldo de legumes

 Modo de fazer:

  1. Pré cozinhe o Brócolis
  2. Coloque água para ferver, qd estiver fervendo coloque o brócolis
  3. Cozinhe a Quinua 9 em média 20 minutos)- reserve
  4. Em outra panela refogue a alho poró com azeite( não deixe esquentar  muito. O azeite não pode ferver!)e cogumelo paris. No fogo médio coloque sale pimenta rosa.
  5. Cópia de foto 11
  6. coloque o brócolis pre- cozido na panela do alho poró.
  7. Depois de refogado, coloque a quinua cozida e misture. Jogue cheiro verde em cima e está pronto!

 

Bom apetite!Cópia de foto 13

Bom pedi para que meu nutricionista George fizesse uma avaliação nutricional dos dois pratos, dá uma olhada!

   “A união da quinoa com o azeite e as nozes é um poderoso aliado na redução do colesterol sanguíneo.

Eu colocaria um acompanhamento de tofu no prato que não traz as nozes, completando assim com mais um pouco de proteína, já presente na quinoa e nas nozes, mas no segundo prato apenas na quinoa, por isso é um acompanhamento interessante para esse prato. Mas mesmo que seja por si, ele já é bastante completo graças à presença da quinoa. Outro acompanhamento interessante é o de um vegetal verde-escuro, que no caso do segundo prato está presente na forma do brócolis.”

 Na próxima vez que fizer o risoto vou colocar Tofu para que ele fique mais rico em proteína! Ótima dica! Gostaram? bjs

 

Postado por
Data
23 maio, 2013
Categoria
Comentários
19 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Comentário:Alimentos que ajudam a manter sua saúde e sua boa forma: Quinoa e nozes.

  1. Bruna

    Primeiramente, parabéns pelo site que está incrível! Adorei as receitas e vou faze-las final de semana!

    • Luisa Mell

      Oi Bruna! Que bom que vc gostou! Faça sim, depois me conte! bjbjbj

  2. Émeli

    Adorei o risoto! Estou seguindo suas dicas pra deixar de comer carne. Continue nos dando essas receitinhas!!! bjos e parabéns pelo site. Tá lindo e super legal…com ótimas dicas!

    • Luisa Mell

      Ebaaa Émile! Conte comigo! Divida suas dificuldades e dúvidas que eu te ajudarei!!!Tenho receitas maravilhosas! Aguarde! bjbjbj

  3. Eliana

    Amei a receita! Já comia quinua de vez em quando misturada no arroz integral. É muito fácil de comer, mesmo.
    Parabéns pelo blog!

  4. Vilma Cordeiro

    vou fazer!!! adorei a receita! super beijo Luisa

  5. Jana

    Oi Luisa,estou gostando muito do site e te peço que continue postando receitas simples e saudáveis pois decidi ser vegetariana,preciso de receitinhas.Bjs,obrigada!!

    • Luisa Mell

      Oi Jana! Que bom que está gostando! Fique ligada que tenho muitas receitas deliciosas para ensinar por aqui!!bjbjbj

  6. Ofélia Rosa da Cunha

    Luisa, você não faz ideia o quanto estou gostando dessas receitas!!!

    • Luisa Mell

      Oi Ofélia! Nossa que bom! Estou fazendo com tanto carinho. bjbjbj

  7. Camilla

    Muito interessante! Vou tentar!

    • Luisa Mell

      Tenta sim, Camila! É muito bom comer bem! Bjbjbj

  8. Chris

    Adorei Lu,
    Vou fazer tbm!

    Bjs

    • Luisa Mell

      Faz sim! É muito bom comer bem! Tenho certeza que daqui um tempo vc estará me agradecendo por se sentir melhor!!bjbjbj

  9. Giulia biral

    Olá Luisa Mell, adorei a receita, tbm sou vegetariana.
    Mas venho aqui comentar que preciso de uma ajuda sua urgente, não tenho como falar por aqui não tem nenhum email para conversar com você pois é sobre alguns cachorros que precisa que ajuda (são milhares de cachorros uns 400 e eles estão morrendo vivo os urubu ficam em cima dos cachorros) eu queria resgatar só que não posso por que não tenho condições de resgatar 400 cachorros se você me der algum contato por email ou facebook para falar melhor sobre esses animais! eles estão urgente precisando de ajuda!

  10. carlos luiz miguel

    ola querida luisa mell tudo bem parabens pelo site as noses fortalecem as defesas do corpo auxiliam na formaçao de golobulos vermelhos fortalecem ossos e dentes e ainda otuam contra o envelhecimentodas celulas com quelidades desses frutas de casca dura e poei dua nisso o que se come e a semente e elas podem e devem entrarno candapio todos os dias do ano mande de volta a resposta para mim

  11. Danir Aalves Fabris

    Olá Luiza Mel,parabéns pelo site, adorei a receita vou fazer, não sou vegetariana, más, já não como carne vermelha, quero também deixar de comer frango,devagar eu chego lá. Bjs.

  12. gabriela

    luisa eu adorei as fotos do cachorros e das comidas deliciosas