Blog Luisa Mell

Música para animais? Seu bichinho anda estressado, fica muito sozinho, é hiperativo?? Uma boa música pode ajudar! Confira a entrevista com Margrit Coates, autoridade mundial em terapia para animais.

 

Oi amigos! Já imaginaram a cena: vc saindo para trabalhar, mas antes ligando o som para deixar seus peludos mais calmos? Será que funciona? Será que existem músicas que deixam nosso animal mais estressado e outras que acalmam?

 

Música para suas orelhinhas

musica2

 

* Por Isabella Franchini

Acredite, Beethoven pode ajudar a acalmar os nervos do seu peludo.

 

Você acordou atrasado, não encontrou a camisa que queria vestir. No minuto em que colocou os pés na rua, São Pedro resolveu mandar aquele aguaceiro que mais parecia o dilúvio final (e você esqueceu o guarda chuva!). Vinte minutos depois, feito um pato molhado, você se espreme para entrar no ônibus (não tem lugar pra sentar, obviamente). A pessoa que está ao seu lado insiste em pisar no seu pé, e você tem vontade de chorar só de se lembrar do chefe chato que o aguarda no escritório. Oh, céus, o dia mal começou!Estressado, você coloca os fones de ouvido. É como se o sol voltasse a brilhar, você se acalma. Está tocando sua música favorita!

Quantas vezes nós passamos por experiências assim, em que a música parece carregar para beeeeem longe todos os nossos problemas, abraçando-nos com sua melodia? Com seu animal não é diferente. Assim como o é para nós, uma boa música pode ser um excelente aliado para nossos amigos de quatro patas.

Há uma série de estudos científicos que demonstram os poderes da música sobre o cérebro humano. A música acalma os nervos, alivia o estresse, emociona, alegra… Por outro lado, determinados gêneros musicais podem causar irritabilidade e desconforto.

A mesma regra vale para os animais. Por ter audição mais aguçada que a nossa, cães e gatos são bastante sensíveis a estímulos sonoros. Para entender melhor como a música é percebida por seu peludo e qual é o melhor repertório para ele, convidamosMargrit Coates, autoridade mundial em terapias naturais para animais, para falar sobre o assunto. Margrit é autora de dois livros, HandsonHealing for Pets (algo como “Mãos na cura para animais de estimação”, título ainda não disponível no Brasil)e Healing for Horses (“Cura para cavalos”, sem tradução para o português) e mantém uma coluna intitulada “Canto do animal” no jornal britânico Daily Mail. Além disso, ela é a organizadora de dois CDs de músicas instrumentais relaxantes desenvolvidas especialmente para animais. Seu CD “Music for Pets” está disponível para venda no Brasil, podendo ser encontrado em pet shops e lojas especializadas.

musica3

Confira a entrevista exclusiva que Margrit concedeu ao nosso blog:

Blog Luisa Mell: Margrit,a música realmente faz diferença para os animais?
Margrit Coates: Sim, faz diferença. O primeiro CD com músicas especialmente destinadas a animais que organizei (chamado “AnimalHealing” – “Cura Animal”) foi o resultado de dois anos de pesquisa destinadas a entender os efeitos de músicas nos cães.A pesquisa foi conduzida pela Queens University Belfast, na Irlanda do Norte, com mais de 1000 cães que viviam em abrigos. Os pesquisadores observaram que com certos tipos de música – grunge e heavy metal, por exemplo – os cães latiam mais e se tornavam menos sociáveis. Já com música clássica, o resultado foi menos latidos e cães mais sociáveis. Há casos de  produtores de leite que colocam música clássica para suas vacas ouvirem e, assim, obtêm ganhos de produção.

Mas é importante lembrar que a música deve ser adequada, caso contrário o efeito obtido será oposto ao desejado.

Por essa razão eu desenvolvi meus CDs, para que as pessoas pudessem tocá-los com a certeza de que aquela música trará uma experiência terapêutica e relaxante a seus animais.

O Music for Pets é o segundo CD do gênero que organizei.

Blog Luisa Mell: Música é recomendável para todos os animais, de todas as personalidades?

 Margrit Coates:Eu recomendo meus CDs de músicas relaxantes para todos os tipos de animais de estimação e cavalos. Elas podem ser tocadas a qualquer momento.

Blog Luisa Mell: De acordo com sua experiência, quais vantagens a música pode trazer para os animais?

Margrit Coates:Abrigos de animais e clínicas veterinárias têm usado meus CDs para ajudar a acalmar os animais e seus donos. Tem gente que os colocam para tocar quando têm de sair de casa e deixar o animal sozinho, ou ainda para ajudar a relaxar um novo animal de estimação. Também há pessoas que gostam de curtir seus bichinhos e de ter bons momentos na companhia deles,ouvindo as músicas.

musica4

 

Blog Luisa Mell: Animais de estimação gostam de todos os gêneros musicais?

Margrit Coates:Comprovou-se por pesquisas que gêneros como heavy metal, grunge e rock podem deixar os animais mais ansiosos.

Blog Luisa Mell:A música tem alguma contradição para animais de estimação?

Margrit Coates:Animais são mais sensíveis aos sons que os seres humanos. Por isso, se a música for muito alta, ela deixará o animal angustiado, não sendo, nesse caso, benéfica para a saúde deles.

musica1

 

*Isabella Franchini é jornalista. É mãe da Lizzie, uma gata de rua que é uma princesa, e do Dudu, o cachorrinho mais bonzinho do mundo.

 

E vc querido leitor/leitora, já colocou algum tipo de música para seu peludo? Conte nos sua experiência!

bjbjbj

Postado por
Data
8 outubro, 2013
Categoria
Comentários
15 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentário:Música para animais? Seu bichinho anda estressado, fica muito sozinho, é hiperativo?? Uma boa música pode ajudar! Confira a entrevista com Margrit Coates, autoridade mundial em terapia para animais.

  1. Vanise

    Eu sempre deixei o rádio ligado para meus cães, desde que eles eram filhotes. Sempre acreditei que faz com q eles não se sintam sozinhos. Não sei se adianta, mas já faço isso há 10 anos.

  2. gláu Muchau

    Como faço para comprar esses cds minhas meus filhos peludos ficam extressados quando saio de casa

  3. Lucimara Medina

    Boa dica! vou deixar o radio ligado….. ja deixei a tv mas nao resolveu! A Lua esta estranhando muito o ap novo e quando saio late e chora muito….. to desesperada!!!

  4. Gabriela

    Costumo tocar violão na companhia de meu irmãozinho Nick.. Repertorio passa de Legião Urbana a Charlie Brown.. Ele fica bem tranquilo nesses momentos.

  5. Clery

    Posso afirmar que isso funciona de verdade,pois descobri os Cds (Relaxing your Dog 1 e 2)que fazem milagre!Toda vez que os coloco,minhas filhas da raça maltês que só tem um ano e são super agitadas,começam logo a prestar atenção e dormem.Chegam a roncar.Verdade!

    • Clery

      Clery

      Posso afirmar que isso funciona de verdade,pois descobri os Cds (Relaxing your Dog 1 e 2)que fazem milagre!Toda vez que os coloco,minhas filhas da raça maltês que só tem um ano e são super agitadas,começam logo a prestar atenção e dormem.Chegam a roncar.Verdade!

  6. Carol Oliveira

    Coitado do meu cachorro, é por isso que ele só vive stressado, o coitadinho só ouve Heavy Metal!!!! Tenho que mudar o estilo musical hehehehe.

  7. Sueli

    sempre deixe música tocando quando ia trabalhar, e meus amores sempre foram calminhos, isso é até eu chegar…..pq. depois virava uma festa geral, a maior bagunça, maior alegria, eu e eles.

  8. Simony

    Adorei saber disso, pois minha cachorra fica muito tempo sozinha. Por ser beagle é muito agitada, vou tentar.

  9. Helena

    Olha eu cuido de cães a 40 anos e desde sempre coloco música em casa quando saio, e quando estou em casa sempre fico ouvindo músicas, gosto muito de mantras, músicas relaxante e quando um novo cachorro chega ele já entra no mesmo esquema. Eles sempre ficam nitidamente mais calmos e, serenos.Tenho um caso interessante pra contar pra voces, tenho um cãozinho que veio pra mim com um mês de vida, não sabíamos de que nome chamá-lo, então cada um da família escreveu um nome para sortearmos, e o sorteado foi Toddy, porém quando ele ouvia Mozart corria para perto do som e ficava ali ouvindo até terminar a música, e se levantava imediatamente ao termino da música isso aconteceu algumas vezes então o nome dele foi mudado para Mozart, meu poodle de 10 anos.Grde abraço a todos

  10. Daiana

    tenho uma gatinha, e deixo a tv ligada pra ela quando saio pra trabalhar, mas vou providenciar musica pra experimentar!!!!

  11. sandra

    Eu sempre quando saio de casa deixo meus peludos acompanhados por um rádio ligado em músicas que elevam, total tranquilidade!!!!!!!

  12. Bruna Dawes

    Tenho experiencia própria que funciona, minha cachorra passou alguns meses sozinha em casa quando eu saia e ela ficava choramingando, passei a deixar musica baixa e bem calminha e ela parou de choramingar já no primeiro dia e estava dormindo quando chegava. Então é uma ótima dica pra quem mora sozinho com seu bichinho 🙂
    onde posso encontrar esse CD?

    • Suely Bischoff Machado de Oliveira

      olá.Meus 8 peludos felinos, adotados, vivem comigo em uma pequena chacara em Atibaia, ouvem Beethoven e outros quando saio.A musica especialmente a erudita, acalma muito e eles não se sentem sós.Tem gente que diz que sou maluca, pode? Mas continuo a deixar musica para eles,mesmo quando estou em casa, gosto de Mozart,Beethoven, Chopin, Bach, etc

  13. Tantan

    Tenho uma calopsita já com seis aninhos e sempre que saio pra trabalhar deixo o radio ligado, até brinco que qq hora vou chegar em casa e ela estará cantando a programação inteira…adianta sim e muitoooo!!!!