Blog Luisa Mell

É possível abolir realmente os testes em animais? Cientistas Americanos afirmam que sim! E sem nenhum problema para os avanços científicos!

Amigos, sei que este assunto já foi muito comentado nos últimos dias. Mas sei tb que muitas s pessoas ainda estão confusas qt este assunto. E percebam, é uma mudança muito grande de paradigma, as grandes transformações da sociedade sempre encontraram resistência do que já estava estabelecido como certo…

Por isso utilizarei este espaço para informar vcs que querem junto comigo construir este mundo novo, ético, justo e com respeito à vida!

Obviamente que tenho centenas de argumentos éticos para contestar nosso direito de aprisionar e torturar outras espécies. Mas acho que o mais importante neste momento é perceberem que não são só os defensores de animais que estão se manifestando contra os testes! Muitos cientistas tb contestam a experimentação animal! Leiam e reflitam!

testeemanimais

Especialista em cardiologia nuclear e diretor do Comitê Médico Pela Medicina Responsável, John Pipp afirma que é possível parar com os testes agora!

Em uma entrevista para a Revista Galileu John Pipp dá argumentos sólidos para o fim dos testes em animais:

 

O uso de animais em testes científicos e pesquisas acadêmicas poderia ser interrompido hoje mesmo sem nenhum ônus para o avanço científico: essa é a opinião do Dr. John Pippin, diretor de negócios acadêmicos da associação americana PCRM (Sigla em inglês para Comitê Médico Pela Medicina Responsável), sobre o uso de animais em pesquisas laboratoriais e acadêmicas.

O PCRM tem mais de 150 mil médicos e civis associados nos EUA e, desde 1985, defende uma medicina mais responsável e ética, e isso inclui a divulgação da importância da nutrição preventiva – em vez da prática de receitar drogas aos pacientes para corrigir problemas que poderiam ter sido evitados através de uma alimentação correta, por exemplo – e o fim do uso de animais em testes laboratoriais e pesquisas acadêmicas, entre outras coisas. De acordo com o PCRM, os resultados de testes com animais são tão imprecisos e incompatíveis com a maneira como o organismo humano reage que não faz sentido continuar submetendo os animais a eles. Para eles, não funciona, e se não funciona, não deveria estar sendo feito mesmo que não tivéssemos outras alternativas.”

testesemanimais

Em entrevista à GALILEU, John Pippin, especializado em cardiologia nuclear com mais de 70 artigos científicos publicados, falou sobre a ineficiência desse tipo de teste, as possíveis alternativas e sobre o caso do Instituo Royal.”

Vale muito a pena ler a entrevista completa, é só clicar aqui!

Mas ressaltei dois pontos importantes da entrevista que gostaria de comentar  com vcs:

Qd o repórter pergunta pq então continuam com as pesquisas, mesmo estando comprovado que dão apenas uma falsa segurança….

“Então porque os testes ainda são largamente usados por pesquisadores?

Há três grandes razões pelas quais isso continua e elas são dinheiro, dinheiro e dinheiro. As pesquisas em animais para doenças humanas, ao menos nos EUA, acontecem em universidades e ambientes acadêmicos, e essa pesquisa é paga por dinheiro público. Esses institutos gastam todo ano cerca de 13 bilhões de dólares em pesquisas usando animais. Obviamente isso é muito dinheiro, muitas grandes universidades nos EUA – Harvard, Yale, entre outras – ganham muito dinheiro para conduzir essas pesquisas. E sem esse dinheiro, carreiras e construção de infra-estrutura estariam em perigo. Há grande resistência no uso de animais em pesquisa porque é lucrativo.

Por que o governo continua a colocar dinheiro em algo que não funciona?

Eles não concordam que não funciona: eles acham que as vezes funciona, ou às vezes não funciona e que se esperarmos o suficiente, coisas que não funcionam agora funcionarão no futuro. Isso é nonsense. No caso dos EUA, por exemplo, o povo está pagando por essas pesquisas merece ver resultados que beneficiem sua saúde e bem-estar, e isso não está acontecendo.

Outra razão pela qual o governo continua a gastar dinheiro nisso é que as pessoas que tomam essas decisões são, eles mesmos, pesquisadores que usam animais nos testes, gente que acredita nisso. É por isso que pesquisa animal para doenças humanas continua.”

 

Outro ponto interessante é qd ele fala sobre a indústria farmacêutica:

“… o próprio FDA ((Foods and Drugs Administration, a vigilância sanitária dos EUA) já admitiu que testes em animais não são capazes de prever o comportamento do organismo humano diante de uma droga. 92% de todas as drogas testadas com sucesso em animais, e depois em humanos, falham de alguma forma [fonte]. Isso não é ciência, é bruxaria. Não deveria ser financiada e apoiado pela FDA, é uma fraude, e uma fraude que acontece por causa de dinheiro. Companhias farmacêuticas estão entre as maiores dos EUA, as mais ricas. O frustrante é que o FDA sabe que não faz sentido.”

E ele não é o único! A própria Revista Veja há dois anos publicou uma matéria com o médico americano Ray Greek, onde ele afirma que os testes em animais são uma falácia!

“A falácia nesse caso é de que devemos testar essas drogas primeiro em animais antes de testá-las em humanos. Testar em animais não nos dá informações sobre o que irá acontecer em humanos. Assim, você pode testar uma droga em um macaco, por exemplo, e talvez ele não sofra nenhum efeito colateral. Depois disso, o remédio é dado a seres humanos que podem morrer por causa dessa droga. Em alguns casos, macacos tomam um remédio que resultam em efeitos colaterais horríveis, mas são inofensivos em seres humanos. O meu argumento é que não interessa o que determinado remédio faz em camundongos, cães ou macacos, ele pode causar reações completamente diferentes em humanos. Então, os teste em animais não possuem valor preditivo. E se eles não têm valor preditivo, cientificamente falando, não faz sentido realizá-los.”

testeemanimais2

 

O site G1 me mandou algumas perguntas sobre o assunto para confrontarem com alguma cientista conhecida. Evidentemente que os cientistas que vivem da experimentação  animal não querem que esta prática cruel acabe…

A informação da população é nossa única solução! Por isso respondi por aqui as questões, pois mesmo se for editada pelo site, quem tiver interesse lerá por aqui! Respondi as questões com a ajuda do meu parceiro da Cruelty free no Brasil Frank Alarcon.

 

 

 G1-É possível abandonar o uso de animais para testes científicos? Quais seriam as alternativas para manter nosso desenvolvimento científico? 
É possível e é necessário. A sociedade precisa saber que testes científicos em animais não são um sistema de teste robusto. Esse método é tradicionalmente usado pela comunidade científica mas na verdade é muito, muito falho. Há vasta literatura a respeito. De acordo com Mike Leavitt, Secretário de Serviços Humanos e de Saúde do FDA, “(…) nove em dez drogas experimentais falham em estudos clínicos pelo simples fato de que não podemos prever com acurácia como elas se comportam nas pessoas baseado em estudos laboratoriais e animais” [1]. A indústria farmacêutica tem mais fracassos em suas prospecções e descobertas, do que sucessos. Esses índices não são revelados por motivos óbvios: mercado.  O desenvolvimento de drogas passa tradicionalmente por 4 fases (testes pré-clínicos, as fases 1, 2 e 3 de testes clínicos). A fase pré-clínica envolve estudos laboratoriais e testes animais, consumindo entre 3 a 4 anos de estudos. Cientistas partem do pressuposto errôneo de que resultados de testes com animais (mamíferos, p.ex.) com um fármaco podem ser extrapolados para  seres humanos. Mas ratos, coelhos, gatos, cães, coelhos, primatas tem fisiologias, bioquímicas e genéticas (entre outros fatores) diferentes de nós. Possuem características relacionadas evolutivamente sim, mas diferentes em seus ajustes finos. E é no detalhe que o fármaco trabalho. É por isso que drogas como o Paracetamol é nocivo para cães e não em humanos; que o Acetaminofeno tem efeito nocivo em gatos, mas terapêutico em humanos; a Penicilina é letal para porquinhos-da-Índia mas benéfico em humanos; a Morfina é excitante para gatos mas calmante para humanos, etc, etc, etc. Nem mesmo dois seres humanos são parecidos entre si, ainda que aparentados – fato óbvio se nos lembrarmos dos problemas oriundos do transplante de órgãos. Se essa diferença não fosse real, não iríamos ao médico quando estivéssemos doentes, mas sim, ao veterinário.  Métodos substitutivos aos testes animais são mais factíveis hoje em dia.P ara entender como novas moléculas interagem com características humanas, nada melhor que desafiá-las contra sistemas humanos. Enquanto perde-se tempo e dinheiro, e milhões de vidas animais não-humanas sencientes, insistindo em técnicas incapazes de fornecer segurança medicamentosa, esse esforço financeiro e intelectual pode ser dedicado ao desenvolvimento de técnicas mais efetivas e modernas. Na prática, o verdadeiro teste com novos fármacos é feito quando o remédio está na prateleira. É por essa razão que mesmo remédios que passaram por todos as fases de desenvolvimento apregoado (laboratoriais, animais e humanos) ainda causam males e são recolhidos do mercado – como é o caso do Vioxx, Posicor, Pondimin, Redutur, entre muitos. 

G1– É ético usar animais em testes que, em muitos casos, acabam causando sofrimento, se os resultados beneficiarão principalmente o ser humano? Não, não é ético. Não é ético instrumentalizar o outro (seja humano ou não-humano) e convertê-lo em mero meio para nossos fins. Precisamos perceber o outro (neste caso, os animais não-humanos sencientes) como um ser dotado de percepções, complexidades cognitivas, inteligência, consciência, vida social, interesses, projetos e preferências. Ao convertermos seres vivos complexos em mero instrumento para nossos desejos e necessidades, estamos ferindo os direitos mais básicos a que todos os seres vivos devem ter acesso: a liberdade e a integridade física. E isso além de injusto é imoral.  –
G1-Se o fim do uso de cobaias representaria um atraso para o desenvolvimento de medicamentos, por exemplo, não valeria a pena a humanidade assumir esse atraso em prol do bem-estar dos animais?  O fim do uso de cobaias precisa ser aceito não unicamente pelo bem-estar animal, mas pelo fato de ser uma metodologia equivocada para atender uma necessidade exclusivamente humana. 
-G1-Adiantaria suspender o uso de bichos em testes científicos se existem milhões de animais sendo criados para servir de alimento? As cobaias não são um problema pequeno diante da questão do consumo de carne? São problemas comparáveis? O uso de animais na experimentação é apenas uma das inúmeras e terríveis formas de exploração animal. Seu uso como modelos experimentais é tão errado quanto criá-los para abate por questões tão frívolas como hábito, tradição ou conveniência. Precisamos parar de pensar como humanos da era paleolítica e enxergar que animais não-humanos sencientes não são coisa, objetos ou mera propriedade. Eles são fins em si mesmo, criaturas biográficas que percebem o mundo à sua volta e interagem com ele. –
G1- Seria possível chegar a um acordo para estipular um prazo para o fim do uso de animais em testes? Qual seria um prazo razoável?
 
Toda mudança requer prazos e discussões. Essa é uma discussão necessária na qual especialistas (em Ética e Ciência), junto à opinião imprescindível da opinião pública leiga deve existir.
Postado por
Data
4 novembro, 2013
Categoria
Comentários
35 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 Comentário:É possível abolir realmente os testes em animais? Cientistas Americanos afirmam que sim! E sem nenhum problema para os avanços científicos!

  1. Maria das Graças Venturelle

    Realmente já estar mais do que na hora de acabar com a escravidão animal e lutar pelo bem estar animal tem que ser uma meta não precisamos matar para sobreviver pois somos seres racionais que nos leva a ter um olhar diferenciado em relações a todos seres vivos existente na terra. Eles não precisa pagar um preço tão alto por fins lucrativo.

  2. Joice Moraes

    Parabéns Luisa!!! Amei esta matéria e meu desejo é que estes testes acabem logo e as pessoas percebam o mau que estão causando aos nossos bichos… sejam eles de qual espécie for!!!! Bjs.

  3. Edna Ronzi

    temos que acaber com os testes com animais tem meios alternativos que são seguros e dão muito certo o instituto royal tem que fechar as portas e parar com essa crueldade não só dos animais que vimos no royal mas em todo o mundo e todos os animais temos que lutar por isso já conseguimos algumas coisa ao nosso favor mais é pouco queremos mais assinem

  4. VILMA GALVAO DE OLIVEIRA

    EU ME SINTO RESPONSÁVEL COMO SER HUMANO QUE SOU EM ERGUER A MINHA VÓZ EM FAVOR DOS ANIMAIS, TEMOS QUE NOS UNIR E POR FIM A ESTES MEIOS DE TORTURAS NESTES SERES INDEFESOS, NÃO PODEMOS MAIS NOS CALAR, AFINAL SOMOS NÓS QUE VOTAMOS E COLOCAMOS QUEM QUEREMOS QUE DIRIJA NOSSO PÁIS, TEMOS QUE MUDAR NOSSOS PENSAMENTOS E ATITUDES, SÓMENTE ATRAVÉS DE AÇÕES É QUE TEREMOS GRANDES RESULTADOS, SINTO NO CORAÇÃO UMA DOR IMENSA CADA VÊZ QUE RECEBO FOTOS E FATOS DE MAL TRATOS AOS NOSSOS BICHINHOS, VAMOS SIM…GRITAR NOSSA REVOLTA E PASSIVELMENTE CHEGARMOS A RESULTADOS POSITIVOS QUE É DAR AMOR A QUEM REALMENTE MERECE E NOS RETRIBUI SINCERAMENTE SEM PEDIR NADA EM TROCA.

  5. Edna Ronzi

    É uma absurdo temos que fechar o instituto roya já

  6. Edna Ronzi

    Feixar o instituto royal já acabar com os testes dos animais é uma crueldade

  7. Adrieny Bruna Souza Silva

    Parabéns pelo seu trabalho Luisa, fico muito feliz por existir no mundo pessoas tão sensíveis como vc q se importa com os seres vivos de uma forma geral e q não coloca o ser humano acima de tudo e tds, sua causa é linda, os animais precisam de q lute por eles dessa forma, torço para q vc tenha sucesso nessa luta e em tantas outras, eles precisam dessa proteção, e as pessoas precisam tomar consciência d q essas experiências científicas são cruéis e totalmente desumanas, vou compartilhar esse post na página do meu face pra ajudar um pouquinho nessa luta

    • VERA LUCIA OROFINO

      ESTOU COM VC LUIZA MEL.EU SOU COMO VC.AMO OS ANIMAISZINHO.DEUS TE ILUMINE,CADA VEZ MAIS,OBRIGADO,BJUS

  8. VERA LUCIA OROFINO

    POR FAVOR.PELO AMOR DE DEUS.NÃO FAÇAM MAIS TESTE NOS ANIMALZINHOS.ELES NÃO FALAM. SÓ OLHÃO COM AQUELE,OLHAR,IMPLORANDO. CUIDADO COM O CASTIGO DE DEUS.DARDA MAIS CHEGA, NÃO ESCRAVIZA.MAIS ELES. ELES SÃO MAIS HUMANOS QUE A GENTE, LEVE UM PARA CASA,E VÊ COMO A VIDA DE VCS,VÃO MUDAR, PARA MELHOR.EU IMPLOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. DEIXEM ELES VIVER.MUITO OBRIGADO,DE CORAÇÃO.EU TENHO UMA E AMO DE PAIXÃO .OK?

  9. Luis

    By The Innocent Life with Love and The Blesses of God !

    Pela Vida Inocente com amor e As Bênçãos de Deus !

  10. VERA LUCIA OROFINO

    PELO AMOR DE DEUS.ACABE COM ISSO;DEIXE OS BICHINHOS VIVEREM. EU FICO, MUITO TRISTE,E PASSO MAL,GUANDO MANDÃO.AS FOTOS.DE BICHOS,SENDO,JUDIADOS.AS LÁGRIMAS DESSEM SEM EU SENTIR, EU TENHO UMA E AMO DE PAIXÃO,ELA É TUDO PARA MIM,PENSE BEM.DEUS VAI FICAR FELIZ.ELE ESTÁ MUITO TRISTE. OK?

  11. gislene

    O texto eh perfeito .. ignorantes sao aqueles que apoiam essa pratica horrorosa com os animais indefesos…Gracas a Deus podemos lutar por eles..Perfeito Mell

  12. Lin

    Graças a Deus está aumentando o número de “humanos” responsáveis. Vamos nos unir e dar voz a estas pobres criaturinhas que sentem medo, dor!!! Meu Deus não é possível que ainda exista isto. Vamos procurar saber quais empresas usam estes testes e vamos publicar muito e boicotar o uso destas porcarias!!!!
    TEMOS QUE BOICOTAR O USO DESTES PRODUTOS!!!!! Soube que a AVON usa estes testes; não passo nem perto destas porcarias, nunca mais!!!!!

  13. silvana neves

    adorei essa materia! chega de testes em animais!!! essas pessoas devem parar de maltratar os animais!!!!!! vamos todos nos unir!!! vamos dar voz a esses animais endefessos, vamos nos unir nesta luta!! podem contar comigo para assinar o que for necessario para ajudar. amo os animais!!!! abraços fe em deus!!! silvana neves

  14. Mônica Cesário

    Nossa cura começa pela nossa alimentação, enquanto não a mudarmos, continuaremos a ficar doentes, até mesmo porquê temos prazo e dia para abandonarmos este paraíso maravilhoso que estamos transformando num inferno.Aqui poderiamos passar por dias, anos e meses sendo felizes, era só querer…bastava isso.A euforia, o histerísmo e a ambição tomou conta do governo de nosso País, por consequência, tomou o seu povo tbm, oxála num futuro próximo os seus animais tbm se rebelarão. não tardara,nos jogaremos uns contra os outros, numa cruél, doentia, sangrenta mesquinharia chamada maldade. Enquanto houver um desequilibrio no peso de nossa balança; O nosso Deus, senhor da eternidade, até o último suspiro não poupara ninguém, até que tudo seja resgatado, conforme a lei Dívina. Diz a Bíblia sagrada, que não cai um unico fio de cabelo,e nem uma folha de uma árvore sem que ELE não o saiba, Portanto, temos que tomar cuidado com os nossos gestos, nossas palavras, e pensamentos para que quando chegar o momento, não sejamos jogados no fogo da eternidade, sem chance de resgate.Luisa Mell, continue mostrando as pessoas deste planeta quem somos realmente, e do que somos capazes…

  15. Elizabeth Pardo

    Batalha dura e longa e muito difícil, com muitos mas muitos percalços mesmo, mas mantenhamos-nos na força e na fé sempre unidos,não podemos esmorecer nunca, tudo será superado e o bem triunfará. Não há dinheiro neste mundo que possa comprar a honra e a dignidade de um nobre ser humano engajado numa causa em defesa de seres que nos transmitem amor incondicional. #liberdadeaos animais

  16. Virginia moraes

    Com certeza,é somente EGO de LOUCO para continuar com essas idéias infernais, que é experimentos em animais. Acho que o ser humano precisa ser independente e saber evoluir sem destruição de nada e nem morte de ninguém, principalmente, seres que são sim usados em terapia humana de reabilitação em casos de paralisia, autismo e etc, pelo simples fato de darem aos humanos o que perderam que são os valores, o respeito e principalmente o amor. Os animais são seres peritos em dar amor, que é justamente o que falta em toda a terra. Que essa PORCARIA E NOJEIRA FECHE, E BEM FECHADO, para que seja o inicio de novos tempos, tempos mais de páz, que esse é o propósito deles estarem entre nós e com os mesmos direitos a vida, respeito e dignidade.

  17. Ana Cristina de Oliveira

    Isso tem que acabar já…demoro,é muita crueldade..ooo Brasil atrazado…

  18. katia Cristina

    Não há mais dúvida alguma, interesse financeiro, como sempre.
    excelente matéria, a luta não pode parar !!! <3

  19. Licínio da Costa André

    A OMISSÃO DOS BONS ALIMENTA O MAL QUE AVASSALA

    • Cida Jarossi

      Este holocausto tem que acabar o mais rápido possível. Não dá para entender como tem gente que acha normal. São pessoas que possivelmente nunca amaram na vida. Fim para o sacrifício deste pequenos seres que só nos dão amor, sem pedir nada em troca.

  20. Matheus

    Concordo em evoluir, acabar com os testes, buscar alternativas novas!!!
    Agora referente a penúltima pergunta, Como ser humano primitivo, gostaria de saber, respeitosamente, quais são suas fontes de energia? Ou quais as alternativas???
    Chegar no açougue e escolher um pedaço de carne é uma prova de superioridade racial tremenda!
    Para chegar a justiça das raças, tão sonhada aqui, acredito que a única solução seja voltar a selva, sem ferramentas e lutar corpo a corpo por comida e sobrevivência!
    Esquecem que só chegamos até aqui graças a inteligência e superioridade racial, gostem ou não! Caso contrário seriamos nômades até hoje, se tivéssemos o hoje!!!
    Outro ponto que não falam aqui é que, na minha humilde opinião, ter um animal para sua estimação é tão prepotente quanto. Determinar onde ele deve urinar, defecar, o que comer, qual horário comer, puxar pela coleirinha, escolher o topinho que vai na orelha, é uma grande demonstração de superioridade racial!!!
    Não sou a favor do desrespeito aos animais, muito pelo contrário!!! Só contraponho esta falácia de que devemos tratar os animais como iguais, quando todos os dias damos provas e usufruímos de nossa superioridade!!!
    Um abraço e parabéns!!!

  21. roberto

    Creio que pesquisas com animais devem parar!

  22. Eugênia Maia

    Bom dia Luisa, gostaria de poder ajudar mais nessa luta contra os testes em animais. Veja o que estava entre os posts de hoje no meu face: ABSURDO…!!! Em uma tese de doutorado publicada no site da USP, é possível observar que um dos testes comuns realizados com cães da raça beagle é a extração de alguns dentes para substituição por parafusos ou outras técnicas odontológicas. Apenas para o estudo em questão, foram mortos 5 cães com idade média de 20,4 meses. Três meses antes do início do estudo, os pré-molares superiores e inferiores dos cães foram retirados. Para iniciar a tese, 60 mini-parafusos foram colocados na maxila e na mandíbula dos cães. Já no primeiro dia, um cão foi morto e teve parte dos ossos da boca retirados para averiguar a resistência à tração que os parafusos teriam. Os ossos da boca do animal, com os parafusos, foram levados ao teste de resistência à tração. Uma máquina “puxou” estes parafusos até que eles foram retirados dos ossos. A força que a máquina precisa exercer para fazer isso é o objetivo do teste de tração.
    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23151/tde-21012009-144722/pt-br.php
    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1422547_310212095784235_1059765743_n.jpg
    Beijos.

  23. Linda Belluzzo

    Sofro demais com maus tratos a animais,admiro muito o trabalho da Luísa e muitos outros que também estão nessa jornada que Deus abençoe à todos………..bjsbjs

  24. joseane myriam

    Ótimo artigo. A matéria foi muito bem questionada e trouxe muitas informações das quais nos valeremos como subsídios em defesa da nossa causa. Portanto, se toda a sociedade perceber as reais razões que levam à esses crimes contra os animais, quem sabe, tomará atitudes mais severas e se imporá perante seus governos exigindo que eles tomem as medidas necessárias para exterminar tais práticas em quaisquer instituições. Bravo, Luisa mell…bravo ativistas…bravo defensores…bravo cientistas conscientes do seu papel na vida de todos nós, incluido-se os amados seres por nós tutelados, os animais.

  25. maria helena

    vamos unir nossos propósitos com Deus e acabar com essa judiação com os animais!!!!!!!!!!

  26. bruna

    Luisa e como fica a situação do instituto royal em porto alegre?

    • Luisa Mell

      Pela informação que temos lá não tem testes com animais. A primeira dama da cidade é das nossas!!!bj

      • Silene Barth

        Só que estão querendo tirar ela de lá pois é esposa do Prefeito Fortunati, acusado de nepotismo!

  27. Silene Barth

    Porque a PEA retirou do seu site a lista das empresas que testam em animais? Se são tão confiáveis assim, deveriam assumir e deixar de serem covardes e se responsabilizar seriamente, claro, pois a lista das empresas que não fazem testes não causarão retaliações ou outros tipos de “problemas” para eles! Isso se chama hipocrisia! E o blá blá blá do porque da retirada da lista?

    retirada

  28. Diego

    Obrigado pela matéria, preciso de embasamento para refutar os argumentos (pífios) de quem é a favor dos testes.

  29. Miguel Carqueija

    No meu entender o ser humano é superior ao animal, ontologicamente falando. Só nós escrevemos livros, por exemplo. O problema está na interpretação desta superioridade ontológica. Enquanto muitos a interpretam como dando o direito de espezinhar e exterminar as espécies animais, eu entendo que somos superiores sim, mas não para atormentar os bichos e sim para amá-los e protegê-los. Eles não podem nos proteger (salvo casos particulares como cães de guarda) por isso nós é que temos o dever de protegê-los. Se fazemos o contrário, embora superiores por natureza, tornamo-nos inferiores a eles na prática.

  30. Luanna

    Boa Tarde, através da internet achei o seu site.
    eu sou fornecedora de equipamentos acessórios descartáveis em geral e testes rápidos para veterinários. a nossa intenção também é cuidar dos animais e não mal trata-los e nem usa-los como experiencias.
    você poderia me passar algumas contatos de instituições,veterinários,clinicas entre outros onde eu possa estar entrando em contato para mostrar os meus itens para ajudar aos profissionais cuidarem melhor dos animais?
    meu contato 27-995029923