Blog Luisa Mell

Confissões de uma grávida: Será que dá para manter o veganismo na gravidez? Sim!! Aprenda junto comigo a se alimentar bem, nesta e em todas as fases da vida.

Oi amigos! Como vcs já sabem, estou grávida do meu primeiro filho. Estou muito feliz neste momento da minha vida! Confesso para vcs que as mudanças no corpo, na disposição, na FOME hahaha me deixaram um pouco assustada no começo, mas é fascinante ver o corpo se transformando dia a dia  para gerar uma vida!

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Sou vegana há mais de um ano, muitas pessoas tem me questionado muito sobre o assunto…Ainda existe aquele mito de que grávida tem que comer carne, etc…

Por isso resolvi dividir por aqui com vcs, meu dia a dia , minha alimentação e as dicas que fazem toda a diferença para se ter uma alimentação saudável  e nutritiva sem nada de origem animal!

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Neste momento da minha vida, confesso que tenho levado bem mais sério minhas preocupações com a alimentação! Afinal de conta, agora não sou só eu né? Tenho responsabilidade de nutrir e alimentar um ser que está em formação.

Bom, já estou completando o quinto mês, ou seja , entrando no sexto! Estou na 23º semana para ser mais exata.

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Ganhei 6kg até agora! Eu que era magrinha e não muito gulosa, tenho tido bem mais vontade de comer tudo!! hahaha Principalmente doce. Mas tenho que me controlar, qd comemos besterira, além de engordar, ainda deixamos de comer coisas realmente nutritivas, fundamentais para a saúde do bebê e da mamãe!

Bom, hj vou falar das coisa mais básicas para começar. Mas toda a semana quero postar por aqui, dicas, receitas, minha evolução…

Além do acompanhamento do meu ginecologista DR. Carlos Tiresnia, tb tenho tudo o acompanhamento da minha nutricionista DRA Paula Gandin e o do DR. Eric Slywitch, médico especialista em nutrologia vegetariana.

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Hj gostaria de compartilhar com vcs, duas dicas importantes da Dra Paula Gandim: O Cálcio e o Omega 3 na dieta vegetariana.

Cálcio
O cálcio é muito importante para a saúde dos ossos, mas engana-se quem o limita
apenas a esta função. O cálcio é fundamental para a coagulação sanguínea e a
contração muscular. Portanto, durante a gestação devemos garantir uma ingestão de
cálcio adequada, pois será primordial tanto para a mãe (evitar hemorragias e favorecer
a contração do útero durante o parto), quanto para o bebê (ossos e dentes saudáveis).
No último trimestre o bebê precisará de 200 – 250mg de cálcio por dia. Mas como
garantir isso respeitando a alimentação vegetariana? Além da ingestão de alimentos
fontes, como couve, agrião, escarola, mostarda, rúcula, brócolis e tofu, temos também
o leite vegetal fortificado com cálcio. O leite vegetal pode ser consumido puro (existem
sabores de baunilha, cappuccino ou tradicional) ou batido com alguma fruta (shakes).
Importante: Evite o consumo de espinafre, beterraba (especialmente as folhas), acelga
e cacau nas refeições mais ricas em cálcio, pois estes alimentos contêm o ácido oxálico
que atrapalha na absorção desse mineral.

Muitos médicos, independente da sua dieta ainda indicam suplementação de cálcio. Converse com seu médico e baseado nos seus exames ele verá o que é melhor para vc.

Qt ao Omêga 3.

Confesso que eu levei uma super bronca da minha nutricionista.

Faz bastante tempo que tanto ela qt o DR. Eric tinham me dito que era fundamental para vegetarianos  o consumo de óleo de linhaça. Uma colher de sopa diária é o suficiente, vc pode usar para temperar a salada. Mas como o azeite é bem mais gostoso, eu deixava de lado. MAS NÂO PODE!!!!!!!!! Se vc é veg, inclua já na sua dieta!! Omega 3 é fundamental para nossa saúde, e essencial para grávidas, principalmente no último trismestre da gestação.

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 Muita gente pergunta se pode consumir a semente de linhaça para adquirir o omega 3 necessário. A verdade é que a  semente de linhaça tem sua  parcela de ômega-3  concentrada em seu óleo. Por esse motivo, ao invés de consumir a semente de linhaça, uma opção mais eficiente é consumir o óleo que dela extraído (óleo de linhaça). É fato que ao consumirmos a semente, estamos consumindo também o óleo nela contido, mas ao consumirmos o óleo estamos obtendo de maneira concentrada o nutriente no qual temos o maior interesse nesse alimento, que é o ômega-3.

 

Um adulto vegetariano ou vegano deve consumir diariamente no mínimo uma colher de chá do óleo de linhaça. Essa mesma dose mínima vale também para as crianças, enquanto gestantes e mulheres em fase de amamentação devem dobrar essa dose diária mínima.

 
Amigos a falta de omega 3, principalmente do último trimestre da gravidez, pode prejudicar o feto! Por isso jamis deixe este dica de lado, e ainda veja com seu médico se será necessária a suplementação.

 

Espero que tenham gostado das dicas de hj! Semana que vem tem  mais!!

bjbjbj

 

 

 

 

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Data
13 outubro, 2014
Categoria
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4 Comentários

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4 Comentário:Confissões de uma grávida: Será que dá para manter o veganismo na gravidez? Sim!! Aprenda junto comigo a se alimentar bem, nesta e em todas as fases da vida.

  1. Cármen nascimento.

    Muitos parabéns Lisa,e muita saúde para ambos!!!

  2. francielle

    parabens eu tbm vou ser mamae de primeira viagem e ja amo muito minha filha k vai nasce em marco

  3. nayara

    Boa tarde!
    Estou começando a ser vegetariana agora, ta sendo muito difícil sinto falta mais de salgados, não como frutas praticamente o que dificulta mais, só como banana, e as outras frutas só sendo em vitamina. Queria umas dicar e como eu faço.

  4. Luana

    Lu, Sou sua eterna fã!
    Continue fazendo esse trabalho lindo que você faz, em nome dos nossos amados amigos peludos de quatro patas.
    Gostaria muito de um ter o prazer de te conhecer.
    Beijos
    Que seu Bebê venha com muita saúde.