Blog Luisa Mell

Linda e Paul Mccartney. A história de amor que transformou o eterno beatle em um dos maiores ativistas da causa animal de todos os tempos.

Amigos, não é de hj meu amor pela família McCartney. Já contei para vcs que qd encontrei Paul Mccartney em um restaurante vegan em NY, quase morri de emoção. Além de ser um dos maiores músicos de todos os tempos, o ex- beatle Paul é um dos maiores ativista da  causa animal do mundo!! Sua filha, a badalada estilista Stella Mccartney vem fazendo a diferença no mundo da moda, com criações que conquistaram os fashionistas  sem derramar uma gota de sangue de nenhum animal, ela vem mostrando que chic mersmo é ter ética e respeito.

Bom, mas vcs sabem como começou este ativismo da família Mccartney? Conheçam agora a linda história de amor de Paul e Linda, e sua enorme contribuição para a causa animal! Em um texto sensacional da nossa nova colunista Isabella Franchini

linda1

 

 

Linda do bem

* Por Isabella Franchini

 

Paul McCartney, um dos maiores ícones da música, é também ferrenho ativista contra o consumo de carnes. Sua filha, a brilhante estilista Stella McCartney, dispensa produtos de origem animal em suas coleções. Nessa família de prodígios, não podemos nos esquecer de Linda.

 

O ano era 1967. O álbum, Sgt.Pepper’s. “Oi, meu nome é Paul. Quem é você?”, disse ninguém menos que o então Beatles astro intergaláctico Paul McCartney à americana Linda Louise, fotógrafa da revista Rolling Stone, durante uma apresentação de George Fame, em Londres. Pouco mais de um ano depois, os dois estavam casados, à espera da primeira filha deles, Mary. Paul e Linda viveram um romance desses de filmes da Disney até a morte dela, em 1998, em decorrência de câncer de mama.

linda7

Ao se casar com uma das maiores celebridades mundiais da época, Linda poderia ter sido ofuscada pelo marido. Não foi o caso. Ela deu continuidade à sua bem sucedida carreira como fotógrafa, aprendeu a tocar teclado e integrou o Wings, banda que Paul criou após o rompimento dos Beatles. Mas a americana não parou por aí: Linda se tornou uma das mais célebres ativistas dos direitos animais, deixando seu nome marcado na história do vegetarianismo.

linda3

Em meados da década de 1970, durante um almoço nos McCartney (em que o prato principal era cordeiro),  as crianças do casal,Heather – fruto do primeiro casamento de Linda – Mary,  Stella e James,conversavam sobre os filhotes de carneirinhos que passeavam alegremente pelo jardim. Foi nesse momento, conta Paul, que ele e a esposa se deram conta (com horror) de que em seus pratos se encontrava algum membro da família daqueles animaizinhos, sobre os quais seus filhos falavam.

linda 2

Desde então, Linda – que nunca escondera sua paixão pelos animais –, com o apoio do marido, passou a defender abertamente sua causa: a do tratamento digno aos animais. Em uma época em que muito pouco se preocupava com a sustentabilidade (o termo tampouco havia sido cunhado!) e com o bem-estar animal, Linda tomou as rédeas. Passou a difundir o vegetarianismo, tentando convencer as pessoas a abandonar o consumo de carnes – revelando, além de sua humanidade,uma coragem incríveljá que, com isso, comprou briga com os influentes criadores de gado e  com a indústria frigorífica.

Linda5

 

“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós vamos nos sentir melhores conosco e melhores com os animais, sabendo que não contribuímos para o sofrimento deles.”
Paul e Linda McCartney

 

Em 1989, para provar que era possível alimentar-se de maneira saudável, saborosa e sem crueldade, a fotógrafa publicou um livro de culinária vegetariana, o Linda McCartney’s Home Cooking (“Comida caseira de Linda McCartney”, em português), que logo virou febre entre as cozinheiras antenadas. No prefácio do livro, Linda escreveu: “Quando você se torna vegetariano, significa que animalalgum morrerá para estar no seu prato”. No total, publicou 3 livros com receitas vegetarianas.

Mas Linda não se deu por satisfeita. Motivada por seu amor aos animais, ela se lançou, em 1991, no mercado de comidas congeladas. Segundo Paul, o objetivo da mulher com o empreendimentoera única e exclusivamente salvar a vida dos animais, aos quais a sociedade continuava a impetrar grandes sofrimentos. O negócio foi tão exitoso que rendeu uma grande fortuna à sua já bem sucedida criadora. Até os dias de hoje, o Linda McCartney Foods serve pratos livres de sofrimento animal e de vegetais transgênicos aos habitantes do Reino Unido.

Dentre as diversas carreiras de Linda, a de defensora dos animais certamente foi uma das mais relevantes. Ela participou ativamente de  organizações como o PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em português), oThe Council for Protectionof Rural England (atualmente “Campanha para Proteger a Inglaterra Rural”) e oFriendsof Earth (Amigos da Terra).  Foi patrona da LeagueAgainst Cruel Sports(Liga Contra Esportes Cruéis)  e lutou contra o uso de peles com a ONG britânica Lynx (que em português significa “lince”).

linda4

Com a morte de Linda McCartney, o mundo perdeu uma grande ativista dos direitos dos animais. Mas a causa  pela qual Linda sempre batalhou permanece viva,pelas ações de Paul e os filhos, que continuam a promover o bem estar animal.

Que o legado do bem que Linda deixou continue a inspirar diversas gerações, até o dia em que sofrimento animal  seja parte do passado –  como ela sempre sonhou.

linda6

 

 

 

Para saber mais, acesse:

www.lindamccartney.com

www.lindamccartneyfoods.co.uk

 

 

* Isabella Franchini é jornalista, formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Letras pela USP. Atualmente, faz mestrado no Instituto de Relações Internacionais da USP. É mãe da Lizzie, uma gata de rua que é uma princesa, e do Dudu, o cachorrinho mais bonzinho do universo.

 

 

Postado por
Data
4 outubro, 2013
Categoria
Comentários
12 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentário:Linda e Paul Mccartney. A história de amor que transformou o eterno beatle em um dos maiores ativistas da causa animal de todos os tempos.

  1. sueli garozzo de sobral

    Como faço pra te mostrar a situação de um cachorro daqui da minh a cidade? É cruel a situação dele!

  2. Ana Lúcia Salles do Amaral

    Maravilhoso texto, essa história não pode ser esquecida.
    E viva os animais!

  3. Ana Lúcia Salles do Amaral

    Maravilhoso texto, essa história não pode ser esquecida.
    E viva os animais!

  4. Ana Lúcia Salles do Amaral

    Sempre gostei de Paul MacCartney e sabia que ele vivia muito feliz com Linda e seus filhos, mas agora gosto mais ainda pelo que ele faz pelos animais.
    Linda foi um ser humano especial e Stella está continuando sua obra.

  5. livia franchini

    Lindos: Linda MacCartney, Paul MacCartney, Luisa Mell, Isabella Franchini…pessoas assim, fazem um mundo melhor…amor, coragem, abnegação,desprendimento, solidariedade…precisamos de vcs…o mundo precisa de vcs…

  6. Patrícia Salmim

    LUIZA MEL POR FAVOR LEIA!!!

    Sei que vc ama os animais, eu tb, por isso estou te escrevendo, pq quem sabe vc que tem um blog, tenha mais força que eu para tentar fazer alguma coisa a mais, para divulgar essas três infelizes, numa sessão de tortura contra um lindo filhotinho, até a morte! Eu tenho uma vira-lata de 9 meses que amo de paixão e não consegui ver esse vídeo maldito até o final, de qq forma estou deixando-o aqui para vc…
    https://www.facebook.com/photo.php?v=532368300177815&set=vb.100002139496788&type=2&theater

    ESPERO QUE VC POSSA FAZER ALGUMA COISA…

  7. Gilceia Guimaraes de Siqueira

    Amei.Amo quem ama os animais

  8. Silvana

    Esse casal é tudo de bom,amo os dois.Exemplo de caráter,ética e respeito à vida.

  9. Fatima

    Lindíssima história de vida. Ela partiu mas deixou seu legado para a humanidade. O trabalho de Stella é o mais chique no mundo da moda pois não causa sofrimentos aos nossos irmãozinhos. Espero que chegue o dia em que os animais não sofram nenhum tipo de violência por causa de hábitos tão primitivos. Parabéns, Luisa pelo seu trabalho incansável,amor e dedicação à causa animal. Sou sua fã.

  10. Claudete Santos

    LInda história! Se todos pensassem assim o mundo seria muito melhor! Se existissem mais pessoas como eles, o nossos animais estariam salvos. Pena que nem todos pensem assim. Eu não conhecia esse lado do Paul McCartney e Linda! Eles tem todo o meu respeito e admiração! <3

  11. Regina Lauand

    adorei o texto! Tao bom conhecer melhor a historia e o exemplo destas pessoas que fizeram a diferenca! parabens A TODOS que lutam pela causa animal!

  12. Jane Greice

    Não conhecia a história, fiquei encantada. Estamos vendo que esse trabalho continua e vai crescer ainda mais com essas divulgações. Parabéns, pelo texto, e por nos dá a oportunidade de conhecer lindas e importantes atitudes como a de Linda, Luisa Mell e Isabella Francchini e de milhares de pessoas que pensam como elas.