Blog Luisa Mell

Seu cachorro está gordinho? Como saber se já é obesidade e como tratá-la?

Eu tenho tratado este assunto de forma bem humorada no blog do Marley, mas amigos este assunto é muito sério! Já foi comprovado que cães obesos vivem em média 2 anos a menos que cães sadios, isso representa uma redução de 15% no tempo de vida dele! Por isso, a importância  de emagrecer um animal obeso.

 A obesidade canina predispõe a muitas doenças, como o aumento do risco de desenvolvimento de tumores, diabetes, pancreatite, infecções e principalmente problemas nas articulações e coluna.

Outro órgão bastante prejudicado com a obesidade é o coração, e por conseqüência, todo sistema circulatório. Assim, muitos cães obesos viram novas vítimas de problemas cardíacos.

IMG_1618

Para ajudar vcs a  cuidarem da saúde do seu amigão, entrevistei o veterinário Ricardo Stanichi Lopes especialista no assunto.

Como saber se meu cão está obeso ou só um pouco fora de forma?

Se seu animal não tiver mais cintura ou se você tiver dificuldade de palpar suas costelas, é indicativo que seu animal esteja acima do peso e precisa ser tratado o mais rápido possível.

Quando um cão está obeso – assim como os humanos – a primeira parte do corpo a sofrer é a coluna vertebral, que passa a ser exigida em excesso. Mas além da coluna, cães obesos podem apresentar ainda muitos problemas de pele e eczemas além de comportamentos sonolentos, dificuldade de andar, de levantar, subir escadas e perder o fôlego com facilidade. Se seu animal tem apresentado algum desses sintomas frequentemente, ele pode estar obeso e sofrendo por isso.

IMG_3152

Esta é a Vodka, estava obesa com 54kgIMG_3025

Vodka se esforçando para perder peso! Malhação na água!

IMG_7121

Vodka toda gatona depois de perder 17kg!

 

É verdade que cachorro só pode comer ração? Ou posso dar alguns alimentos para ele? Qual? Qual não posso dar jamais?

É recomendado que os cães comam somente rações, de preferência, rações de boa qualidade, chamadas de super-premium, pois elas são formuladas com todos os ingredientes necessários e na quantidade exata para o bem-estar do animal. Eles podem comer comida caseira, mas tem que ser uma dieta bem específica, formulada por um veterinário e que tenha todos os nutrientes necessários para o animal, lembrando que a dieta do ser humano não é recomendada aos cães, ou seja, não é indicado dar o que sobrou do almoço ou jantar para seu animal.

Alguns alimentos, como cenoura, alface, brócolis e maça podem ser fornecidos como petiscos, ao invés dos industrializados ou pedaços de pizza e pão que normalmente são dados a eles. Um petisco que de forma nenhuma pode ser dado aos cães, é o chocolate, pois ele é tóxico e pode causar problemas sérios.

 

Meu cachorro só come ração, passeia todos os dias, mesmo assim está gordinho! O que devo fazer?

Primeiro, procure um veterinário que saiba de nutrição, como um endocrinologista ou um fisioterapeuta de cães. Mais de 90% dos problemas da obesidade, são por excesso de energia dada ao animal, ou seja,  ou eles comem mais do que deviam ou fazem  pouco exercício. Existem vários tipos de rações e cada um tem sua quantidade e frequência exata de fornecimento e somente um veterinário poderá fazer esses cálculos e te passar a dieta ideal para ele perder peso. Um erro comum e que precisa ser ressaltado é tentar emagrecer um animal com uma ração light. Apesar do nome sugerir que a ração light sirva para em agrecimento, ela é formulada apenas para a manutenção do peso, ou seja, ele não vai emagrecer, ou se emagrecer é porque a quantidade dada está sendo menor do que o ideal e ele pode ter problemas nutricionais. Não será um “emagrecimento sadio”. Para realmente conseguir sucesso é necessário dar  ração da linha chamada “obesity”, mas ela também precisa ser na quantidade exata e no mínimo 3 vezes ao dia, para se ter um resultado positivo

 

Já tentei diminuir a ração, mas ele fica desesperado. O que faço?

O ideal é trocar a ração pra ração da linha “obesity”, essa ração tem alta quantidade de fibra e proteínas, o que aumenta a saciedade, ou seja, ele irá comer menos calorias sem passar fome.

Bom, agora gostaria de compartilhar com vcs o tratamento do Marley!

Marley está obeso. O peso ideal do labrador varia de 27kg à 36kg, de acordo com o porte do animal. O animal é considerado obeso quando está 15 a 30% acima do seu peso. Supondo que o peso ideal do Marley fosse 38Kg, como ele está hoje com 45kg, já está 26% acima do seu peso, portanto, obeso.

blogdomarley 005

blogdomarley 006
Qual será o tratamento indicado para ele?
O tratamento indicado para ele será o manejo nutricional  correto juntamente com exercícios controlados dentro da água, como caminhadas na hidroesteira e natação. Como o Marley já teve episódios de pancreatite, não entraremos com uma ração linha “Obesity” por enquanto, e sim, calcularemos o quanto de kcal ele necessitará por dia para então calcularmos quanto isso significa em gramas da sua ração habitual. O controle do peso e das medidas será quinzenal e o acompanhamento do veterinário endocrinologista é essencial nesse período.

Por que é indicado o exercício na água?

Cópia de foto

 

São 3 os motivos de realizar exercícios na água. O primeiro é que a água reduz em até 70% o peso de um animal, por exemplo, um labrador de 50 kilos, estará pesando somente 15 kg na esteira aquática, isso é muito bom, pois não irá sobrecarregar suas articulações e coluna. O segundo motivo é que a caminhada na água por 12 minutos é igual a 30 minutos no solo, ou seja, o animal gastará a mesma quantidade de calorias, sem fazer muito tempo de exercício, muito bom para cães com  problemas ortopédicos, cardíacos e respiratórios. O terceiro é a velocidade do exercício que pode ser bem menor, não causando lesões ao animal.foto

 

Labradores são conhecidos por gostar de água. Se for outra raça que não goste, mesmo assim o tratamento é indicado?

Temos que diferenciar os cães que não gostam de água e os que têm medo excessivo da hidroterapia, os que apenas não gostam acabam se acostumando e são, sim, indicados a realizarem exercícios na água, pois isso o ajudará e muito. Nós da Fisio Care Pet, inclusive, já colocamos diversos gatos na hidroterapia e muitos acabaram aceitando o tratamento . Já os cães com medo de água, o que chamamos de Hidrofobia, não devem ser colocados na água, pois eles podem se estressar muito e ter algum problema cardíaco ou até lesões ortopédicas ao tentar desesperadamente sair da água. Esses cães normalmente são cães que tiveram algum trauma, como cair em uma piscina e quase se afogar.

Eu tenho um cachorro obeso, mas não tenho o dinheiro para fazer este tratamento em uma clínica, o que devo fazer?

Você pode comprar uma ração da linha “obesity” e dar a quantidade que está escrita na embalagem, dependendo do peso ideal do seu animal e começar a realizar exercícios físicos pelo menos 4 vezes por semana, começando com caminhadas leves de 15 minutos.

É, amigos, como vcs viram o assunto é realmente sério. Por isso temos que nos empenhar para que eles mantenham a forma! Sei que não é fácil, vcs  estão vendo o que estou passando com o Marley! (confiram tb o Blog do Marley)

Vcs gostaram do post? Vcs têm alguma dúvida? Comentem! bjbjbj

 

 

 

 

 

 

 

Postado por
Data
25 maio, 2013
Categoria
Comentários
23 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Comentário:Seu cachorro está gordinho? Como saber se já é obesidade e como tratá-la?

  1. leila florippes

    Luisa mell faça uma pesquisa de sindrome de cushing no seu cão. De repende , quem sabe, ele pode estar com esta sindrome por esta razao nao emagrece. A Veterinaria especialista nisto é a Dra Flavia Tavares , no Rio de Janeiro(esta no facebook)
    um abraço e boa sorte

  2. Márcia Prado

    Gostei muito da matéria. Tenho um Shih Tzu de 11 meses que já está com 8,3 kg, já está na dieta há 10 dias e não perdeu nenhum grama….rsrs…..mas continuamos firmes e fortes, porque acabo ficando de dieta também, pois procuro não comer nada que ele gosta como batata rufles e pão…..Luisa parabéns pelo trabalho, te admiro de montão…precisamos muito de pessoas como você….beijos

  3. leila florippes

    Luisa Mell sugiro que faça uma pesquisa de sindrome de cushing no seu cao, que nao emagrece,pois de repente , quem sabe, ele pode estar com sindrome de cushing e por esta razao nao emagrece. A veterinária especialista nisto é a Dra Flavia Tavares, rj(esta tambem no facebook)
    um abraço e boa sorte
    Leila florippes

  4. Márcia Prado

    Gostei muito da matéria…tenho um shih tzu de 11 meses que está com 8,3 kg e está de de dieta há 10 dias, mas não perdeu nenhum grama ainda….rsrs…..mas estamos firmes na dieta, pois acabo fazendo dieta também não como coisas que ele adora como batata rufles e pão. Luisa parabéns pelo trabalho maravilhoso, precisamos de mais pessoas como você….super beijos

  5. Camila pitondo

    Oi Luisa. Primeiro quero parabeniza-la pelo trabalho que desenvolve. Bem, eu tenho uma beagle de 3 anos (Lilica). Ela esta pessando 16,600!!!!! Ela deveria pesar 12. Estou começando uma verdadeira batalha para emagrece-la. Pois ela ja apresenta problemas de colesterol alto e problemas no figado. Essa semana farei novos exames para ver o coraçao, pois a pressao esta alta. Mas eh muito dificil pois ela fica desesperada com fome. Tentei trocar a raçao para a reduced da proplan (conforme o indicado, misturando com a atual (Hills)) mas ela vomitou tudo. Vou tentar agora a obesity da royal canin, mas se nao der certo, nao sei o q fazer. Ela ta tomando remedios para controlar a fome e o figado. Ela passeia todos os dias 2x. Esse artigo foi muito bom para mim no momento. Cometi exatamente o erro de usar uma raçao light (Hills). Obrigada.

  6. Sônia Silvino

    Linda!
    Amo animais também. Tenho blogs sobre eles, grupos e páginas no Facebook.
    Meu poodle Bidu, depois de ser castrado, engordou uns 3 quilos. Será por isso? Ele tem 9 anos.
    Vou te homenagear aqui:
    http://soniasilvinoentrevistablogueiros.blogspot.com
    Passe lá e confira!
    Beijocas! Te admiro muito!!!!

  7. Mary Gironi

    Olá tenho uma cachorra poodle de 2 anos ela foi castrada com 6 meses,e esta pesando 9 kg.Vou contar um pouco do que ela come no dia-dia,cedo dou uma bolacha de água e sal,no almoço ração com cenoura,lá pras 3:00 horas maça ou mamão,na janta lá para 6:00 ração e a noite 9:00 bolacha água e sal.Ela é porte médio.Por favor me ajuda.

  8. Ana Paula

    Luisa Mel qual e o peso ideal de um pitbull?

  9. Luisa Mell

    oi Luisa! Gosto muito de vc e do seu trabalho! bj

  10. Luisa Mell

    Oi Luisa! Adorei! Tb tenho um gordinho. bj

  11. Carolina Nascimento

    Tenho um Lhasa Apso de 4 anos que vive em dieta. Já chegou a pesar 9,2 kg e hoje pesa 8,3 kg, mas é muuuuuuuuito difícil de ele emagrecer. Ele come ração hipoalergênica por causa das alergias e vive tomando remédio por causa desse problema. Eu passeio com ele 1x por dia, mas ele aguenta 20 minutos no máximo (sempre foi assim, mesmo antes de ele ser gordinho).
    Queria ter mais tempo pra passear com ele, mas no momento não tenho. E ele não gosta de brincar muito com brinquedos aí fica difícil emagrecer.

  12. IVONE SILVEIRA DO AMARAL

    O pinsher do meu filho tem 3 anos e anda muito estressado depois que minha nora engravidou do 1º filho,de lá pra cá ele vem engordando muito,e não come muito só ração.Corre atrás da pata o dia todo e morde até sangrar,será que é porque ele está estressado?

  13. bernadete

    ja faz uns mesees que compro racao especifica p emagrecer ,esta dando bons resultados

  14. bernadete

    faz uns 6 meses que dou racao especifica p emagrecer p meu nero e estou vendo bons resultados

  15. Helena

    Oi Luiza, me tire uma dúvida por favor, na segunda foto da Vodka, ela está com uns buraquinhos no pelo como se tivesse tido algum problema de pele, então a minha dúvida: minha poodle que está em tratamento de obesidade e doença no fígado, tem sempre umas feridinhas com secreção e fica bem parecida com a pele da vodka quando as bolinhas de secreção se rompem, isso é característico da obesidade? aguardo resposta por favor obrigada

  16. leticia da silva santos

    oi luisa gostei muito da materia parabéns

  17. Tyanne Maia

    Olá, sou Tyanne Maia e escrevi um livro infantil chamado Telhado de Gatos!

    Um livro que apresenta de modo divertido e educativo o incentivo para as crianças respeitarem, adotarem e amarem animais!

    Por favor, colabore e compartilhe essa ideia!

    É SÓ CLICAR NO LINK: http://catarse.me/pt/telhadodegatos
    Muito obrigada! =]
    Tyanne,…

  18. Fernanda L. J. Malhão

    Tenho um cão da raça Pitt ele tá com 44 quilos e tem problema nas patas traseiras.Tbm e viciado em pão chega a chorar quando ve,se deixar com de td fora a ração.Oque devo fazer para ele parar de comer pão?? Mt obriga da pela atenção!!!

    • Luisa Mell

      Querida!!!!!Não Dê mais pão a ele!!!Não pode dar pão!1Farinha branca faz muuuito mal para o cachorro! Troque por petiscos para cachorros ou os indicados no post.bjbjbj

  19. Reginaldo Ribeiro

    Luisa,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu amor pelos animais, pelo seu trabalho e pelo site! Parabéns também pela idéia de ter postado este artigo! Falta muita informação aos donos sobre o comportamento e a saúde dos seus animais e a nutrição é um dos assuntos sobre os quais observo que eles têm menos conhecimento. Com certeza este artigo e a entrevista irão ajudar a muitas pessoas.

    Um beijo,

    Reginaldo.

  20. Pablo Casas

    Muito interessante esse post. Aprendi muito com ele!
    bjo

  21. Claudia

    Meu labrador tem 10 anos, castrado. Após a castração, aos 07 anos, engordou de uma vez só. Só come ração, no último ano comeu Dog Chow light e não emagreceu nada mas também não engordou, mantém o mesmo peso: 56,5. Não tenho condições financeiras para fazer esses tratamentos que vi aqui. Faço o melhor que posso, mas ele está saudável apesar de obeso. Gostaria de muitaaaaas dicas!!!!

  22. Lais Peixinho

    Adorei a matéria Luisa!!