Blog Luisa Mell

Novidade das boas!!Nota fiscal Paulista agora beneficia tb ongs que ajudam animais! Saiba como proceder para inscrever sua ong e como ajudar sua entidade preferida!

 

Tínhamos a Nota Fiscal Paulista que beneficiava apenas entidades voltadas a humanos.

Mas uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo e promulgada pelo governador Geraldo Alckmin, permitiu que também as ONGs de animais possam receber os créditos.

Esta conquista foi uma luta muito grande das entidades da causa animal e a lei foi apresentada pelo deputado Feliciano Filho.

Ontem em um evento aqui em São Paulo, Max Enapa, que reuniu centenas de protetores de todo o Brasil fiz uma palestra explicando como proceder.

E resolvi compartilhar por aqui para que todos saibam como se inscrever! Este benefício é só para ongs do Estado de São Paulo, mas aconselho que ongs de outros Estados tb aprendam e tentem implantar em sua cidade!

palestra

 

Pré-requisitos

 

• Estar com 100% da documentação regularizada, incluindo declarações de imposto de renda.

• A entidade/ONG deve ser paulista, registrada e com endereço dentro do Estado de SP, sem regime com fins econômicos ou lucrativos.

• Precisa estar devidamente cadastrada na Corregedoria Geral da Administração (http://www.corregedoria.sp.gov.br/)

 

 

Cumpridos os pré-requisitos:

 

• A entidade/ONG deverá eleger e cadastrar uma pessoa física (CPF) no sistema da Nota Fiscal Paulista na forma de “CONSUMIDORA PESSOA JURIDICA” (http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/)

• Essa pessoa irá, após aprovação da entidade/ONG no Sistema, recolher as notas fiscais sem CPF doadas a entidade/ONG e utilizando o seu login no site da Nota Fiscal Paulista e cadastrar as notas fiscais doadas, uma a uma.

 

 

Erro comum:

 

• A entidade/ONG não deve orientar o consumidor a informar o CNPJ no momento da compra. Isso contraria a legislação e é proibido. O modo correto é pedir que o consumidor que queira doar sua nota fiscal, não informe seu CPF no momento da compra e doe a nota se CPF diretamente a entidade/ONG para que a pessoa eleita pela ONG no sistema da Nota Fiscal Paulista, faça o cadastro manualmente.

 

 

O Cadastro e seu processo:

 

• O cadastro é extremamente complexo e muitos campos podem gerar dúvidas. O ideal é pedir para um contador ou alguém que conheça o sistema tributário ajudar a realiza-lo. Além de demorar cerca de 1 hora para ser finalizado, cada etapa tem que ser salva. Se a entidade/ONG cometer qualquer erro durante o cadastro é necessário revisa-lo inteiro.

• O cadastro é cruzado com a Secretária da Fazenda do Estado, logo, qualquer número é verificado e qualquer erro o invalida.

• O ideal é que separar algumas horas de seu dia para fazer só isso, após reunir todos os papeis existentes da entidade/ONG e deixa-los a mão, incluindo Imposto de Renda.

• Link para cadastro: http://www.cadastrodeentidades.sp.gov.br/

 

 

Após o cadastro:

 

• Após preencher o cadastro, você receberá um aviso em seu e-mail informando que sua entidade/ONG será fiscalizada por analistas de Planejamento Orçamentário e Finanças Públicas da Secretária da Fazenda. O dia desta visita não será informado e geralmente ocorre “de surpresa” em até 15 dias após o cadastro.

• Nesta visita, todas as informações serão verificadas. Caso alguma irregularidade ou erro seja encontrado, seu cadastro será liberado para edição/correção e você terá apenas 24h para modifica-lo. Se perder o prazo, o processo recomeça de maneira mais burocrática. Portanto, é importante acertar “de primeira”.

 

 

Após a aprovação do cadastro:

 

• Após a aprovação de seu cadastro, você receberá um e-mail informando que sua entidade/ONG foi aprovada.

• A aprovação do cadatro, porém, não significa que você já pode começar a cadastrar notas e receber dinheiro. É necessário ainda esperar pela aprovação da Corregedoria Geral da Administração.

Cuidados:

• O percentual pago é variável. Notas Fiscais de alimentação, por exemplo, geram um retorno irrisório. Sapatos, bens industrializados e ração, geram percentuais maiores.

• Apesar da lei ser uma grande conquista para ONGs, o recebimento é semestral, ou seja, ocorre 2x por ano. Portanto, as entidades e ONGs não devem contar com ele como fonte exclusiva de renda.

 

 

Sorteios:

 

• O programa Nota Fiscal Paulista realiza sorteios mensais, cujo o prêmio pode chegar a R$ 100.000,00. Por isso, todas as notas recebidas, independente do valor, devem ser cadastradas, pois cada nota é uma chance de ser sorteado.

 

 

Espero que tenha ajudado vcs!! Qlq dúvida me escrevam!!

Amigos gostaria de agradecer o carinho com que fui tratada ontem pelos organizadores do evento e pelos protetores de todo Brasil!!! Muito obrigada parceiros!!!

#todosjuntospelosanimais

 

 

 

Postado por
Data
7 outubro, 2013
Categoria
Comentários
23 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Comentário:Novidade das boas!!Nota fiscal Paulista agora beneficia tb ongs que ajudam animais! Saiba como proceder para inscrever sua ong e como ajudar sua entidade preferida!

  1. YÁRA DE OLIVEIRA

    Mais uma vitória Luiza, parabéns. Vamos todos colaborar!!!!

  2. Lilian

    Boa noite Luisa…venho por meio deste comentário pedir ajuda, todos os dias passo em frente um galpão que esta para alugar e lá o dono deixa um pastor alemão que vive exposto a Sol, Chuva, frio, calor e vai saber de quanto em quanto tempo leva alimentos, espero estar errada… o endereço é Av professor Francisco morato o numero nao consegui ver mas fica próximo ao numero 1162 quase de frente, é um galpão de esquina antigo Center Castilho..espero que possam ajudar esse anjinho…bjs

    • Luisa Mell

      Preciso de um tel de contato por favor. bj

  3. Patricia Vieitas Saraiva

    Fico muito feliz sabendo que tem pessoas realmente ajudando esses bichinhos fofos que só fazem o bem!

  4. Lilian Rockenbach

    Quero parabenizar a Luisa Mell por estar divulgando a Lei do Deputado Feliciano Filho, que veio para ajudar as entidades protetoras de animais, assim como a Lei Feliciano que acabou com a matança indiscriminada de cães e gatos nos CCZs do Estado de São Paulo. É muito bom podermos contar com um parlamentar que legisla pelos animais, e com você Luisa Mell que usa sua força para divulgar tudo o que é pelo bem dos nossos irmãos.

  5. sheila rêgo gomes

    Então posso doar minhas notais fiscais a uma ong que cuide de animais,amei sempre doei a entidades espiritas e como tenho hoje 34 animais,acabo tendo um gasto bem alto em pet shop.Mais como devo fazer esta doação?

    • Luisa Mell

      o ong tem que estar cadastrada. Vc tem que pegar sua nota, sem cpf e entregar para a ong! bjbj

  6. Rosaria Rodrigues

    Parabéns, pelo carinho que vc tem pelos animais ! Que Deus te abençoe muito, como todos que defendem e protegem os nossos amigos . Essa conquista da nota fiscal paulista para ajudar os animais é excelente. Eu amo os animais !

  7. giuliana

    patrabens luisa mell , pela conquista , a lei e do deputado feliciano filho , mas foi graças a vc que tudo aconteceu . a senhora ai em cima com nome de Lilian Rockenbach que e assessora do deputado graças a conquista de meu marido luiz scalea que foi lá na epoca onde esta senhora estava desempregada e arrumou esse grande emprego , onde ganha um salario muito bom , bem diferente de nós que fazemos nosso trabalho voluntario . ela tambem esqueceu de agradecer ao luiz scalea o grande cargo que tem hje . mais uma vez minha querida amiga luisa mell ,que eu adoro e respeito . parabens . bj

  8. Maria angélica Mengon de Godoy

    Olá Luiza… atitude legal a sua em divulgar a nota fiscal paulista beneficiando entidades q cuidam dos animais abandonados…. só q … dá licença…comentário mais q venenoso e horrível da sra Giuliana Stefanini… aqui n é lugar p isso… muito feio e sem sentido e me perdoe Luísa… o seu tbém… acredito q a sra Lilian n teve a intenção de te criticar, nem de tirar seu mérito na questão e sim comentar o q ela achou interessante e oportuno. Acompanho o seu trabalho e te admiro muito por isso, mas n se deixe levar por picuinhas, fica bem esquisito e tira um pouco o brilho da sua estrela!!! gde abraço !!!

    • Luisa Mell

      Querida, ela fez um comentário bem maldoso, que apagou depois da minha resposta. Deve ter percebido quer mais uma vez foi injusta comigo. Ainda bem! Estamos todos do mesmo lado, não é? Não me meto em picuinhas, só não admito que falem coisas mentirosas a meu respeito. bjbj

  9. CAETANO MONTOURO FILHO

    Parabéns pelas iniciativas. Vamos todos juntos trabalhar de alguma forma pelos peludinhos.

  10. Vanessa

    Oi, Luisa! Primeiramente, meus parabéns e muito obrigada por ter dedos em mais essa conquista pelos nossos queridos bichinhos!
    Agora, eu queria saber uma coisa…
    As notas para as ongs “normais” são depositadas em mercados e padarias, por exemplo. E para essas? É que eu sou de Sorocaba, então não sei se aqui vai ter algum lugar que recolha as notas (apesar de estar escrito que é para o estado de SP). Tem como fazer isso pela internet? Ou, então, você pode me dizer um email de alguma ong que cumpra todos esses requisitos, para que eu possa escanear as notas para que cadastrem?
    Muito obrigada e parabéns, mais uma vez!

  11. Vanessa

    Olá, Luisa! Primeiramente, meus parabéns e muito obrigada por ter dedos em mais essa conquista pelos nossos queridos bichinhos!
    Agora, eu queria saber uma coisa…
    As notas para as ongs “normais” são depositadas em mercados e padarias, por exemplo. E para essas? É que eu sou de Sorocaba, então não sei se aqui vai ter algum lugar que recolha as notas (apesar de estar escrito que é para o estado de SP). Tem como fazer isso pela internet? Ou, então, você pode me dizer um email de alguma ong que cumpra todos esses requisitos, para que eu possa escanear as notas para que cadastrem?
    Muito obrigada e parabéns, mais uma vez!

  12. silvia

    Luíza, qualquer um pode doar as notas sem CPF, ou a gente precisa antes se registrar na nota fiscal paulista?
    Gostaria que tivesse um explicação para as pessoas que são consumidoras doarem suas notas. Eu nunca me cadastrei na nota fiscal paulista, mas tenho notas sem CPF e queria doar.
    Obrigada.

    • Luisa Mell

      São as notas sem cpf que vc precisa doar para ong. Mas a ong tem que estar cadstrada. estou vendo de cadastrar a minha! bjbj

  13. Emerson

    Olá admiro muito seu trabalho e respeito que tem com animais, vc faz u trabalho maravilhoso e é por isso e confiar no faz que achei melhor enviar este recado com link.
    Fiquei chocado ao ver mas não sei quem denunciar e achei melhor enviar a vc, sinto te passar mas foi o vídeo mais é horrível que assisti (melhor não consegui assistir) não se já viu, não sei se foi feito no Brasil ou fora porem não quem informar e achei que devido seu conhecimento e contatos com canais de comunicação saberia melhor a quem informar ou enviar ou que fazer. Acredito que melhor pessoa é vc segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=ontAV-KBulo

    Desculpe te passar isto mas, não vi pessoa melhor e mas séria sobre isto.

    Mais uma vez quero parabenizar ao trabalho faz e carinho que vc tem com estes nossos amigos de pelo.
    Até outro dia e muito obrigado!!!

    Emerson

    • Luisa Mell

      Já foi resolvido este caso.O casal que produzia estas bárcaridades já foi preso. bjbj

  14. elena

    Como saber quais são as ONGs cadastradas (com contato para entrega das notas)?

    • Luisa Mell

      Como é uma coisa nova, tem que perguntar. Estamos escrevendo a nossa. Assim que conseguirmos avisarei. bjbj

  15. MARIA ANA VALDA AMORIM MOREIRA

    Luiza Mel , parabéns você e sua equipe são maravilhosos, fico feliz em ver que existe pessoas boas como vocês, que Deus abençoe á você e toda sua equipe parabéns.

  16. Bruna

    Luisa, como eu faço para saber quais ONG’s estão cadastradas? De preferência da cidade de Americana (pois tenho uma loja, e sempre que o cliente não quer o cupom fiscal, o emitimos mesmo assim e guardamos para repassar á entidades).