Blog Luisa Mell

Como detectar dor de ouvido no seu cachorro? 5 sinais para vc identificar se o seu cão está com otite! E ainda o que fazer para evitar.

 Amigos, nossos cachorros não podem falar qd estão com dor, certo? Mas eles nos mostram de várias maneiras! Cabe a nós aprendermos a identificar o que eles estão sentindo para poder ajudar!

Hj resolvi falar sobre dor de ouvido! Quem já sentiu sabe que é uma dor horrorosa, né? Com nossos peludos é a mesma coisa! Por isso anote aí alguns sinais para vc identificar se o seu melhor amigo está passando por isso!

Eu, particularmente tenho muita experiência no assunto. Minha cachorra Gisele tem uma otite crônica. Por isso aprendi muitas coisas e quero compartilhar com vcs!

ouvido3

 

Bom, primeiro vms aos sinais:

5 sinais para você identificar se o seu cão está com dor de ouvido:

1-Orelha coçando: os cachorros têm várias maneiras de coçar as” orebas”. Podem chacoalhar bastante a cabeça, coçar com as patas mesmo, ou até esfregar em móveis ou no chão.

ouvido4

2-Secreção marrom, amarela ou com sangue: Sempre que percebo um dos sinais que descrevi a cima, limpo as orelhas dela com algodão. Nunca use cotonetes, vc pode até furar o timpano do seu cachorro. Enrole algodão nosa seus dedos e limpe na orelha.

ouvido1ouvido2ouvido3

Se o algodão ficar marrom , perigo!! Amarela tb precisa de cuidados. Sangue então! Marque imediatamente uma consulta com seu veterinário de confiança.

3-Odor na orelha: Muitas vezes a infecção na orelha exala um odor ruim! Algumas pessoas percebem que seu cachorro começou a cheirar mal, mas não associam a um problema nas orelhas. Se vc perceber que seu cachorro está exalando um cheiro ruim, dê uma olhada nas orelhas dele! Ele pode estar precisando de tratamento!!

4-Vermelhidão, Inchaço e/ ou  Perda de pelo ao redor da orelha:

ouvido5

Muitas  vezes de tanto coçar e bater as orelhas nos lugares, minha Gisele ficou com as orelhas super inchadas!!! E o tratamento para este inchaço foi super complicado!!  Se vc notar vermelhidão e perda de pelos ao redor da orelha está na hora de procurar um veterinário!

5- Outros sinais de otite são:  balançar  a cabeça ou inclina-la  para um lado só.

Perda de equilíbrio e andar em círculos tb podem ser um indicativo de dor de ouvido.

 

É importante não medicar o seu cão sozinha, pois  infecções  mal cuidadas podem levar a dor crônica ou surdez em cães.  Sempre consulte um médico veterinário.

Cães com dor, tb podem ficar mais agressivos. Uma agressão súbiat pode ser um indicativo que ele está com dor! Relate qlq mudança de comportamento ao seu médico veterinário.

Como infecções de ouvido podem ser evitadas?

1- Confira as orelhas do seu cão regularmente para verificar o  odor, inchaço, VERMELHIDÃO, SECREÇÕES ESCURAS OU AMARELADAS e outros sintomas de infecção.

2- Se o canal auditivo ESTIVER  sujo, limpe com uma bola de algodão umedecido com a solução sugerida por seu veterinário, mas não com MUITA  frequência nem limpe  exageradamente, senão você pode  causar uma irritação.

3-Depois de banhos ou após ele sair da piscina, não se esqueça de secar bem  as orelhas e ouvidos do seu cão.

4-Se o seu cão é propenso à infecções, pergunte ao seu veterinário se essas medidas são aconselháveis.

Se o seu cão apresentar algum dos sintomas descritos acima, consulte o veterinário o mais rápido possível.

Este post foi feito com a juda da veterinária  Dra rosalia ferreira

  • crmv 3757

 

Gostaram? Dúvidas? #quemamacuida #ameoseupeludo

Postado por
Data
29 agosto, 2013
Categoria
Comentários
53 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 Comentário:Como detectar dor de ouvido no seu cachorro? 5 sinais para vc identificar se o seu cão está com otite! E ainda o que fazer para evitar.

  1. Joice

    Obrigada pela Dica,me ajudou muito,acho que o meu esta com dor..

  2. Celia Alves

    Muito apropriada. Aprendi um pouco mais. Obrigada!!!!

  3. andrea dos santos faria

    amo suas matérias s caes tenho dois q eu amo e c sua ajuda de matériasestou entendendo melhor! obrigada!!

  4. BÁRBARA

    Muito bom adorei ,agora já sei o q meu NEGÃO tem vou levá-lo mais rápido possivel pois ele tem quase todos os sinais q vc indicou obrigada bjssss

  5. isabel de andrade

    eu gostei mais uma vez,de sua explicação,e muito bom todas essas informações que você passa,muito obrigada………

  6. RITA DE CASSIA

    MUITO BOA MATÉRIA. VC LUIZA MEL É MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!

  7. Sonia

    Foi muito bom ler sobre a dor de ouvido em cachorros, tenho uma labradora que se chama Julie, ela estava com todos esses sintomas que vc falou. E aí levei no veterinário pois ela sacudia muito a cabeça e isso estava me irritando, mas não imaginei que poderia ser dor de ouvido. Ele passou uma solução para fazer a limpeza e depois um remédio para pingar….em 15 dias a Julie estava curada. Luiza é muito bom vc colocar as suas experiências, nos ajuda muito. Obrigada querida.

  8. Margarida

    obg pelo esclarecimento,acho que tenho que marcar consulta para o meu querido otavio…….adorei…bjs

  9. celia

    eu tenho uma pinscher 01 que esta com sarna,ja usei tudo que podia,mas pareceque não resolve ,é agora parece que esta com dor de ouvido,eu ja não sei mais o que eu faço,me ajude

  10. Rosa Maria Tadeu Praça

    Luiza admiro muito o seu empenho em ajudar os animais, tenho 4 cachorros e 8 gatos, a maioria chegou pra mim encaminhados por Deus ou na rua sofrendo ou em avenidas perigosas, eles me adoram, eu sinto o amor deles de verdade, o olhar, o enrolar dos gatos em volta das minhas pernas, quando criança, minha mãe falava que tinha alguma coisa a ver com São Francisco, até acredito, eu choro com o sofrimento de muitos e às vezes de não poder fazer muita coisa, mas uso o que tenho e muitas vezes o que não tenho para ajudá-los. Obrigada por você existir, sou sua fã. Bjs.

  11. Camila

    A Lola, lhasa apso, por genética já é mais sensível.
    Fomos ao veterinário, pq ela apresentava alguns dos sintomas descritos na matéria. Coçar a orelha e esfregá-la em mim ou na coberta. Agora já está medicada e até roncando durante a soneca coisa que não fazia nas noites anteriores, ela andava bem agitada. Mas o que me surpreendeu foi a veterinária falar que até uma alergia poderia desencadear a dor de ouvido que ela estava. Ela agora está tratando o ouvido e investigando a causa da alergia. Troquei a ração, nada de ração com corantes ou qualquer tipo de petisco. Só água e ração. Também passou um shampoo pra aliviar a coceira, ela tem várias casquinhas pelo corpo. E a suspeita é que sejam pulgas ou até algum inseto como formiga, pernilongo. Além do antipulgas, claro. Luiza vc poderia escrever algo sobre alergias? Me ajudaria neste processo de investigação da minha filha.

  12. Wagner Ciffarelli

    Luisa Mell é vida. Amo vc e seu amor pelos animais!!!

  13. nicolina

    adorei a dica pois eu tenho uma cachorrinha que tem ortit mais ja esta curada agora ela esta com um ferimento na patinha que nao sarna pois ja coloquei remedio estou preocupada mais nao e sarna sei que nao e vou levala no veterinario amo vc luiza mel por gostar dos animais e defende-los parabens bjuss

  14. maria Inês

    Às vezes é necessário fazer uma coleta de material dentro do ouvido pra saber qual bactéria ou fungo está causando o problema. Com uma cultura o médico saberá qual remédio prescrever e vai acertar medicação.A gente gasta um puco mais, mas o resultado é mais garantido.Afinal nosso peludo merece, né?

  15. Eda Maria da Silva Hermes

    Obrigada Luisa, muito bom saber essas dicas, você sempre tão prestativa.É lindo o trabalho que vc faz com os peludos indefesos, pode ter certeza que serás recompensada.Boa noite. Bjus…

  16. sandra

    Adorei a dica…..

  17. Hedilamar

    Obrigada querida por tantas informações importantes! Deus te abençoe!!

  18. fernando luiz Costa

    eu já sabia. Alias o cheiro do animal vem da orelha.e não a falta de banho, quem manda lavar deve mandar limpar o ouvido e outra coisa apertar uma glandula que se encontra no ANUS do animal, que exala mau cheiro tambem.
    // vc ajuda muito com a sua dicas.

  19. vanessa

    BOA NOITE MEU CACHORRO E MALTEZ QUANDO COMEÇA A COÇAR O OUVIDA FICA FAZENDO UM BARULHO PODE SER DOR DE OUVIDO O QUE USAR

  20. LUIZAHELENAL.S.VIEIRA

    Luisa, a cada dia gosto ainda mais de acompanhar você, pois sempre tem algo de utilidade para nos orientar. Foi muito útil essa da otite, pois sempre tive gatos, mas de um ano para cá resolvi atender pedido de uma amiga que protege o cães abandonados de nosso bairro, e acabei pegando um, depois outro, e por fim um de comportamento muito difícil, pois era espancado pelo dono, um bêbado que faz trabalhos em sítios. Notei que ele balança muito a cabeça, chamei o vet. e ele disse que tinha piolhos dentro do ouvido(?). Com muito custo, consegui pingar o remédio, mas com sua explicação, vou ficar mais atenta, pq você deixou bem claro o problema e como lidar com ele. Você é um anjo, merece tudo de bom que a vida tem a lhe oferecer!BJ.

  21. Ligia

    Grata pelas dicas!!!

  22. Junior

    Mto obrigado pela dica, e parabens pelo maravilhoso trabalho que vc desenvolve, que Deus te abençoe, tudo de bom e boa sorte.

  23. Valeria S A M da Gama

    Meu cachorro Boris esta com otite eu limpo passo o remédio mais ta custando pra melhorar,demora msm?
    Coitadinho não aguento mais ver ele se coçando,e reclamando!!
    passo cotonete mais ele ate chora vou passar algodão como vc faz ,obrigada!!bjsss

  24. Denise Trajano

    Ong pelas dicas, amo minhas peludas, e admiro muito seu amor pelos seus bbs

  25. Aryane

    As dicas são ótimas Luiza!
    A alguns meses minha gata teve otite e descobri pelo odor que orelha dela exalava… Tratei e ela ficou boa!
    Mas te falar, infelizmente é difícil levar os bichinhos ao veterinário pois o mesmo cobra um valor MUITO alto… As vezes eu mesma tenho que “diagnosticar” e tratar meus bichinhos prq não há possibilidade financeira de consultar um veterinário… É triste, mas é a realidade de muitos!
    Seria tão interessante se houvessem veterinário que cobrassem valores populares por pelo menos a consulta… Sabe, hoje em dia as pessoas só pensam em ficar ricos… Só… Não se faz mais uma profissão por amor e sim por grana, ganância… Se vc chega numa clinica e pede um valor popular por motivos financeiros vc é colocado pra fora com muita hostilidade…
    Muita gente quer cuidar dos seus animais como deveria, mas te digo, não é fácil pra todos!
    Eu sei que o veterinário também tem seus gastos, mas os valores cobrados por CONSULTAS são um exagero!
    E outra, vai vc chegar com uma emergência sem ou com pouca grana pra pagar em uma clinica veterinária… Nem olhar o animal eles olham!
    Lamentável toda essa ganância!

    Por isso apoio matérias como essa, onde podemos aprender a cuidar e identificar problemas dos nossos animais… Prq se for depender de veterinário apenas, só bichinho de rico tem vez….
    =/

    • Luisa Mell

      Oi querida! Na nossa ong, a apasfa tem atendimento veterinário a preços populares. bjbjbj

  26. Mariana

    Excelente dica,Luisa! Admiro muitíssimo o seu trabalho. Seria maravilhoso se existissem mais pessoas como você, como o mundo seria melhor! Tenho 6 cachorros e para mim são como filhos. Tenho um blog onde incentivo a adoção responsável e o cuidado com esses seres tão especiais. Mas o detalhe é que todos os posts são escritos pelo olhar de uma das minhas cachorras, como se ela mesmo estivesse pensando aquilo que escrevo. Caso você e seus leitores queiram conhecer, o endereço é: http://www.maarianafoipromar.blogspot.com Beijos

  27. lara vania mendes

    Obrigada Luiza por tudo o que tem feito pelos nossos amigos, de longe eu faço a minha parte, te admiro muito e tbém amo esses peludinhos. bjs e estarei sempre com você e lutando por eles até o fim.

  28. Vera Brandão

    Olá gostei das informaçoes curei minha a Teka um tempo atras que saia uma coisa marrom parecia terra e depois outro cachorrinho perdido que nao podia tocar no ovidinho dele levei no pet limparam pra mim e coloquei o remedio e graças a Deus qdo achei a dona ele ja estava melhor dei o remedio e fiquei feliz por isso. Amo os bichos tenho 4 agora pois tinha 7 mas foram morrendo, mas sempre que posso cuido os perdidos de rua. Um abraço. Ah gostaria de perguntar vc conhece FITOPLUS serve como suplemento alimentar MAS para fazer o tratamento cura Leshimaniose vi o antes e depois é fantástico.

  29. Izaura Cristina Vieira

    Boa noite!

    Luisa,essas dicas que você passou sôbre dor de ouvido nos cães, os sintomas são os mesmos nos gatos?!

    obrigada.

    bju

  30. Arivalda Lago

    Luiza,

    Mais uma vez uma demonstração de amor e dedicação aos animais,com essa maravilhosa informação,que muitos de nós desconhece.Sempre que puder aborde outros temas, que certamente ajudará a todas as pessoas, que possuem cães .
    Parabéns, por seu maravilhoso trabalho.Que Deus a proteja e ilumine sempre nessa causa.
    Abraços,

  31. vanessa

    LUIZA,levei meu cachorro ao pet shop para ser tozado e dois dias depois ele apresentou tds os sintomas em otite levei até um veterinário fiz todos os tratamentos indicados.Tres dias após ele perdeu a fome e passou a ñ enxergar mais levei novamente e disseram q meu pequeno estava com catarata e agora pra impressionar ainda mais ele cada dia perde mais peso ñ come ñ anda devidamente vive se rastejando e caindo é mto triste ver ele dessa forma gastei mto com ele e hj ñ tenho mais como tratar infelizmente tenho a impressão de q voou perde lo……

    • Luisa Mell

      Vc consegue traze-lo na Apasfa? Aqui o tratamento é a preço popular. Bj

  32. laila sampaio

    adorei a dica e tenho 3 que sempre tem dor de ouvido

  33. valdson

    Dra rosalia ferreira.vc mi ajudou muito com suas esperiencia.meu cachorro estar com dor de ouvidor vou cuidar mais dele. obrigador

  34. jocelane edna de melo

    Luisa, obgda. pelas informações, tô desconfiada que meu Zuza está com este problema.Continue com esta luta, vc é iluminada e protegida pelos Sêres dde Luz que cuidam dos animais.

  35. Henrietthe

    Oi,meu cachorro tem as duas orelhas caida,mas uma ele sente muita dor,nos não sabemos o que é,as orelhas dele é inchada,no começo achamos que era uma picada de abelha ou de outro inseto que poderia deixar inxado,mas depois vimos que não era,tenho bastante medo dele perder a audição,o qe fasso para a orelha dele parar de doer e voltar ao normal?

    • Luisa Mell

      Tem que levar ao vet!! Provavelmente ele está com muita dor, ai bate as orelhas e acaba provocando uma lesão externa tb!!! Leve-o ao vet!!!bj

      • Rosemari Pereira Edmund silva

        Gostaria de saber onde vc atende pois te acompanho a muitos anos, como sou protetora independente na cidade onde moro hoje, as clinicas são muito cara em outubro gastei 310, 00reais com uma cachorrinha da rua com doença do carrapato,e castração,pore consegui parcelar a dívida mas tenho mais em vista me dá uma orientarão.

  36. Rosemari Pereira Edmund silva

    Gostaria de saber onde vc atende pois te acompanho a muitos anos, como sou protetora independente na cidade onde moro hoje, as clinicas são muito cara em outubro gastei 310, 00reais com uma cachorrinha da rua com doença do carrapato,e castração,pore consegui parcelar a dívida mas tenho mais em vista me dá uma orientarão.

    • Luisa Mell

      Na nossa ong o preço da consulta é 20 reais. Na apasfa, na Vila Maria. bj

  37. celem

    minha cachorra tem mau cheiro constante, mesmo depois do banho. seco bem ela, penteio, o champoo é com ph mas continua o mau cheiro.

    • Luisa Mell

      Qts anos ela tem? Será que é do ouvido ou da boca??

  38. celem

    gostei de todas as dicas quero solucionar o mau cheiro da minha cachorra urgente.

  39. mazinho

    OLá! estou com dois problema! minha cadela esta com otite, é normal sair muita secreção amarela nos dois olhos,e o outro problema é que ela esta magra não sei pq mais ela come bem, sera q é por causa do ouvido,essa duas coisas q citei! por favor me ajude ai

    • Luisa Mell

      Querida vc tem que levá-la ao veterinário. Urgente.

  40. Aline Oliveira

    Luisa Mell!! NOssa, foi muito útil estas dicas. Meu cão adotado tem otite e tenho muito cuidado. Como sou protetora voluntária, tenho uma cachorra comunitária idosa, que sacode a cabeça, lentamente mas com muita frequência, caminha com a cabeça inclinada!! Já sei!! Otite!! Vou providenciar o tratamento da peluda!! Bjs Luisa Mell.

  41. maria cristina

    A minha cachorrinha esta com problemas iguais, então eu já procurei a consulta do veterinário,el me indicou limpeza no ouvido e remédio.Espero ficar tudo bem.

  42. Veronica

    Em caso de dor de ouvidos, utilizem OTOMAX… basta limpar bem os ouvidos do cachorrinho com um algodäo e depois pingar umas 3 gotinhas(se for pequeno porte)… Faça isso por 5 dias…

  43. sara regina olimpio

    meu amiguinho esta com alguns sintomas, estou muito preocupada e obrigada pelas super dicas bjao

  44. Zenira melgaço

    Obrigada Luiza Mell

  45. vera lucia

    dicas muito validas ,obrigada que DEUS te abençoe que sempre possa ajudar alguém

  46. Edilson

    Nossa me ajudou muito obrigado.. minha cachora tá e eu não sabia o q era pensei q era picada de abelha