Blog Luisa Mell

Escovar ou não os dentes do seu cão? Eis a questão!

Eu confesso para vocês que nunca consegui escovar os dentes da cachorrada aqui de casa! Tentei algumas vezes, mas não consegui!!! Eles se jogavam no chão, fechavam a boca…hahaha virava uma bagunça!!! A cada seis meses eles faziam limpeza de tártaro, o que é ótimo, mas eles estão idosos e eu fico com muito medo pois para realizar tal procedimento é necessário  anestesia geral.

Por isso resolvi pesquisar bastante sobre o assunto, entrevistando veterinário, adestrador  e donos que escovam! Bom o Dr. Maurico foi enfático em falar que é preciso escovar os dentes TODOS OS DIAS!!!! O ideal, segundo o Dr. é realizar a escovação desde filhote (desde o inicio do aparecimento dos dentes).

1) Escovar os dentes é preciso? Por que?

– Todos os donos devem escovar os dentes dos seus animais, já que os alimentos se acumulam entre os dentes, predispondo à formação de placa bacteriana e tártaro, mal hálito, salivação excessiva e perda dos dentes.

2) Eu nunca escovei os dentes do meu cachorro, posso começar agora?

– Antes de iniciar a escovação é indicado levar seu cão ou gato para uma avaliação do médico veterinário. Porém, nunca é tarde para começar. Mesmo que você nunca tenha escovado, iniciar a escovação previne a evolução da doença.

Amigos queridos, se vcs assim como eu NUNCA escovaram os dentes dos seus amigos, NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR. Vamos tentar junto comigo?

blogdomarley 150

BOM, NUNCA, JAMAIS, USEM PASTAS DE DENTES  HUMANA!!! SEU CACHORRO PODE SER INTOXICADO!!! Pode desenvolver uma gastrite, entre outras coisas.

3) Como escolher a escova de dentes e a pasta???

– As pastas de dentes devem ser de uso exclusivamente  veterinário. Não devemos usar pastas humanas. Existem escovas de dentes específicas para cães, que apresentam cerdas macias e tamanhos apropriados. As “dedeiras”  também podem ser utilizadas e  podem facilitar a escovação.

blogdomarley 146

4)Quantas vezes por dia temos que escovar?

– O ideal seria que a escovação fosse realizada diariamente, por um período de 15 minutos.

5) Pode ser algumas por semana? Quantas no mínimo?

– O ideal realmente é escovação diária, porém escovar uma vez por semana, é melhor do que nada.

 6) O cachorro pode comer a pasta?

– Sim, todas as pastas de uso veterinário são formuladas para que o cão possa engolir, sem causar nenhum dano.

Dr. Pet

Alexandre Rossi (Dr. Pet) e Estopinha

Amigos reparem na diferença da estopinha escovando os dentes, parecendo uma lady, e do Marley jogado no chão hahahah

Bom, amigos, como é bem complicado escovar, pedi algumas dicas para o adestrador e zootecnista Alexandre Rossi, o Dr pet.

1- Compre uma pasta gostosa. Gostosa para o cachorro, não para você! Muitas pessoas estranham pasta com gosto de carne e preferem uma de menta. Mas certamente para seu cachorro é melhor a com gosto de comida.

2-Prepare-se para perder várias escovas! No começo eles vão querer brincar com a escova e acabarão mordendo.

3- Para começar use dedeiras e lambuze na pasta com sabor gostoso.

Let’s try?

blogdomarley 133

Resolvi tirar algumas dúvidas sobre tártaro tb! a seguir as respostas do Dr. Mauricio.

A limpeza de tartaro é indicada para todos os cachorros?

“Indica-se uma avaliação anual com o médico veterinário, para que ele avalie a real necessidade de realizar a limpeza de tártaro… Com certeza em uma determinada epoca da sua vida, ele irá precisar realizar esse procedimento…

A limpeza de tártaro ou tratamento periodontal é indicada para os cães que já apresentam tártaro, já que o mesmo pode predispor outras doenças, além de doer e incomodar o animal na hora da alimentação.”

Tem algum petisco que ajude????

“Existem petiscos específicos para cães que podem ajudar na prevenção do tártaro… Depois que o tártaro ja se formou, apenas o tratamento periodontal irá remover… Depois de realizado o tratamento, esses petiscos irão ajudar a prevenir a  formação de placa bacteriana, e, consequentemente, a formação de tartáro. . Procure o seu médico veterinário para prescrever os produtos de escovação, prevenção e indicar ou não o tratamento periodontal (limpeza de tartáro).”

“Dr Maurício Zago Flocke é médico veterinário especialista em clínica médica de pequenos animais e agenda consultas através do email [email protected]

Maurício Zago Flocke
Médico Veterinário
CRMV-SP 19864

Postado por
Data
30 abril, 2013
Categoria
Comentários
57 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

57 Comentário:Escovar ou não os dentes do seu cão? Eis a questão!

  1. carlos luiz miguel

    Gostei Muito Desse Teu Post Luiza Mel Me Ajudou Bastante

  2. Pablo Casas

    Adorei o post!!!

  3. Pablo Casas

    Amei!!!

  4. Lucia Manoel

    Parabéns! Adorei as dicas .Será um sucesso.

  5. Sandra

    Amei!!!!!!!!

  6. marinalva lima de souza

    Adorei seu post, estava ansiosa esperando, parabéns e muito sucesso.

  7. Ofélia Rosa da Cunha

    Vou repassar para amigos que moram em apartamento. Obrigada

  8. Ofélia Rosa da Cunha

    Obrigada.

  9. Daiani

    Adorei o post, não é uma missão fácil imagine para mim que tenho dois felinos.

  10. bruna brito de moura

    adorei você é d+ luisa adoro suas atitudes bjsss

  11. Joyce dos Santos

    Adorei o post , faço a escovação diária da minha cachorrinha , mas no começo garanto não é fácil tem que ter persistência .

  12. Luciana costa

    Amei, só falta o programa na TV!!!!!!

  13. andréa melo

    Bob Esponja , poodle que vai fz 9 anos em junho, escova os dentes quase todos os dias desde filhote. Adotei uma vira- lata (SRD) , e ela tb escova . A veterinária fc encantada e disse que nc viu isto . Resultado: nc tiveram 1 gripe , saudáveis, felizes e com a boca cheirosa . Aconselho a todos reservarem alguns minutos no fim da tarde e escovar !!!

  14. Gabriela

    Luisa adorei o post, mas tbm vou te confessar que eu nunca consegui escovar os dentes da Luli (poodle de 2 anos e 9 meses), e tenho muito medo da limpeza de tartaro, pois minha filha tem colapso de traqueia, e poderia haver complicações na limpeza.
    Então comecei a usar um produto chamado Plaque Off (da inovet), é um pó de algas que vc colocar 1 vez por dia na ração no seu finho, ja estou usando a 3 semanas e a melhora é visível.

    Eu recomendo o uso.
    Beeijos

  15. Erika Freitas

    Muito bom, a Melody fez o tratamento no ano passado, pq ela precisou fazer uma cirurgia, e a gente aproveitou para fazer a limpeza nos dentes. Porém ela tem 13 aninhos, e nunca fui de escovar os dentes, será q ainda tem jeito?

  16. nilmalopesdacruz

    eu adorei saber,pois ja tinha feito antes ,e meu marido ria de mim.

  17. nilmalopesdacruz

    olha eu amei ,pois ja fazia isso ,e meu marido ria de mim.

  18. Sol

    Excelentes dicas. Não tenho cachorros por falta de espaço, mas sim vários gatos. Essas dicas também valem para os felinos?

  19. mariapassos

    eu nunca escovei mais agora vou tentar

  20. mariapassos

    eu amo os animais tenho 3 cachoros so nunca escovei os dentes deles

  21. Carolina Stern

    Minha Labradora tem 3 anos e toda vez que vai a qualquer Pet as pessoas ficam encantadas com pode ter um dente tão limpo e branco. Eu nunca escovei! Porem ela só se alimenta de ração da melhor qualidade e desde filhote como muitos ossos e petiscos para prevenir o tartáro.

  22. Elton

    Meu falecido Leãozinho teve tumor na boca 2 vezes, fez cirurgia de remoção, perdeu 3 dentes e tinha ficado um buraquinho entre o o osso que separa as vias respiratórias da boca. Ele tinha problemas com tartaro, e o veterinário recomendou a escovação 1 vez ao dia. Como ele já havia feito 2 cirurgias, e antes uma limpeza de tartaro e estar com quase 10 anos na época, foi recomendado isso para evitar doenças e outra remoção de tartaro. Eu usava uma gase com a pasta própria que era sabor carne, e o resultado estava sendo muito bom…

  23. Vera Lucia Priesnitz Segretti

    Eu não escovo os dentes das minhas vira latas, mas inclui na alimentação delas, maça, cenoura, pepino e outros legumes que deixam sempre branquinhos, a minha pequena tem 9 anos e os veterinários que veem perguntam o que eu faço pra mante-los assim,e o segredo é isso, legumes em pedaços e crus.

  24. Karine Freitas

    Que linda a sua atitude em tudo! Amo os animais em especial os cachorros assim como vc! Parabéns Luisa!

  25. martinha vilas boas

    adorei a matéria sobre limpeza dos dentes dos animais

  26. BaBi Lopes

    Minha Paçoca vai fazer 7 meses amanhã, dia 21 de maio, e desde que a adotei escova os dentes! Ela não gosta muito, assim como também não é chegada a um bom banho, mas os cuidados com a saúde da nossa princesinha de amendoim são sempre providenciados, e mesmo que ela não deixe escovamos mesmo os dentinhos dela aqui em casa.

  27. Na

    Olá! Tenho uma pinscher que dá um trabalhão para que consigamos fazer qualquer tipo de coisa com ela (por roupa, tirar roupa, dar remédio, etc.) nesses casos, com o tempo, o cachorro acostuma ou é melhor levar ao veterinário para fazer a limpeza com anestesia, para evitar o stress dela e meu rsrsrsrs…???

  28. Nathalia Canijo

    Adorei essa postagem, eu escovo o dente do meu filhote todos os dias antes dele dormir, uso a escovinha de dedo porque a outra ele não deixa eu enfiar na boca de jeito nenhum.

  29. Solange

    Adorei! O meu é um labrador de 12 anos… pior que criança, mas é adorável! Tentei escovar uma vez, mas não consegui, ele queria comer a escova. Quem sabe agora, ele está ,ais tranquilo.

  30. Sirlene Santana

    Nossa esses comentários vieram muito a calhar,pois seria neste mês que minha Any (poodle)de 5 anos teria que fazer a remoção de tártaro,faço todo ano,e estou decidida a não fazer dessa vez devido a anestesia que sempre me deixa mto tensa!resolvi escovar com a dica que a Gabriela deu de usar o Plaque na comida…vou sair agora para comprar!!!agradeço a todos por postarem aqui as suas experiências,isso é maravilhoso!!!valew Luiza Mel,vc é uma querida!!! bjks

  31. nita.barbosa

    Achei muito interessante vou compra para fazer a escovação

  32. ana

    eu faço isso sempre, vou tentar fazer todos os dias agora, mais meu caezinhos ñ gostam de escovar os dentes, rs

  33. Leandro Bernardes

    Realmente é muito importante a escovação dos dentes dos cães. Meu cachorro desenvolveu uma gengivite por falta de escovação.

  34. Manú

    Adorei a matéria! Minha cachorrinha fará 16 anos em setembro, e no final do ano teve que remover o tártaro pela 1ª vez. Pela idade teve que fazer alguns exames por causa da anestesia. Verificaram um problema no fígado que foi tratado e então liberado o procedimento com anestesia inalatória. Quase morri ao vê-la apagada com a anestesia. Mas graças à Deus agora está td bem! Ela é mt arisca e não tem mt paciência para deixar escovar seus dentes, ela até deixa mas por pouco tempo. Dou maçã e cenoura crua pra ela roer com frequência.

  35. Mirian

    Querida Luiza,
    Incrível, esta semana acabamos de passar por problemas com nosso ‘cachorrão’, que já tem 13 anos. Um chow chow cheio de vontades, mas que, por desconhecimento nunca haviamos feito a escovação. Semana passada fez a remoção do tártaro e teve sim, que tomar anestesia geral. Ficamos muito preocupados mas tudo correu bem.
    Ele está todo feliz e como escovar dentes, a estas alturas vai ser um pouco impossível, o veterinário receitou além dos petiscos, uma solução que contém cloro, para colocar na água. Mas tudo com dosagem certa para não dar problemas.
    um beijo, parabéns pelo blog!

  36. Eliane Ferreira

    Amei todas as dicas, tenho três cães e dois estão com tártaro, a Minnie uma Poodle tem 8 anos e o Panda 10, a Minnie eu escovava sempre, mais mesmo assim formou o tártaro, e o Panda confesso que nunca consegui escovar porque ele morde, não gosta, só acho que o procedimento de limpeza deveria ser mais em conta, para que todos tivessem o direito de cuidar dos seus animais, desculpem só foi um desabafo, não estou fazendo críticas, amo esse blog, sempre aprendo mais com ele…..

  37. Silmara Talarico

    É muito saber dessas coisas e mais ainda pratica-las. Os meus fazem como o Marley, mas vou tentar mais vezes kkkkk
    E antes de mais nada, parabéns pelo Blog e continue na luta. Obrigada!

    • Luisa Mell

      oi querida1 Obrigada pelo carinho!É realmente complicado o começo, mas vale a pena!bjbjbj

  38. Monica Maria

    Excelente iniciativa de Luiza,em dividir conosco um tema tão importante como esse, com dúvidas bem comuns e uma linguagem simples.
    Como sempre você acertou, o seu blog está maravilhoso e lhe desejo muito sucesso!

    • Luisa Mell

      Q bom que gostou! Fique a vontade para sugerir temas tb! bjbjbj

  39. Cinthia Alves

    Luisa, eu faço isso com a minha Cocker desde dos 4 meses. No inicio foi complicado por ser filhote, mas agora ela aceita e fica quieta pra escovar. Parece até saber que é para o seu bem. Parabéns pelo site…Estou acompanhando sempre.
    Beijos

  40. maria elizabeth boura pereira

    eu sempre escovei os dentes do meu cocker, ai há um tempo atras devido a problemas comigo e com ele, teve q ser castrado, pois estava c tumor de prostata, depois teve inf urinaria, deixei de lado, Quando ele era mais novo fez uma limpesa e melhorou muito agora esta com aquele “bafinho” e eu n tenho escovado mais os dentes dele , tenho vontade de levar para o veterinario tirar,mas ele já esta com13 anos e inclusive já n consegue enxergar das duas vistas. O veterinario dele pediu p dar osso suino q tiraria o tártaro, duvidas: devo tentar esvovação ?? anestesia p tartaro?? me ajudem obrigada.

  41. Marisa Orbelli

    Olá Luisa
    Meu Guinho tem 7 anos é extremamente bravo e por esse motivo até o ano passado não conseguia escovar seus dentes, mas em julho de 2012 ele fez profilaxia por causa da gengivite e depois disso resolvi ir a luta, confesso que foi muito difícil, no começo fui condicionando-o com a focinheira e hoje, quase um ano depois a escovação é um hábito diário e feliz, ele já acostumou que depois do jantar é hora de escovar os dentinhos e dormir! Recomendo a todos que não desistam de tentar, o processo é lento, difícil mas vale muito a pena!

  42. Socks

    Obrigado pelo mimo! Obrigado por passar o tempo falando sobre isso. Eu sinto fortemente sobre isso e realmente gosto de ler mais sobre este assunto. Suits

  43. Sarah Dias

    adorei, tem alguma técnica pra dentinhos de gato? tem pastinha com gosto de menta ? Meu filho mais novo , Muffin é louco por menta , seria mais fácil.

  44. Marluce Santos

    Eu sofro sempre que vou escovar os dentes da Sofia e do Théo. Antes era pior, era só eu pegar a escova e o creme dental veterinário, que eles fugiam como o diabo da cruz… (rsrsrs) O Théo é mais acostumado, mas mesmo assim ele ainda se debate um pouco. Mas a Sofia me dá uma canseira que acabo a escovação exausta, deixo sempre ela por último (rsrs). Por enquanto só escovo os dentes deles dois dias sim e um dia não. Como eles comem ração de ótima qualidade, os dentes não sofrem tanto, mas ainda assim é preciso escová-los sempre.
    Amei a matéria, bem interessante. Adorei o drama do Marley (kkkkk), lindo demais!

  45. O Cachorreiro

    Fico surpreso com artigos como este. E tenho lido muitas coisas assim ultimamente. Petshops têm oferecido pastas e escovas de dentes para cães e há até veterinários que recomendam escovar os dentes do animal. Isso para mim não faz sentido. Para entender os cachorros, temos que observar os lobos, que são seus antepassados. Lobos vivem na natureza, se alimentam de forma natural e vivem bem sem precisar de utensílios humanos para a higiene bucal. Meu cão tem quase seis anos, tem os dentes brancos e limpos e nunca usou escova de dente. Nem mesmo esses sticks industrializados, que prometem limpar os dentes, ele conheceu. Seus dentes são limpos de forma natural: roendo osso. Ele roe tanto ossos de boi como “ossos” feitos de couro. Ele se diverte roendo, estimulando um dos seus instintos naturais, e limpa os dentes. De vez em quando pode ser necessário ir ao veterinário para remover tártaros, mas talvez nem isso seja necessário se o cão receber a alimentação correta. O cão nunca deve comer alimentos com açúcar, pois isso, além de poder causar problemas sérios como diabete, pode provocar cáries no cão. Dê osso para roer e alimente seu cão da forma mais natural e saudável possível e ele não precisará jamais de uma escova de dente.

  46. Marcelo Castro

    Primeiramente gostaria de parabenizar à todas as pessoas que dedicam parte do seu tempo ou integralmente na defesa dos que não tem voz. Gostaria tbm de dizer que por inúmeras vezes vejo maus tratos à animais pelas ruas ou até mesmo em residências, já que tenho muito acesso à esses locais por causa do meu trabalho. Por inúmeras vezes tentei denunciar, mas me parece em vão, pois não existe um órgão específico onde essas denúncias possam ser feitas e efetivamente os responsáveis por maus tratos punidos. Então gostaria de saber onde e como posso denunciar, para que se tenha certeza de que os denunciados sejam realmente punidos. Muito obrigado e aguardo uma resposta.

  47. CREUSA PASQUALIN

    URGENTE
    Minha cachorrinha tem 16 anos(Fox Paulistinha) com certeza ela está com dores nos dentinho! 0 que fazer até água ela está deixando de beber… pode dar anestesia?

  48. marta lucia

    tenho um basset honnd de 8 anos que esta com bastante tartaro escovo os dentes dele com pasta infantil ele nao gosta fica tossindo o tenpo todo.

  49. Isabela Colombo

    Tenho 3 machos, nenhum deles foi acostumados a escovação, um SRD está com 12 anos já e mesmo assim não deixa, e dois poodle que também não deixa escovar; só que também estou sem condições financeiras de leva-los ao veterinário para a limpeza . :/

  50. HELENA ROMARIZ

    LUISA MELL…POR FAVOR VOLTA PRA TV!!ADORAVA SEU PROGRAMA..PARABÉNS PELA DEDICAÇÁO!

  51. mulberry hobo bag

    goooooooooood quality !!!!!! very very very happy for my order ! very satisfied ! the shoes fits amazing and very conferrable ! the shoes exactly like in picture ! There were some small scratches on the front but not something huge ..
    mulberry hobo bag http://www.caserma-carina.co.uk/images/mulberry/mulberry-handbags-outlet.html

  52. lalai rangel

    adorei o post gostei muito

  53. Evelyn

    Olá Luisa, lhe convido a conhecer nossos produtos 100% naturais para limpeza oral dos animais de estimação. Seguros, orgânicos e efetivos, segundos que fazem toda a diferença. Produtos 100% garantidos, importados dos EUA. Venha para a Petzlife.
    http://www.petzlife.com.br

    • Luisa Mell

      Consegue mandar para mim? Para o escritório do site?
      bjbj