Blog Luisa Mell

O que é e o que não é considerado maus tratos? Em que circunstâncias devemos acionar a polícia? Aprenda e faça a diferença!

Amigos, ontem  fomos averiguar uma denúncia de maus tratos. Apesar de eu concordar com a denunciante, não pudemos registrar queixa.

Amigos quero deixar bem claro, que o que vou passar aqui, não é minha opinião. E sim o que diz nossa legislação. Assim como a denunciante de ontem, tb acho que todos os cachorros deveriam ficar dentro de casa e não no quintal. Mas isso é minha opinião, e não  o que a  lei determina. Por isso resolvi fazer este post para orientar vcs.

Semana passada recebi um telefonema de uma conhecida, ela afirmava que no prédio em frente ao dela tem um cachorro que só fica na varanda. Ela gostaria de acionar a polícia e fazer denúncia de maus tratos. Mas no decorrer da nossa conversa, percebi que não estava caracterizado o crime.  Pois o animal passeava quase que diariamente, tinha abrigo e estava saudável. Vou explicar melhor para que não restem dúvidas.

Primeiro vamos analisar  as  leis:

Temos duas leis que tratam desta matéria. Lei 9.605/98 que entre outros assuntos, fala sobre maus-tratos a animais:

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

        Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

        § 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

        § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Como vcs podem perceber, esta lei penaliza quem pratica crimes de maus tratos, mas não é clara sobre o que deve ser  considerado maus tratos. Por isso recorremos ao decreto federal N° 24.645, de 14 de julho de 1934.( Fiz um resumo, mas aconselho vcs a lerem a lei completa depois)

Art. 3. – Consideram-se maus tratos:

I – Praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal;

II – Manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz;

V – Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária;

 

Para ajudar vcs, fiz uma análise de 5 situações de crueldade:

1- Animais deixados com frequência sem água, comida e acorrentados a maior parte do tempo, ou o tempo todo.

Neste caso, é evidente que existe maus- tratos.  Todo animal deve ter água a vontade, e  alimentação adequada.  Se não está sendo alimentado e/ ou não tem água a disposição esta caracterizado maus- tratos.

Qt a ficar acorrentado, este assunto é mais complicado.

Se o animal estiver preso com uma corrente curta, e que não consiga se mexer direito, está caracterizado os maus-tratos.  Agora, se a corrente  é  longa e o animal consegue se movimentar tranquilamente é mais difícil de caracterizar a crueldade. Obviamente nenhum animal pode ficar preso o tempo inteiro, mas temos dificuldade em provar que ele está preso o tempo todo( a não ser que ele tenha marcas no pescoço!). Por isso, se vc for denunciar algum animal que fica preso o tempo inteiro, aconselho que recolha provas de tal fato. Fotos e filmagens em horários diferentes podem ajudar. Testemunhas tb ajudam muito.

 

 

2- Animais infestados com carrapatos.Tal condição, se não tratada por um veterinário,

pode levar à morte do animal. Qualquer outra doença tb deve ser tratada pelo proprietário. Como viram está previsto em lei que o proprietário deve prestar assistencia médico-veterinária ao seu animal. Por isso se o animal está evidentemente doente e o proprietário não der o  atendimento que ele necessita, está caracterizado maus tratos.

maustratos2

 

3- Animais muito magros ou famintos.

maustratos3

Este parece óbvio, mas muitas vezes não é! Muitos proprietários alegam que os cães comem, mas por doença estão magros. Realmente algumas doenças deixam o animal realmente magérrimos. Cachorras qd estão amamentando, muitas vezes ficam magras, mesmo se bem alimentadas. Por isso, peço que vc se informe sobre a situação. Se o cachorro estiver magérrimo, e o proprietário alegar que o animal está com alguma doença, peça para ver o laudo do veterinário e os medicamentos que estão sendo administrados. Pois se ele está doente e não está sendo tratado é crime tb. Se for comprovado que o animal está magro por falta  de alimentação está caracterizado maus tratos.

4- Animais que apanham ou sofrem abuso sexual pelo dono.

Neste caso , tb parece evidente. Mas se o animal não tiver sequelas das agressões, pode ser mais complicado  provar. Por isso aconselho sempre a filmarem, a obterem o maior número de provas que conseguirem. Testemunhas tb ajudam muito. No caso de agressões sexuais, um veterinário  deve ser consultado para fazer um laudo. Se for comprovado, vc deve pedir que este animal seja retirado imediatamente do tutor! Nos casos de agressões, o médico veterinário tb deve ser consultado para fazer um laudo que ajudará no processo. Se for confirmada as agressões, exija que o animal seja retirado imediatamente.( vou fazer um outro post, explicando exatamente o que vc deve fazer se a polícia não fizer o trabalho dela!)

 

5 – Animais mantidos em gaiolas, ou espaços minúsculos onde mal podem se movimentar, deixados do lado de fora, sem abrigo em condições meteorológicas extremas ( muito calor, muito frio e chuva).

Amigos, qd um animal está em uma gaiola, ou qlq local que não consiga se movimentar, é claro que há maus tratos. Agora o que causa muita confusão, é o que relatei da denúncia que fomos averiguar ontem. Amigos, se o cachorro só fica no quintal ele precisa ter um local para se abrigar, tanto do sol qt da chuva. Se ele tiver, por mais que nos pareça injusto não podemos acionar a polícia. Se ele não tiver, devemos!

 

 

Amigos, espero que este post   ajudade vcs. Farei outro explicando como agir em relação à polícia, principalmente nos casos em que ela se negar a fazer um B.O de maus tratos. Em breve!!

 

Por favor, compartilhem e  comentem! Preciso saber se deu para entender e se vc tem dúvidas!!!!

E diante de qlq situações destas, denuncie!!!!!!

 

 

Postado por
Data
7 agosto, 2013
Categoria
Comentários
92 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

92 Comentário:O que é e o que não é considerado maus tratos? Em que circunstâncias devemos acionar a polícia? Aprenda e faça a diferença!

  1. LEONIDIA GITAHY RAMALHO

    Boa tarde, querida.
    Li a matéria acima e fiquei assustada com o que as pessoas olham como maus tratos. Meus cães, tenho 3 cadelas, que amo demais, vivem soltas no meu quintal durante todo o dia e noite, somente uma filhote de 3 meses, que a noite eu coloco no canil, porque ainda é bebê. As outras duas ficam soltas e tem livre acesso a todas as dependências do quintal, da varanda, do jardim, da piscina, enfim de toda a área coberta e descoberta da casa, menos dentro de casa. Portanto, não vejo isso como maus tratos. Elas podem dormir onde desejarem, não coloco coleira em nenhuma delas, nunca foi preciso agredi-las para ensiná-las a nada. Elas aprenderam a fazer suas necessidades onde quiseram, por acaso foi na grama. Agora pensar que pessoas achem que deixar cães no quintal pode ser considerado maus tratos, é um absurdo. Sinceramente não entendi. Não acho que trato mau minhas cadelas. Dou carinho, atenção, são lindas, livres, alimentadas, felizes, não acho que o fato de não entrarem dentro de casa, ou não dormirem dentro de casa, possa ser considerado por alguns, como maus tratos.
    Espero que com estas instruções que deu, as pessoas tenham mais bom censo na hora de ligar para as autoridades relatando maus tratos. Beijos no coração e fiquem com DEUS.

  2. Luciana

    Leonidia, você não acha que é absurdo deixar seus cachorros 100% do tempo no quintal porque não é você que tem que dormir no frio, sem um lugar confortável e quente para se abrigar. Que tal passar apenas 1 noite ao lado de seus cachorros do lado de fora, no chão ou grama fria para saber como eles se sentem ?

  3. Helio

    Gostaria de agradecer pelas dicas deixadas aqui.. realmente será muito útil essas informações. Estarei mais atento aos animais do bairro onde moro. Valeu!!

  4. Lou Machado

    Concordo com a Leonidia. Tenho uma cachorrinha que vive em nossa varanda. Ela tem acesso ao quintal e à garagem, mas não a deixamos ficar dentro de casa. Ela passa boa parte do dia acompanhando o meu pai em seus serviços na garagem e não me parece nem um pouco infeliz em dormir do lado de fora, aonde tem uma casinha com colchão (e cobertor quando necessário) de tamanho bem superior ao dela, uma cadeira com almofada para quando quer ficar ao sol, ou “tomar um ar” e um tapete no chão para quando deseja se esticar e para o qual indicamos que ela siga quando vamos brincar ou dar alguma guloseima. Tudo sempre limpo e adequado às necessidades dela. Eu amo demais a minha filha e não imagino como será um dia sem ela! E sinceramente? Me considero uma ótima mãe!

  5. Janaina Lima

    Ok li e entendi, mas quando temos algum caso de maus tratos para onde devemos ligar para denunciar?

    • Luisa Mell

      Para a polícia! Aconselho estar com as leis impressas, caso o policial não a conheça!!Vou fazer mais um post detalhando!!Em breve!!bjbjbj

  6. Ludmila Quaresma

    Concordo com a Leonidia e tb tenho 3 cães que ficam no quintal e têm livre acesso a todas dependências. São super bem cuidados e super amados. Não vejo como maus tratos o fato de cães não ficarem dentro de casa, até pq quando estou em casa minha porta fica todo tempo aberta e o tempo todo eu vou no quintal fazer um carinho e brincar um pouco. Amo meus animais!!!!!

  7. Wanderlea

    Luciana, antes de dar o veredito da culpa, é preciso que saiba se as peludinhas da Leonilda não em abrigos! elas podem ficar soltas no quintal, mas acredito que tenham abrigos externos para fica, caso contrário ela não teria nem a preocupação de proteger a filhotinha. Isso sim seria crueldade.

    Leonilda, em nenhum momento foi dito que deixar os peludos no quintal caracteriza maus tratos, o que a lei diz é “ao relento, sem comida adequada, sem agua a vontade ou proteção” e me parece que não é isso que você faz. Ninguem de forma inconsequente pode denunciar maus tratos ou ainda de forma irresponsável deixar de denunciar. O importante não e acusar uns aos outros e sim, cuidar do bem estar de animais, sejam eles de quem for ou onde estiverem. Primeiro averígua de forma correta e depois toma as providencias cabíveis. Já vi muita gente com medo de denunciar porque é vizinho, mas tb há muita gente fazendo denuncias vazias, prejudicando não o dono, mas acima de tudo o próprio animal.

  8. Camila

    Luciana… Não acho que deixar o cachorro dormir no quintal seja maldade, claro que dependendo de onde dormem no quintal! Digo isso pois tenho 2 cachorros, de dia vão onde querem, dentro de casa, no jardim, dormem tomando sol, dormem na cama… De noite dormem no quintal, cada um tem uma casinha bem grande pra cada um, com cortina, várias cobertinhas dentro, num local coberto e além disso colocamos um plástico pra não ir vento onde eles dormem!
    Não acho que eles estejam sofrendo por isso, então vamos ter bom senso antes de acusar outras pessoas!

  9. Vânia Oliveira

    Ótimo, muito bom saber disso, vou compartilhar!!! Obrigada pela ajuda de sempre! Bj

    • noemia

      minha 3 cadelas moram no fundo mas é casa da mesma altura de nossa casa. é um canil feito do mesmo material de nossa casa (alvenaria) e telha. o piso é de cerâmica branca para facilitar ver a sujeira. cada uma escolheu o lugar de fazer seu banheiro. Sempre tem água limpa e fria e boa ração.tem pia para o banho armário para as toalhas, pano de cama, os brinquedos, e os ossos. Tem uma piscina pequena pois Teresina é muito quente. Tem casa pe quena de madeira dentro dos quartos do canil, pois para facilitar a limpesa , como eu disse antes, a casa é da mesma altura que a nossa e tem quarto e sala além do espaço ao ar livre para correr e brincar de bola.Ainda tem a lavanderia separada da nossa por causa dos pelos. é bom lembrar que muita gente tem alergia a pelos e nossa saude é muito importante. De vez em quando eu permito que elas venham dar um passeio pela casa para saber aonde sua mamãe mora. Dentro de caa vive a gata que também passeia pelo canil e pela calçada livremente. Ela não gosta de rua pois as motos a assusta.

  10. luciane

    É obvio que somente pelo fato do cachorro dormir no quintal não caracteriza maus tratos!!
    Tenho 4 cães, ambos vivem fora de casa no quintal, onde tenho na parte dos fundos (coberta) 4 casinhas com cobertor, água e ração a vontade! Deixar 4 cães dentro de casa sem poder pagar uma diarista que me ajude na higiene seria loucura não??? Meus cães são amados e cuidados, não entendo que um cão que viva no quintal (com todas as condições necessárias a seu bem estar) esteja sendo submetido a maus tratos! As pessoas precisam ter bom senso!

  11. Cristina

    Meu caso é o mesmo da Leonilda e da Lou. Meu cachorro tem 16 anos e sempre viveu no quintal, assim como os que meus pais tiveram antes dele. Eu o peguei quando era criança e, portanto, segui as regras da minha mãe: lugar de cachorro é no quintal. Isso não qualifica maus tratos, isso é apenas não HUMANIZAR os cães. Se for assim, o Cesar Millan comete maus tratos? Pois não há como ele colocar aquela quantidade de cães que tem no seu centro dentro de casa!

    Respondendo diretamente à Luciana: de onde você tirou que todo animal que vive no quintal passa frio???
    Meu cachorro sempre teve casinha e a troquei recentemente por uma casinha que pro tamanho dele mais parece um palácio e ele adora!
    Quando nas últimas semanas o frio ficou muito intenso eu dei o MEU EDEDRON para aquecê-lo. Faço roupinhas de moleton pra ele, pois não posso comprar aquelas caríssimas de Pet Shop. Também comprei 2 cobertores de bebê pra forrar a casinha dele e às vezes ainda incluo algumas toalhas que são só dele.
    Nos dias que esfriou demais coloquei a vasilha de comida dentro da casinha (há espaço de sobra) e a de água bem perto da entrada para que ele não tenha que sair com muita frequência de lá de dentro nos dias muito frios (devido à idade também). E forrei a entrada com um plástico flexível, que permite que ele entre e saia facilmente, mas impede que fique exposto ao vento frio, especialmente à noite.

    Quando ele ficou muito doente (ele já fez 2 cirurgias nos últimas anos e, mesmo com tudo contra, sobreviveu graças à sua força de vontade e meus cuidados) a veterinária disse que poucas vezes viu uma dona tão cuidadosa e dedicada. No período de pós-operatório eu fiz uma caminha quente pra ele dentro de uma salinha e passei – literalmente, com meu PC de trabalho ao lado – dia e noite com ele, para garantir que não se mexesse (e não abrisse os pontos).
    O tratamento dele quase me levou à falência e mesmo assim não me arrependo nem um pouco.

    Respondendo sua pergunta: sim, já passei a noite na rua, no frio, sozinha e sem ter como me aquecer. Aconteceu 2x. E te garanto que meu cachorro não passa por isso.

  12. Tadeu

    Muito obrigado pela publicação. Inclusive a irei imprimir. Pois tais leis não são de conhecimento/interesse de todos os policiais e demais agentes da lei, que deveriam conhecer.

  13. CARLA SOLTAU

    Entendido e anotado!! Bom conselho quanto a imprimir as leis Luisa, pois a polícia é muito mal informada!! Uma vez chamamos para denunciar um incêndio e eles disseram que isso não era crime!! Ou seja, se tiver a lei impressa, eles não tem como argumentar!! bjs

  14. Giovana

    Não sabia que manter um animal sem espaço já é considerado crime. Me mudei recentemente e lá perto de onde eu morava tem um cachorro mestiço, do porte de um DOGUE ALEMÃO, que fica preso na corrente o dia todo, só vi ele solto uma vez e o dono logo prendeu. Ele parece um pouco magro, nada grave mas pra mim tá magro. É um cachorro dócil tadinho, ele fica preso na garagem eu passava e olhava todos os dias, pensava em denunciar mas já fiz tantas denúncias sobre outros casos piores até, e ninguém fez nada, não achei que esse caso seria diferente. Se alguém quiser conferir está na Rua Zilda, entre a Ouro Grosso e a Galileia. É um portão de ferro meio avermelhado. O cachorro fica numa corrente onde mal pode levantar, por isso está sempre deitado, num pedaço de madeira. Às vezes fica rodeado das próprias fezes.

  15. Mariana

    Sei que todos tem uma opinião, e já vi que a maioria acha que não é maus tratos deixar os animais no quintal.
    Sei que vou ouvir críticas mas eu acho errado sim. Talvez nao configure maus tratos, isso realmente acho um exagero, mas não acho legal deixar os animais dormirem no quintal. Ter um quintal é ótimo para os animais brincarem, espaço é ótimo.. Mas nunca deixaria os meus, ainda mais no frio do inverno. Pode ter casinha, caminha, roupinha da nasa, o que for.. duvido q n passem frio. Onde moro em Santa Catarina, é frio demais nas madrugadas do inverno. Sei que tem gente que gosta de separar bem, animais sao animais, pessoas sao pessoas, como vi em um comentário dizendo que acha errado humanizar os animais. Mas aqui na minha casa os animais sao filhos, trato-os como pessoas mesmo. E nunca deixaria um filho dormir ao relento. Dentro de garagem fechada, tudo bem.. Sei q cada um tem suas formas de amar os animais, e a minha forma é dar a eles o maximo de conforto e amor possivel, onde eles possam dormir quentinhos e seguros, dentro de casa. Meus caes tem livre acesso dentro de casa, sobem nas camas, nos sofás.. se passeio com eles na rua lavo as patas dele e tudo certo!! Até mais!!

    • Fernansa

      Perfeito. Absurdo é criar cães, se achando seres superiores. VC quintal eu casa, qdo na verdade, ele deveria ser mais um membro da familia. Também é apenas uma opinião, tenho uma cadela, que faço o que posso por ela, pois sei que em situação oposta, faria o mesmo por mim, pois tirando nossos pais, nunca ninguém vai nos amar e nos respeitar como os cães. S2

  16. Camila Nascimento Silverio

    Vale lembrarmos que muito da nossa “avaliação” depende do contexto.
    Eu tenho 12 animais em casa, não é muito grande e preciso manter alguns deles separados, e com certeza eu gostaria de deixar os cães dentro de casa, mas infelizmente não é possível, pois dentro de casa ficam os gatos, protegidos por telas (nas portas).
    Detalhe: apenas 2 desses 12 não foram fruto de descaso e abandono, que eu tive de resgatar das ruas, não foram adotados por outra família, nem recolhidos pelo CCZ: faço o melhor que posso e dou MUITO amor…
    Infelizmente a realidade no nosso país é muito aquém da ideal para os animais, há ainda muitas ações a serem adotadas para um futuro mais digno à eles, mas no presente precisamos tomar certos cuidados e tirar os animais de seus tutores somente em casos realmente graves, pois se acha mau trato um cão dormir no quintal, quem dirá o que dorme na rua. O resgate desse ultimo é mais urgente…

  17. Débora

    Queria dizer o seguinte, adoro animais, participo de campanhas, enfim, mas fui denunciada por uma vizinha, o fiscal esteve em minha casa, e verificou que não havia maus tratos, e que na verdade era falsa a denuncia. Queria processar a “pessoa” que denunciou, mas como ela deu nome falso não pude… na verdade ela é que não gosta dos meus cachorros e queria que eu me desfizesse deles. Fiquei muito chateada com essa situação, meus cachorros são bem cuidados, eles tem mais de cinco anos comigo todos os três, foram adotados ou resgatados, dois da rua, e um de uma pessoa que mudou de cidade (Estado). Mas enfim tive que suportar essa situação e não pude fazer nada. Pois essa vizinha merecia um processo, para parar de falar mal e expor pessoas ao que não merecem.

  18. Michelly

    Tenho três cachorros dois mestiços de Fila e uma Daschund super peludinha. Os dois Filas vivem na casa da minha sogra, pois ainda não consegui murar todo o meu quintal. A Daschund vive comigo em casa, dorme na minha cama, apesar de ter duas caminhas só para ela. Eu e meu marido estamos empenhados em fazer o muro até o fim deste ano, pois queremos nossos amores perto de nós. Moro no Nordeste e por aqui a maioria dos cães não gostam de dormir dentro da casinha, por causa do calor. Sim, eles vão ficar no quintal, que é grande o bastante para que eles possam correr e brincar e estamos terminando a casinha deles, falta apenas a coberta e colocar cerâmica no chão. Apesar disso, minhas portas sempre estarão abertas para eles, pois adoro assistir filmes agarrada com meus pets fofos e sapecas.

  19. marta Vasconcelos

    Luiza Boa Noite! Sei que não estamos aqui falando de denúncia mas estou com um problema relacionado ao tema abordado: aqui no Rio mais precisamente na Rua Pastor Martin luther king Jr. há dois cães em estado de muita magreza penando dentro de um depósito de puff’s.Os observei pois este é o meu caminho para o trabalho e na mesma hora desci do ônibus para olhá-los de perto e quando me aproximei vi que a situação era muito pior:com muitas feridas,sem água e o saco que deveria ter ração continha fezes secas além das fezes que infestavam o quintal.muito trastornada com aquela cena,fui atá a loja ao lado ( ferragens Sta Luzia ) que disse nem saber de quem era o depósito e outros vizinhos que também estavam indignados com aquilo afirmavam que colocavam comida pelo muro e agua por baixo do portão.Diante do que vi chamei a polícia que não apareceu e nada fez e fiz apelo a programa de tv e a alguns protetores pois tratasse de uma propiedade privada e não sei como agir…Enfim,isso foi em Maio e até agora eles estão lá e ainda pior pois nem levantar eles levantam.Como proceder? Gostaria de sua ajuda.Desde de já agradeço,marta vasconcelos

  20. drmmiranda

    Luisa. Aguardo seu comentário sobra a Polícia, pois para uma pessoa sozinha, esta é a parte mais difícil
    obrigada
    Magda

  21. Pâmela Couto

    Os meus filhos de 4 patas dormem dentro de casa comigo e durante o dia ficam aonde querem. Tenho 1 casal de pinscher e uma cachorrinha srd que adotei. O casal de pinscher sentem muito frio, mesmo no verão, já a cachorrinha que adotei nao gosta de dormir dentro de casa nem mesmo no inverno, ela nao sossega enquanto nao vai pra sua casinha na varanda. Ela tem o pelo comprido e tem uma casinha quentinha com seu cobertor. Eu acho que depende muito do cachorro, tem cães peludos que se sentem mais a vontade do lado de fora, gostam de proteger a casa, e outros pequeninos e com pelo curto se sentem confortáveis dentro de casa. isso varia muito. Por isso devemos ter atenção antes de denunciar!!!

  22. Bárbara

    Olha também deixo minhas cachorras no quintal, elas tem casinhas de madeira com forro e tudo mais, também fiquei assustada, não acho que o correto é deixar o animal dentro de casa não, apesar das minhas ficarem as vezes. PRA mim se o animal ta bem tratado e tem casinha qual o problema de dormir no quintal?

  23. karina medaglia

    Luiza, queria aproveitar e repassar algo urgente postado no site do fala bicho ( http://www.ogritodobicho.com) de hoje, 7 de agosto: “ALERTA GERAL – Ministério da Saúde quer acabar com a Saúde Mental dos cidadãos”, se o ministério da saúde alcançar seu intento vai inviabilizar todas as conquistas do movimento de defesa animal, realocar a responsabilidade do controle populacional para o ministerio do meio ambiente é acabar com todos os projetos, e ainda estimulando a eutanasia para cães não adotados, por favor ajude a divulgar e mobilizar os defensores dos animais, obrigada

  24. Marcus Alberto Barretto Fava

    Luísa, quando você informa os seus leitores a amigos que estão caracterizados maus-tratos a situação em que animais ficam mantidos em gaiolas, ou espaços minúsculos onde mal podem se movimentar, o que me diz dessas “lojas” que vendem ração e outras mercadorias para animais e mantêm todos eles à venda (aves de toda natureza, cães, gatos, coelhos, etc.), engaiolados, em péssimas condições de higiene, muitas vezes mal alimentados, fazendo um comércio abjetos dessas criaturas?

  25. Thelma

    Eu já fui denunciada uma vez. Tive um filho São Bernardo, que tinha problemas de saúde compatíveis com o tamanho dele, chegando a ter um diagnóstico de vida de 2 meses, e durou mais de 4 anos. Mas dentro desse período, ele escorregou da escada (7degraus) e não andou mais. Entrou num quadro de septicemia, precisando de transfusão de sangue e sua pressão a 4. Os veterinários nunca encontraram a causa de tal acontecimento. Ele era todo dia, furado, tiravam raio x e pressão, exame de sangue,urina colhida por sonda, soro (pois ele deixou de comer tbm). O tosei da cintura pra baixo para poder mante-lo sempre limpo. Só que ele “chorava” quando ele fazia as necessidades, até para me avisar. Várias noites, dormi com ele na garagem, para que ele não ficasse sozinho. E um dia recebi a visita de policiais. Mostrei as receitas, que eram diárias, e todos os medicamentos. Me senti muito bem com os comentários dos policiais. Infelizmente meu Bebezão não viveu muito mais, mas ele voltou a andar.
    Todos as minhas cadelas de porte grande tem acesso a casa. Mas não gostam de dormir dentro de casa. Elas andam a noite inteira, me acordam pedindo para sair.
    Casinha, cobertores, roupas? Elas destroem, picam, rasgam tudo. O máximo que consigo, é fazer elas dormirem dentro do canil, sobre pallets coberto com piso laminado, que tenho que trocar sempre, pois elas detonam. Tenho até medo que elas se machuquem por tais atos. Uma é Rotweiller e a outra é uma Cane corso. A Vira lata é comportada e dorme na sua camina com seus cobertores. As pequenas dormem comigo e com meu marido, debaixo das cobertas. Amo minhas meninas.

  26. Marizy

    Boa Noite, todo animal que tem um lar e é bem cuidado, devemos respeitar seu dono e agradecer por cumprir com sua responsabilidade.Já basta a quantidade de existe nas ruas em total abandono e crueldade e as pessoas passam e olham como se fossem pedras no meio do caminho, estas pessoas sim eu não entendo, custa ajudar!!!! Porque maltratar, que necessidade tem o ser humano de judiar de um animal que só quer de nós carinho, comida,água e um cantinho para dormir.Se vc não gosta, desvia, não passe por cima e muito menos maltrate.No caso de maus tratos, tire fotos, é um agravante contra o suposto dono.Faça a diferença. Não se omita.Tenho oito cães de todos os tamanhos dentro de casa, sete dormem no meu quarto e um na cama com minha filha.Tds dormem em caminhas.Maioria resgatados.São meus filhotes.Qquer animal que vejo em sofrimento eu procuro ajuda. Sou totalmente contra pessoas que tiram fotos e passam a bola para os outros.
    Luisa Mell, acho vc maravilhosa, é uma pena que tenhamos pouquissimas pessoas com pensamentos e atitudes compativeis com os seus infelizmente. Um gde abç.

  27. Daniella

    Não concordo em caracterizar maus tratos deixar o cachorro no quintal, tenho um chow que fica doente se colocado dentro decasa, ele não suporta, ele gosta de ficar no chão gelado, nunca dorme na casinha e nem em cima de pano algum, pode deixar todas opções ele não aceita, a vida dele é ficar perto doportão de entrada olhando por uma fresta tudo q acontece na rua!!!!ai ai ai se tirar isso dele!!!!!

  28. Daniele

    Oi Luisa, tudo bem? Por uma situação onde optei por realizar queixa, mas como a prefeitura é um lixo, até hoje nã averiguaram minha denuncia. O caso é de uma vizinha que sempre que saia seus cães saiam para a rua e ela não os colocava para dentro.. Já vi eles na chuva e em imenso frio em frente ao portão, e pior, com gente em casa, pq na maioria das vezes que vi, toquei a campainha e avisei q eles estavam na rua e que esperaria abrir o portão pra eles.. Um dia até chamei a mulher pra conversar e avisei que faria a denuncia se ela não cuidasse pra eles não saissem, pois a rua é muito, mais muito movimentada de carro.. Ela me disse que os 3 cães saiam qdo ela abria a garagem e que ela tinha um bebe para cuidar, até sugeri sites e ong para adoção, já que ela apresentava dificuldades para lidar com os 3, mas para tudo a mulher tinha desculpas.. Quando isso aconteceu de novo abri uma ocorrencia na prefeitura sobre maus tratos, eles ficaram de enviar alguem para averiguar… Depois confesso que fiquei com medo pelos cães, pq nunca mais os vi na rua.. Na sua opnião, este caso é caracterizado maus tratos pela lei? Sobre como fazer a denuncia para a policia, poderia detalhar depois? Tenho 4 cães e sempre que posso resgato cães.Admiro muito seu trabalho! Um abraço, Daniele Oliveira

  29. Josy

    e se tratando no caso, de animais que ficam o dia todo, e acho que a noite também, em gaiolas nas famosas “casas de ração”? Fico revoltada em ver galinhas, pintinhos, passarinhos, patos e outros animais sem espaço nenhum, amontoados , passando calor. Nessas circunstâncias, o que pode ser feito?

  30. Ana Maria

    Bom Dia. Obrigado por sua preocupação em esclarecer o que essa nossa minúscula lei diz, pior se não a tivessemos, e está na hora de melhorar isso também, para tanto haverá um manifesto nacional no próximo dia 18 de agosto, veja em sua cidade onde será e participe, pois temos que nos manifestar por eles, principalmente no que concerne as penalidades para quem pratica maus tratos.

  31. Lucianne

    Lu, muitas pessoas não entendem o que você quis dizer em deixá-los dentro de casa é que elas não sabem a necessidade que os animais tem em ficar perto da gente, eles querem carinho, atenção e companhia o tempo todo e também não entendem que o tempo de vida deles é tão curto que temos vontade de ficar com eles o tempo todo, mas infelizmente temos que sair para trabalhar e deixá-los sozinhos por um tempo, por este motivo temos que compensar em deixá-los dentro de casa, eu te entendo totalmente, amo meus filhos e não imagino minha vida sem eles.
    Quanto ao seu post eu adorei e aguardo o próximo sobre como fazer a denúncia perante a polícia.

    Bjss te admiro muito e espero um dia conhecê-la pessoalmente.

  32. Victor

    O que eu acho engraçado é que as madames Leonidia, Lou Machado, Cristina, dentre tantas outras que comentaram aqui, que se dispõe a ter um cão mas só querem utilizar o animal pra vigiar casa do lado de fora, e morrem de NOJO do animal, não deixando os mesmo entrarem na casa uma vez na vida. No caso da madame Cristina o animal tem 16 anos e nunca entra na casa, é muita futilidade e valorização material de sua casa e seus objetos, 16 anos vivendo com vcs e o animal não pode entrar em casa nunca pra interagir com a família de outra forma?
    Não tenho dúvidas em afirmar que todas estas madames são bruxinhas disfarçadas, que não amam e nunca amarão seus animais, a futilidade e a maldade exalam de vcs, típicas de donas que disfarçam os maus tratos, que são PSICOLÓGICOS e difícil de ser ver em um primeiro momento. Vão pagar vigia madames, gastem seu dinheiro e parem de valorizar tanto sua casa e seus bens materiais!

  33. Glauciani

    Gostaria de saber como proceder com meu cachorro, ele tem que ficar preso no quintal onde fica sua casinha o tempo todo , porque se o soltar vai correndo direto para a rodovia da qual moramos perto e la pode acabar morrendo atropelado.

  34. Aline Torres Rodrigues

    Deu sim para entender certinho a sua explicação sobre o assunto…É muito bom saber realmente o que é crime para poder ficar de olho aberto aqui por Indaiatuba…nada me escapa…rs.. Beijos :o*

  35. Silvana Peres Gualagnone

    Muito obrigada pelos seus constantes esclarimentos e dedicação a proteção e bem-estar dos nossos animais, Luisa. ♥

    Segue minha opninião sobre a questão de cães ficarem dentro ou fora de casa.

    Tenho três cães que ficam dentro de casa. Acho que é parte da mentalidade geral de donos de cães no nosso país que os animais devam ficar fora, o que não é um problema assim tão grande devido ao clima quente durante boa parte do ano. Não acho que isso seja mesmo caracterizado como mal trato, desde que os animais tenham proteção contra qualquer tipo de clima, estejam soltos, com todos os cuidados básicos necessários e ainda recebam toda atenção – carinho, brincadeiras, conversas – que animais extremamente sociáveis como são os cães necessitam. E é claro que não somente na hora das refeições. Também acho que cães que não tem a companhia de outros de sua espécie devem ficar dentro, com a família, independentemente de seu tamanho, raça e gênero.

  36. daniela

    conheço uma situaçao em que os caes ficao em um ” canil” forrado de carpe como se o carpe protegese eles da chuva lamas e fezis que fica no chao sem comtar a falta de respomsabilidade de dar comida e agua para eles os pobres ficao berrando dia e noite e que conhece o os animais sabem que quando chorao pr falta de agua eles nao late e sim gemen um choro triste ja foi comversado com os tutores deles e por um ou dois dias ficou tudo bem mas voltou ao normal o que devo faser em uma cituaçao assim?

  37. Aline Torres Rodrigues

    Conseguiu sim esclarecer certinho, pena que não concordo apenas com o que está na lei, mas aqui por Indaiatuba nada passa dos meus olhos. Beijos

  38. Lígia

    Há 2 meses, adotei um cachorro adulto da rua, ele estava mancando, com bronquite e sarna. Se eu não o pegasse, iam chamar a prefeitura pra “recolher”. Ele é de porte médio e vive no meu quintal. Lá ele tem casinha, bastante espaço pra correr, grama, brinquedos e uma área coberta que tem um sofá velho que ele ama dormir. Levo ele para passear todos os dias. Toma Florais de Bach para ansiedade, não gosta que eu saia de casa sem ele! Nos dias de muito frio, deixo ele dormir aqui dentro, no sofá. Ele usa roupinha quando está frio. Entendo que cachorros são animais que precisam de companhia constante, mas fica difícil cuidar da casa sozinha, com 2 crianças, sem empregada doméstica/diarista, e ainda trabalhar em casa, com confeitaria. Como vou deixar o meu cachorro perto da cozinha arriscando ir algum pêlo num bolo, por exemplo? Ou pior, comer a encomenda? Eu amo meu cachorro, mas não dá, né. Acho que depende da situação de cada um.

  39. Carolina Costi mta

    As minhas meninas tem livre acesso no quintal e dorme no canil com um tablado para ficar longe da friagem do chão e com seus travesseiros e cobertas, onde elas comem também é coberto, e ficam livres pelo quintal. Acho q deixar o animal no quintal onde tem abrigo para dormir não pode se caracterizar maus tratos, até pq como que coloca uma cadela do tamanho da minha que é uma mistura de fila com pit bull dentro di casa para dormir, não tem como ela já dormiu uma vez dentro di casa pq tomou uma anestesia e ficou bem mole e fiquei com medo dela tentar levantar e se machucar ai deixei, mas quando estamos em casa elas tem livre acesso a casa pq é o único momento que a família passa junto e não privo ela disso. Amo demais minhas meninas!

  40. Simone A.C.Gregório

    Bom ,sou uma pessoa que ama e se preocupa com os animais, sempre ajudo um quando vejo necessidade para isso, conheço um casal que tem dois cachorros que ficam presos o dia inteiro todos os dias, os maus tratos era pior, porque um deles não tinha nem casa e passava frio, calor e chuva, eu peguei e dei uma casinha para ele e descobri que a corrente era caseira (artesanal),para os dois e o local era com fezes deles, bom o que eu fiz, dei casinha, coleiras,correntes novas e mais compridas, cobertor para o frio , ração e comecei a ensinar com tratar do animal , e comecei a explicar que eles precisam ir passear todos os dias mesmo que fique presos depois,(a casa não tem muros cachorro na rua não é legal)……..e até hoje faço isso, dou comida para os bichos e educo a família e as coisa já estão melhorando…….espero alcançar o meu objetivo, agora falar de bicho dentro de casa….eu tenho 4 cachorro e 3 gatos, a casa é pequena e não da para os cachorros ficarem aqui dentro, os gatos ficam ……mas ele são soltos no quintal que é enorme e casinhas para todos são 4 e embaixo do coberto da lavanderia …..não creio de seja maus tratos, fico la com eles sempre que posso……. outra aqui é interior e não é facil educar pessoa que moraram em fazenda ,sitios e chacaras, os animais são para guardar a casa e não como filhos de Deus então bater de frente não posso ,mas posso chegar e conversar e indo aos poucos educando as vezes o radical é só nos casos ,mas gritantes ok?! obrigada pelo espaço….

  41. Cintia Saraiva

    Luisa, fiquei com uma dúvida, tem um cachorro de um vizinho que tá com um problema de coçeira há um tempo e já está sem pelo e pelo jeito os donos não estão cuidando, é considerado maus tratos?

    • Luisa Mell

      Sim!!!!!!Fornecer atendimento médico veterinário é uma obrigação do proprietário. bjbj

  42. Maria Regina Reis

    Falem o que quiserem, podem até me detonar (pouco me importa!!!), mas em nome de uma falsa “não humanização” de bichos as pessoas criam regras que são mais importantes do que o AMOR por um bicho…
    As pessoas – na sua grande maioria – têm animais para o seu bel prazer, para satisfazerem seus egos, então elas fazem o que querem com eles, impõe suas próprias vontades e NÃO respeitam as vontades e desejos dos seus bichinhos que existem apenas para lhes dar prazer quando querem, quando não querem, quintal pra eles!!!
    Minha casa realmente vive cheia de pelos e tenho que varrer muitass vezes, mas a alegria de ver meus peludinhos correndo, brincando felizes de lá pra cá, compensa qualquer pelinho a mais na minha roupa!!!

    Vocês acham que só porque alimentam seus bichos (isso é OBRIGAÇÃO!!!), os protegem (relativamente) do frio (isso também é OBRIGAÇÃO!!!) com uma casinha que vocêss nem sabem se seus peludinhos ficam lá a noite inteira já que eles estão no quintal e os “donos” dormindo confortavelmente no quentinho de suas casas e os mantém com as vacinas em dia (isso é o que? OBRIGAÇÃO também!!!) são boas “mães”, bons “pais”… Mãe??? Pai??? Deus me livre de ter uma mãe ou um pai que me obrigue a dormir no quintal!!!
    Acho crueldade sim!!!
    Infelizmente as leis são toscas nesse país e nem as porcarias de leis que temos são cumpridas!!!
    Minhas 3 cachorrinhas, 3 gatinhas – todas resgatadas das ruas – e seus 4 filhotinhos (uma das minhas gatinhas resgatadas estava grávida) vão continuar dormindo dentro de casa, perto dos meus olhos, para que sejam realmente protegidos e se sintam aconchegados, amados como verdadeiros FILHOS que são!!!
    No quintal eles brincam durante o dia!!!
    É o que eu penso, é no que acredito!!!

  43. Vivian

    Oi Luisa, tudo bom?
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo lindo trabalho que você faz, eu te admiro muito.
    Gostaria de fazer uma pergunta, eu sou apaixonada por animais e quero muito fazer trabalho voluntários em canis ou qualquer lugar, procurei muito no google por canis e trabalhos voluntários, tentei ligar para alguns canis mais os numero que liguei nenhum estava correto. Consegui por fim preencher um formulário para trabalho em zoológico..mas gostaria muito de fazer trabalho em canis com cachorros abandonados que nao tem carinho o dia inteiro, poder alimenta-los, limpar seu espacinho e passear com eles. Como você já esta nesse meio, queria saber se você poderia me ajudar? me encaminhar ou ate recomendar algum lugar que posso voluntariado.
    Muito Obrigada
    Vivian

    • Luisa Mell

      Oi Vivian! Vc já ligou no ccz? Eles precisam muito!! Vc é de São Paulo?
      bj

      • Vivian Costa

        Sou do RJ e o animal está em São Pedro da Aldeia, perto de Cabo Frio. Vou fazer isso..
        Obrigada

  44. Cris

    Victor, provavelmente você não vai ler isso, mas não fale do que VOCÊ NÃO SABE!
    Não foi você que passou 3 semanas sem dormir ao lado dele, ligando para a veterinária constantemente chorando porque o tratamento não estava funcionando!
    Não é você que se endivida todo para garantir que ele sempre tenha os suplementos vitamínicos necessários!
    Não é você quem costura as roupinhas dele, lhe dá banho, limpa seu ouvido, leva pra passear, leva para as consultas.

    E além de tudo, ainda se faz de sonso. Porque eu disse explicitamente que o adotei quando eu era apenas uma criança, que a casa não é minha e, portanto, não posso impor minhas regras… seja elas quais forem!
    Mas tudo que eu fiz para proetgê-lo e mantê-lo saudável nestes 16 anos tenho certeza que ninguém mais faria, muito menos um hipócrita como você!!! Você deve ser do tipo que trata seu cachorro (provavelmente de pequeno porte) como um filhote, com roupinhas de luxo e mil bugigangas, mas quando enjoar ou quando não servir mais para satisfazer seu ego de status social, vai jogá-lo fora como se fosse um brinquedo descartável!

    Madames são pessoas como você que usam o animal como adereço para se exibir por aí!!!!

  45. Alexandra Barcelos

    Concordo plenamente com a opinião da Cris sobre o ilustrissimo Vitor, que se acha o entendido do pedaço. Em primeiro lugar, tenho dois cães no meu quintal, com casinha, com cobertor, com água a vontade trocada todos os dias, com comida a vontade, um deles com 12 anos, que mesmo com o frio insiste em dormir na grama ao relento. Nesses ultimos dias cheguei a colocar duas roupas em cada um para protege-los. Um de porte médio e outro porte grande. O cachorro cocker de 12 anos esta em tratamento carissimo com remedio, onde todos os dias de manha, faça chuva ou faça sol, tenho que fazer injeções nele. Toma vitaminas, come ração senior de otima qualidade…A cadela de porte grande viveu os primeiros 7 meses dentro de casa, depois testamos em coloca-la no quintal para fazer companhia ao outro. Sr. Vitor, não é que eu não quero que ela mesmo sendo de porte grande não entre em casa, ela simplesmente NÃO GOSTA DE DENTRO DE CASA, ela gosta do pátio, de correr, ser livre e não estar trancafiada dentro de casa. Vitor, pense antes de falar as coisas que não sabe. Se informe sobre cada situação, e antes de tudo faça algo de útil. Ter um cão no quintal não quer dizer que seja mal tratado. Muitas vezes eles vivem mais felizes soltos no quintal do que trancafiados dentro de casa.

  46. Alexandra Barcelos

    Maria Regina por um acaso vc tem um dogue alemão, ou algum animal desse porte? Tenha respeito quanto a opinião dos outros. Ninguém aqui te detonou quanto a tua opinião. Outra pergunta: vcs trabalha o dia inteiro, tem filhos, tem marido…me desculpe eu te dizer, é minha opinião, mas é totalmente insalubre tanto para os humanos quanto para os animais, ter 3 cães e 3 gatos defecando, urinando e isso permanecendo a noite inteira ali. Tem certas situações que não são toleradas. Como tu vai ter uma criança com problemas respiratorios de rinite e bronquite cronica como eu tenho meu filho, e ainda assim ter 6 animais dentro de casa? Já tive cães dentro de casa sim, não me importava com os pelos nem com as necessidades que faziam, mas cada situação é uma situação. Depende do tamanho da casa, depende da situação de saúde que as pessoas da casa possuem, depende do porte do animal…

  47. Alexandra Barcelos

    E vamos pensar em outra questão tb, principalmente para aqueles que veneram tanto a questão dos cães ficarem dentro de casa: vcs comem carne, comem queijo, comem ovos de frango, codorna…???? Não vamos venerar e proteger somente os cães e gatos, vamos enchergar o geral, o primeiro passo é parar de consumir a carne de outras espécies…muita hipocrisia proteger somente os cães e gatos e matar os outros….

    • Josy

      Acho que a questão não é deixar os animais dentro de casa. E sim serem bem cuidados, alimentos e dar a atenção que precisam.
      Moro em uma casa pequena, e no litoral. Seria um crime deixar meus cães dentro de casa, ainda mais que o terreno é enorme, meus cães ficam soltos e correm felizes. Dentro de casa, somente ficam os gatos, mas são livres para saírem qndo quiserem.
      Acho uma crueldade tratar cachorro como nenenzinho…não podem se sujar ou tomar sol.
      Precisam sim de proteção contran frio e calor, mas nada de exageros..
      Queria que os cães pudessem falar para poder perguntar para eles que tipo de vida que preferem…se ao ar livre, podendo correr, brincar, comer matinho, caçar bichinhos, cavar buracos, ou dentro de casa, com roupinha, tomando banho todo dia, usando perfume e até jóias, cheios de “frufru”.
      Cada um trata seus bichos como podem, e acham certo!!

      • Alexandra Barcelos

        Josi, eu concordo plenamente contigo. Acho um crime deixar trancafiado um cão dentro de casa. Claro, se tu tiver um pincher, tu não vai deixar o bichinho fora de casa…cada caso é um caso. Acho correto a forma como vc trata os seus. Pode ter certeza que são mais felizes que trancados…

  48. Kumiho

    Alexandra acertou em cheio com a questão da exploração animal, penso eu. Nós diariamente consumimos produtos vindos de animais explorados, presos, maltratados e abatidos sem nenhuma consideração especial. Inclusive, todo dono responsável de cão ou gato está indiretamente consumindo desse mesmo mercado, porque sinto muito, ração não se materializa do ar, e as melhores rações são coincidentemente as que utilizam o maior percentual de carne.
    Sobre a “humanização” dos animais, também concordo – acho que hoje em dia as pessoas não tratam mais seus animais como espécies distintas, e sim como pequenos seres humanos. Temos que lembrar que o cão doméstico está conosco faz uns 5000 anos. A espécie humana tem uns 10000 anos. 5000 anos de domesticação, mais alguns poucos séculos de especialização (porque o cão de estimação, que não é usado para auxiliar em nenhuma tarefa, é relativamente recente) não são o bastante para transformar um lobo numa pessoa, sinto muito. Com gatos a história é ainda mais recente – são muito capazes de se readaptar a uma vida selvagem, vide as populações ferais que se desenvolvem a partir de animais abandonados. Os instintos ainda estão lá. Na minha opinião, nossos animais não são pessoas, nunca serão pessoas, e chega a ser cruel tratá-los como tal. Porque, tratando os animais como gente, passaremos a exigir deles que se comportem e funcionem como gente, coisa que eles não vão conseguir. Cães, gatos e seres humanos têm psicologias diferentes, e nós não podemos querer que eles se adaptem ao nosso meio de pensar. É nossa responsabilidade entendê-los enquanto animais distintos de nós e tratá-los de acordo.
    O cãozinho que terei viverá dentro de casa, porque será apenas um, morará em apartamento e será de pequeno porte, compatível com a minha realidade. Mas acho igualmente válido quem cria seus cães no quintal, por qualquer motivo. É hipócrita apontar uma pessoa e dizer que ela cria um cão por um motivo egoísta. No fundo, querer um animal que nos vá dar amor e alegria também é um motivo tão egoísta quanto querer um ajudante no pastoreio ou um cão de guarda. Dando alimentação adequada, atenção, afeto e abrigo, não creio ser necessário mais nada – e acho bastante infantil dizer que seu cachorro é seu filho. Meu gato dorme comigo na cama, me acompanha em todo canto da casa, come ração mais cara que a minha comida, não sai para fora do apartamento telado, mas ainda assim não é meu filho: é meu gato amado. Eu não exijo que ele me entenda quando estou estressada com o trabalho, não exijo que ele compreenda todas as minhas necessidades, não espero que ele cuide de mim quando eu precisar. Ele é um gato, não uma pessoinha que estou criando, afinal.

    • Alexandra Barcelos

      Kumiho, endosso tuas palavras. Com um detalhe, que sempre frizo: animais de estimação não querem frescuras, querem um local para brincar, uma cama seca, limpa e quente no inverno, querem comida, querem água, querem não sentir dor e desconforto de doenças. Não querem fitinha no cabelo e bebelôs…frescuras. Vou te confessar que chamo meus cães de filhos, mas trato-os como cães…com respeito que eles merecem. E esse respeito que cito é como tenho com todas pessoas.

  49. Vitória

    Luisa, o post foi bem esclarecedor, porém, tem um caso que denunciei de maus tratos, tem 20 dias, e o caso é complicado porque esse cachorro está com essa pessoa desde bebê, hoje ele deve ter uns 3 anos e meio, eu tinha contato com essa pessoa até 2 ano e meio atrás, foi quando tirei dele uma outra cachorra que ele quebrou a pata ao dar banho e não prestou socorro, quando fiquei sabendo, isso depois de uns 3 ou 4 meses da fratura, pedi ajuda no site da ANDA e uma pessoa me ligou dizendo que iria custear os cuidados, mas queria a guarda da cachorra, foi onde eu perdi o contato com o indivíduo que quebrou a pata da cachorra, pois eu disse que a levaria para cuidar e depois não devolvi mais, pois do que adiantaria quando ela ficasse doente novamente ele iria largá-la sem tratamento. Nisso ele já havia pego esse filhote que hoje sofre nas mãos del, pois vive acorrentado a uma corrente curta desde bebê, na ápoca que tirei a cachorra dele, imprimi o que eram maus tratos para ele, enviei por email cartilhas de ONG’s e conversei, infelizmente nada… perdi o contato, não falam mais comigo, não frequento mais a casa, não tenho como ver o cachorro. Há um mês atrás uma pessoa que frequenta a casa dele me disse que o cachorro continuava vivendo nas mesmas condições e detalhe o cachorro é agredido diariamente por ele e pelos filhos de 5 e 7 anos porque late, a casinha continua sendo a dele quando era pequeno, mal cabia o coitado, daí decidi denunciar, porém, não tenho provas, nem testemunha, delegacia não faz BO assim, então liguei no 181 e eles registraram a queixa, porém, já se passou todo esse tempo e a polícia não foi lá. Imagina o frio que esse pequeno está passando e ainda sem uma proteção, sem ter pra onde correr, pois nem casinha tem. Como posso saber se o pescoço dele está marcado? Não tenho como vê-lo, a pessoa que me contou é parente e jamais denunciaria… nesse caso eu não sei o que fazer e como fazer.

    Deus te abençoe por tudo, você é um anjo aqui na terra, pena que os que não são anjos são tantos, e nossos anjos de quatro patas sofrem tanto nas mãos deles…. penso como vc quando fala em outro post do resgate de uma cão atropelado há seis meses e não faleceu, que as escolas deveriam ensinar, sempre falo isso para minha sobrinha pequena, é nas escolas que deveria ser divulgado a castração, o amor, cuidado e respeito aos animais…

    Hoje fui ajudar uma protetora que tem 70 gatos a levá-los a um veterinário, pois ela operou e não podia dirigir… ela mora perto da Fernão Dias e próx. a uma favela, o que tem de cachorro com pata quebrada é de cortar o coração e de deixar nossa alma e esperança em frangalhos…

    Um abraço e se puder me orientar ref. a esta denúncia eu agradeço.

  50. Patricia

    Luisa,
    tenho traumas até hoje graças á um vizinho extremamente desumano que tive em 2006. Ele era um demônio em forma de gente, e comia os próprios cachorros depois de matá-los á marteladas. Eu na época grávida de uns 8 meses, pensava em fazer denúncias, mas sendo a única vizinha, sofreria represálias afinal, um homem que faz isso, oque poderia fazer comigo, no estado em que eu estava? Prefiro nao imaginar. Este monstro morreu após matar 3 cachorros desta forma. Ele foi brutalmente assassinado, por outros motivos ( ou não). Luisa, talvez meu comentário tenho sido extremamente desnecessário pra uns, mas pra mim é importante sempre falar a verdade, coisa que na época eu nao tive coragem. Hoje, tenho trauma ao ouvir cachorro chorando, criança chorando, ou qualquer coisa suspeita. Eu sempre tomo uma providência através de denuncias. Coisas brutais podem estar acontecendo ao seu redor, e vidas podem ser salvas se fizermos apenas uma ligação. Não tenham medo, Tenham atitude!

  51. Renata Tavares

    Boa tarde , Luisa

    Venho pedir sua ajuda urgente para 3 animais aqui da minha Rua , onde a sua dona mantêm um deles em estado crítico . Ele vive em cima de uma caixa d’agua , sem comida , sem água , no frio , na chuva e no sol…fica preso em uma corrente minuscula , na qual não consegue nem deitar. Está doente não consegue nem latir, deve estar com pneumonia. Os outros dois vivem soltos no quintal tb sem comida e água..cheios de carrapatos e pulgas e ainda tinha mais um que definhou até a morte.
    Minha mãe já levou várias vezes comida , mais o marido da dona expulsa minha mãe da porta dele não deixando ela colocar a comida. Precisamos de ajuda urgente. pois o NEGÃO ( o que fica acorrentado) não vai aguentar mais. Não consegui fotos , pois ele fica no fundo do quintal e não temos como entrar…. Pelo Amor de Deus Luisa , vamos salvar essa vida .

    Endereço onde ele se encontra : Rua Tomas Lopes 70 fundos – Vila da Penha – Rio de Janeiro
    Tel: 3352-7414 A dona dele se chama IVETE , o marido Marcos.

    Meu nome é Renata Tavares e não precisa manter sigilo , pode falar que eu fiz a denuncia.

    OBS: vários vizinhos podem ser testemunhas. PRECISAMOS SALVAR O NEGÃO , ELE ESTÁ SOFRENDO DEMAIS!

    • Luisa Mell

      Ai meu Deud!!! N tenho como ir até o RJ. Vou pedir ajuda!! Bj

  52. Renata Tavares

    Obrigada Luisa , sei que posso contar e confiar em vc!! Sou louca pelos animais tb e brigo por eles! Vamos salvar o Negão! beijão no seu coração!

  53. Nidia Avila

    LUISa MEL

  54. Fernanda

    Luisa, boa tarde!!
    Gostaria de saber como proceder em relação ao caso de um vizinho. Sou de SP, a casa do cidadão fica na Zona Leste, perto de São Miguel Paulista. Acontece que esse homem tinha 5 cachorros (1 Rotweiller, 1 Pitbull, 2 filhotes de pitbull com rotweiller e um vira-lata), esse final de semana o Pitbull adulto morreu de fome. Os cachorros sofrem maus tratos, o dono é viciado, não trabalha e vive com a família numa casa passando dificuldades, onde muitas vezes, nem eles próprios tem o que comer. A esposa dele alimenta os cachorros uma vez por dia com fubá, e eles ficam presos dia e noite. De tanta fome já aconteceu de eles atacarem outros cãezinhos na rua. A situação está ficando crítica, eles vão acabar morrendo!!!! Inclusive o vira latas é velhinho e já é cego, e tem que ficar separados dos outros, pois de tanta fome já o atacaram várias vezes. Não consigo tirar uma foto pois tenho medo de ele perceber, pois fica o dia todo por lá, já que não trabalha. Já tentaram algumas vezes tirar os cachorros dele, mas ele não aceita de jeito nenhum. Peço sua ajuda pois não sei o que fazer, tenho medo de ligar pro CCZ e eles sacrificarem os cachorros, porque pitbull e rotweiller ninguém mais quer. Por favor, me ajude!!!!!

    Obrigada,
    Beijos

  55. Fernanda C

    Luisa, boa tarde!!

    Gostaria de saber como proceder em relação ao caso de um vizinho. Sou de SP, a casa do cidadão fica na Zona Leste, perto de São Miguel Paulista. Acontece que esse homem tinha 5 cachorros (1 Rotweiller, 1 Pitbull, 2 filhotes de pitbull com rotweiller e um vira-lata), esse final de semana o Pitbull adulto morreu de fome. Os cachorros sofrem maus tratos, o dono é viciado, não trabalha e vive com a família numa casa passando dificuldades, onde muitas vezes, nem eles próprios tem o que comer. A esposa dele alimenta os cachorros uma vez por dia com fubá, e eles ficam presos dia e noite. De tanta fome já aconteceu de eles atacarem outros cãezinhos na rua. A situação está ficando crítica, eles vão acabar morrendo!!!! Inclusive o vira latas é velhinho e já é cego, e tem que ficar separados dos outros, pois de tanta fome já o atacaram várias vezes. Não consigo tirar uma foto pois tenho medo de ele perceber, pois fica o dia todo por lá, já que não trabalha. Já tentaram algumas vezes tirar os cachorros dele, mas ele não aceita de jeito nenhum. Peço sua ajuda pois não sei o que fazer, tenho medo de ligar pro CCZ e eles sacrificarem os cachorros, porque pitbull e rotweiller ninguém mais quer. Por favor, me ajude!!!!!

    Obrigada,
    Beijos

  56. TALITA

    NOSSA ESSE POST ME AJUDOU MUITO,AMANÃ MESMO VOU FAZER UM RESGATE E NÃO TINHA CERTEZA SE ESTAVA NO DIREITO CONFORME AS LEIS,E SIM,ESTOU,VOU AMANHÃ SUPER TRANQUILA!PARABÉNS PELO POST,VOU DE GRANDE VALIA,E MUITO ORGULHO DE VC PELO SEU TRABALHO HUMANITÁRIO 🙂

  57. EVA MARIA FERREIRA

    NA RUA: CÉSAR PENNA RAMOS, 1539, CASA VERDE, TEM UMA FILHOTE DE 7 MESES MAGÉRRIMA QUE ESTÁ SEMPRE NA CORRENTE, SEGUNDO FUNCIONÁRIOS DA SUVIS NA CASA NOS FUNDOS TEM MAIS ANIMAIS MAU TRATADOS, A FILHOTINHA É IRMÃ DA MINHA CACHORRINHA, QUE PEGUEI DA CASA AO LADO PORQUE TBM SOFRIA MAUS TRATOS, ELA ESTAVA COM + OU – 2 MESES. POR FAVOR SE PUDEREM AJUDAR ESSES BICHINHOS EU AGRADEÇO DE CORAÇÃO,HOJE QUANDO EU VI A FILHOTINHA ESQUELÉTICA EU NÃO AGUENTEI DE TANTA REVOLTA. OBRIGADA! EVA MARIA FERREIRA

  58. Laís Peixinho de Souza

    uisa, no meu bairro tem um senhor que tem uma casa de ração com um cão da raça Cocker. Ele provavelmente usa ele pra procriação e venda de filhotes, pois já me ofereceu algumas vezes.O cachorro vive acorrentado numa corrente muito curta dentro de um salão, como faço para denunciar?
    Responder · Curtir · Seguir publicação · há 2 segundos

  59. Gabriella Reis

    Boa Tarde querida

    Estou com um caso em casa que na minha opinião seria maus tratos. Minha irmã mantem a cachorra e gata no quarto dela, um espaço pequeno e a cachorra só sai do quarto à noite, não vê a luz do sol e dorme o dia inteiro. Minha mãe fez do outro escritório dela um espaço para cachorra e gata ficarem em casa no dia, ali bate sol, ar, vento e é um espaço que ela possa andar e ficar bem mais a vontade, só que minha irmã não deixa elas ficarem lá.
    Eu tenho uma cachorra que foi criada dentro de casa, ela anda a casa inteira, passea todos os dias e quando a outra tem que ficar solta a minha tem que ficar presa no meu quarto.
    No caso da minha irmã, isso seria maus tratos?

    Grata pela atenção

  60. Vanessa

    Luisa, muito útil essa matéria. Pois estou sofrendo “perseguição” por parte de um vizinho(a) por uma situação semelhante a exposta.
    Moro (com minha filha, de 4 anos e Minha Mãe, idosa, 61 anos) em um apto, com aproximadamente 50m², com varanda. Meu cachorrinho, um poodle, tem 10 anos de idade.
    Sempre moramos em apartamento, e NUNCA recebi nenhuma reclamação do meu animalzinho. Pouco late, recebe comida e água a vontade durante o dia. Adora tomar banho de sol. Vai a Petshop a cada 2 meses. Sempre higienizado (toma banho no banheiro da minha família). E.. Ainda assim, por viver na varanda (tamanho 0,80cm x 2,50cm)com uma casa que comporta 2 cães do mesmo porte dele, confortavelmente.. Recebi uma notificação do condomínio, por denúncia deste vizinho, por “Maus Tratos”.
    Amo meu cão. Levo ele pouco a rua, mas eu e minha família damos muito carinho e atenção ao nosso bichinho! E ficamos muito sentido com essa situação vivida recentemente.
    Penso que, deve ficar claro o que realmente é caracterizado Maus Tratos. Temos vários animais na rua, passando fome, sede e frio. Sem vacina, sem cuidado ou proteção. Expostos a todo risco. E esses não recebem os olhares das pessoas. Esses animais que precisam de ajuda não incomodam a sociedade como deveria.
    Poderia haver um controle maior, de quem possui animais domésticos. Para que essas pessoas tenham consciência que estão adotando ou comprando um ser que “sente fome, frio e medo”. Que ama seu dono. Que perdoa nossas falhas. E que merece nosso respeito!

    Gostaria muiiiito de fazer parte de uma matéria, com visita ao meu apto, ambiente onde vivemos felizes por ter nosso bichano, mas magoados por esse “Falso” que nos foi levantado por um vizinho(a) que apenas nos descrimina por morarmos de aluguel.

    Abraços!

    Sua Fã,

    Vanessa Valoni

  61. Ruth

    Lu matéria muito bem explicada, confesso que não sabia de alguns itens por ex, mas com essa explicação ficou bem mais fácil, até se possível poderia me mandar uma cópia para meu e-mail?
    Bom eu odeio ver animal preso, minha cadela fica solta dia e noite com acesso livre a entrar dentro de casa a hora que bem e entender, afinal já parte da família a muito tempo e como não sei tratar cachorro como animal e sim como gente, ela que as vezes acaba me dominando, rsrs sabe exatamente o meu ponto fraco e abusa disso de vez em qdo…mas eu a amo incondicionalmente!!!

  62. Ana Cunha

    E venda de filhotes nas ruas e feirinhas? Os animaizinhos podem não ter sinais de maus tratos visíveis mas muitas vezes são resultado de verdadeiras fábricas de filhotes. A mãe são mantidas em condições inadmissíveis, tendo uma gravidez atras da outra , sem descanso só para produzir…”produtos vendaveis” -filhotes. Conheci uma pessoa que adquiriu um 3 filhotinhos de uma pessoa que estava passando na rua e vendendo, em um dia de frio polar em SP. Se esse conhecido nao ficasse com os filhote, eles provavelmente teriam morrido de frio. Eram muito novinhos.Um dos filhotes nao resistiu 2 dias.
    Ou pode ser alguém cuja cadela tenha tido uma ninhada indesejada…um macho entrou no quintal e a pessoa não pôde ficar com os filhotes. Como proceder se eu vir venda de filhotes.?

  63. Angela Vitória

    Pergunto:Eu estou trabalhando perto de um apartamento que o casal tem um menino de 5 anos, tem um cachorro 3 meses,resumindo eles não gosta de cachorro,o garoto faz gato e sapato do filhote eles nem ta ai,o pobrezinho fica dentro de um quarto de 8hs as 19hs sozinho, chora muito,ja falei varias vezes com eles,não adiantou, eles viajaram deixou o cachorro na sexta-feira ate domingo sozinho no quarto, eu não sabia, pq eu iria chamar a policia, resumindo; pedi ela o cachorro pra mim, ele não quer dar, prefere deixar o bebezinho trancado no quarto ate ela chegar do trabalho,o marido dela disse que isso não é maus tratos, tem agua, tem comida e o quarto é grande, então o que eu faço, isso é maus tratos? porque não achei na lei sobre isso que estou passando para vc,o cachorro faz xixi eles batem, eu não vi, mas os vizinhos sim.ela um dia deu um chute no cachorro pq fez xixi na sala, ela definitivamente não gosta de cachorro.o que eu devo fazer? bjs aguardo resposta.

    • Luisa Mell

      Oi querida. Nossa que horror. Bom, caso complicado. Precisamos de provas de maus tratos. Ele tem algum machucado? Vc conseguiria filmar alguma agressão?

  64. Stael Paixão

    Meu vizinho mantem o seu lindo cachorro no quintal alheio cheio de mato em uma corda relativamente pequena, na chuha 4 dias so com um quarda chuva no chão , ele esta molhado de qualquer jeito , mas moro em Trancoso onde nenhuma lei se aplica. Ele come, bebe agua ,andar nunca 10 minutos talvez, outro dia me ofereci para passear me mndaram cair fora… é duro esta impotencia viu . Queria que todo mundo começasse a ligar insistentememnte e para critica-los. Covardes, abuso de poder.Pousada camping Camarões trancoso…BA

  65. Milena

    Boa noite,

    Por favor preciso de ajuda, na minha rua tem um cachorro que não para de latir um segundo, o coitado está até roco de tanto latir, o problema é que o dono é meio difícil de lidar, sendo assim ninguém tem coragem de fazer nada e nem de falar nada.
    Nos vizinhos já estamos ficando sem paciência, pois não temos condições de descansar, temo por ele, pois já dá para perceber que sua saúde está debilitada.
    Por favor nos ajude, o endereço é rua ariti, bairro cangaiba, cep 03734070 sp, a primeira casa do lado esquerdo da rua, a mesma está em construção.
    Gostaria de pedir para que fosse uma denúncia anônima, pois como já disse, o vizinho não é gente boa.
    Desde já agradeço e conto com a ajuda de vocês.
    Obrigada

  66. Vivian Costa

    Luisa, gostaria de uma orientação. Ontem, na noite de Natal, estava chegando na casa da minha sogra que fica em um município do RJ diferente do meu e senti um cheiro muito desagradável de bicho morto, minha sogra disse que tem um cão da raça Pit Bull que fica sempre preso em uma espécie de depósito, onde o espaço não é grande, além de quase não entrar luminosidade e ventilação e ele não ver ninguém, parece que os donos apenas vão lá para colocar comida e água (sabe lá com que frequência) e nem sequer limpam o local (o que explica o odor desagradável), meus sogros já reclamaram e de nada adianta. Hoje estou de volta à minha casa, mas gostaria de poder denunciar, mas não sei como? E a quem? Seria à polícia mesmo? Mesmo eu estando em município diferente?

  67. newton

    Aqui em meu condomínio botamos agua e comida para os gatos que ficam por aqui,mas algumas pessoas que não tem amor próprio e jogam suas frustrações encima dos animais vão no local e tiram tudo.

  68. Narielle Barbosa

    Luisa estamos com problema com um vizinho que acabou de se mudar , ele esta maltratando um animal de porte pequeno caramelo parece basse.Agora a noite ele espancou o animal ele ficou ganindo muito , muito mesmo, prolongadamente, fiquei desesperada ! e depois ficou calado , nenhum barulho do animal . Não temos como saber se ele ainda esta vivo!! .Tambem ele lavou os bracos no quintal e esfregando muito com sabao e depois alcool . Ele deixa o animal sempre preso escondido tambem não temos como saber se ele coloca agua ou comida pra ele . Geralmente ele fica sempre em silencio , não late , nem interage, ele deixa ele preso e sai o animal chora muito . E e constantemente agredido quando ele esta presente fisicas e palavras de baixo calao , termos horriveis ao animal. Como faco pq não tenho como tirar fotos nem filmar pq ele esta sempre preso . Já tentamos um acordo , conversando mas não houve . Ainda posso sofrer represalias por termos denunciado e meus animais serem prejudicados. Luisa estamos de bracos atados por favor nos ajude .. grata

    • Luisa Mell

      pelo amor de Deus!!!! Tem que chamar a polícia!!!!! Onde é??? Passe ende tel de contato!!! ele não pode se defendere sozinho!! Tente gravar, filmar, chamar a polícia!!!!!

  69. Silvana

    Bom dia

    To com caso de animais medrosos que nao consigo capturar, mas sou de Itupeva. Voces poderiam vir ate aqui ou não vem?

    • Luisa Mell

      Oi querida. Onde é Itupeva? Nós só fazemos na grande SP. Mas posso te orientar! Me passe seu tel. bjbj

  70. carla daniely

    Ola me chamo Carla tenho dois cachorros q amo de paixao tenho como mais dois membros da familia eles sao bem alimentados vacinas em dia exames em dia usam os dois tpos de coleira q e pra prevenir carrapatos e o calazar gostaria de saber se e crime ou errado deixa-los livres dentro de casa na minha area da frente no quintal sao livres eles tem liberdade dentro e no quintal de casa gostaria de saber se e errado ou crime esse meu modo de criar meus cachorros.

  71. Daniela Bottoni

    Oi Luisa, estou passando uma temporada em Manaus e fui conhecer os botos cor de rosa da região, são animais dóceis, carinhosos, lindos de viver, porém estão ameaçados de extinsão porque a carne dos botos é usada como isca para um peixe carnívoro da região do Amazonas, o Fantástico fez uma reportagem sobre isso ontem (20.07.2014), os pescadores da região sabem que é um crime ambiental a caça dos botos cor de rosa e tucuxi, mas fazem mesmo assim porque sabem que não existe punição, em Janeiro de 2014 entrará em vigor uma lei ambiental que proibe a pesca desse peixe e o uso da carne dos botos para isca, até Janeiro mais de 1.000 botos morrerão covardemente por esses monstros frios e cruéis, os botos são presas fáceis desses monstros por serem tão dóceis.
    Luisa, você com seu conhecimento e com seu lindo trabalho e de toda sua equipe, podemos lutar juntos com o governo para que essa proibição começe agora, quem sabe assim podemos evitar a extinção dos botos e o sofrimento de serem mortos.
    Por favor Luisa…..vamos tentar…
    Segue meus contatos: Daniela Bottoni (11) 98367-7407.

  72. fabiana

    eu sou uma pessoa que gosta muito de animais e me doi muito ver um animal ser mal tratado e fico triste pq não existe pena pra quem maltrata os animais e acho que talvez por isso as pessoas não denunciem mais

  73. John Marks

    OK. Ótimas informações. Porém não nos esqueçamos que animais não humanos não se restringem apenas a animais domésticos (cães, gatos, coelhos, pássaros). Diariamente sustentamos um prazer fútil (não necessário à saúde: Cf. Alimentação sem Carne (pdf), médico nutrólogo Erich Slywitch – http://www.alimentacaosemcarne.com.br/) em deterimento do bem estar de milhões de animais explorados para consumo. Não é possível haver humanidade em nenhum tipo de método de abate, mesmo nos prescritos por lei. Sempre há sofrimento em algum grau. Nós humanos, diferentemente de outras espécies, temos diante de nós a escolha por fazer o bem a esses animais que tem capacidades sensoriais e psicológicas basicamente iguais aos de cães e gatos. Não há justificativa plausível ao consumo de carne de nenhum tipo. Podemos escolher fazer o bem a eles ou não. Uma pessoa que deixa de comer carne salva, sim, a vida de milhares de animais ao longo de um ano ou uma vida. Além disso, consumo de carnes é um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas do planeta, mesmo as NAções Unidas já recomendaram a transição para o vegetarianismo por esse motivo (http://www.theguardian.com/environment/2010/jun/02/un-report-meat-free-diet)

    https://www.youtube.com/watch?v=rrFsGTw5bCw Carne é fraca

    https://www.youtube.com/watch?v=o0L6pz2KhIg Atave – A Avicultura Escancarada

    https://www.youtube.com/watch?v=kClrgZcHEds Abate bovino “humanitário” segundo a legislação

    https://www.youtube.com/watch?v=6jll7NSexqk Abate bovino sem pistola pneumática, com marreta, muito comum e preenche muitas das carnes de prateleiras de supermercado em todo o brasil

    https://www.youtube.com/watch?v=mnhHIsH1dL4 Conheça o que você come – ABATE “HUMANITÁRIO” de PORQUINHOS e VACAS

    https://www.youtube.com/watch?v=ZiUwNoOG9s4 Como se mata um Porco