Blog Luisa Mell

Opção deliciosa vegan! Que tal fazer hummus em casa? Além de gostoso, é rico em proteínas e dizem deixa as pessoas mais felizes…

Amigos, confesso para vcs que é realmente muito complicado tirar o leite de vaca e seus derivados do cardápio. Principalmente qd comemos fora com amigos que não são vegans, né?

Por isso gostaria de compartilhar com vcs a minha comida favorita atualmente: Hummus! Desde que descobri que esta famosa pasta árabe é vegan e rica em proteínas( lembram que expliquei quais os melhores substitutos para a carne?) como todos os dias!! Se vc preferir vários restaurantes entregam pronto! Mas podemos fazer em casa!!É super fácil!!

Anota aí:

Ingredientes:

1 xícara (chá) rasa de grão de bico(182g)

2 colheres (sopa) cheias de tahine(28g)

1/2 xícara( chá) da água do cozimento do grão de bico(100ml)

1 colher (café) cheia de sal marinho(4g)

suco de 1 limão médio

1/2 dente de alho(2g)

 

Modo de preparo

1- Deixe o grão de bico de molho em bastante água por 10 horas( da mesma maneira que ensinei sobre o feijão, isto vale tb para o grão de bico!). Escorra a água e acrescente mais três xícaras (chá) de água nova( são três xícaras de água para cada xícara de grão de bico)

2- Leve ao forno médio e cozinhe na panela de pressão por 30 minutos( a controlar do momento em que ela começa a apitar) ou até que fique bem macio.

3- Coe e deixe esfriar(reserve a água do cozimento)

4- À  parte, junte o tahine com  a água do cozimento, o sal, o suco do limão e o alho bem amassado, mexendo até que fique uma mistura homogênea.

5- Coloque o grão de bico escorrido no liquidificador e bata-o junto com uma mistura de tahine até obter uma pasta.

6- Sirva esta pasta fria.

Rendimentos:15 porcões(colheres de sopa)

 

 

 

Esta receita é rica em proteína, ferro, cálcio, vitaminas B9( ácido fólico) B5 e B6.

É vegan( não tem nada de origem animal) e não contém glútem.

 

Eu estou tirando o leite e seus derivados do meu cardápio. Todo dia de manhã comia um sanduiche  de queijo branco. Primeiro tentei trocar pelo tofu, mas não deu certo                   ( não gostei), agora como duas fatias de pão com hummus, estou amandoooo!!! Dizem que o grão de bico tb deixa as pessoas mais felizes… E não é bobagem não!! Vários estudos recentes confirmaram que grão de bico ajuda a combater a depressão.

 
A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina a substância que traz sensações agradáveis.

Ou seja, uma opção gostosa, saudável, que não vem as custas de sofrimento animal e ainda nos deixa mais alegres!!!!!

Substitua já sua carne do jantar por grão de bico!!!

bjbjbj

 

Postado por
Data
12 agosto, 2013
Categoria
Comentários
11 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentário:Opção deliciosa vegan! Que tal fazer hummus em casa? Além de gostoso, é rico em proteínas e dizem deixa as pessoas mais felizes…

  1. Viviane Komorowski

    Hummm eu adoro grão de bico e inclui-lo no café da manhã será ótimo….amooo suas dicas de culinária.Não é fácil continuar nesse rumo, meu marido é carnívoro e ele que prepara nosso almoço. Porém como ele tinha muito trabalho para preparar pratos sem carne para mim e com carne para ele e num tempo reduzido, ele acabou reduzindo também o consumo de carne..rsrsrs. Claro ele come sempre que pode, mas antes de nos casarmos ele comia TODOS OS DIAS!!!! Agora apenas no fim de semana ou num jantar com amigos….ainda tenho fé que um dia ele excluirá totalmente a carne da alimentação. Bjooooo te adoro!!!!

  2. Mariangela

    Olá Luísa!
    Meu filho é vegetariano tbem, tenho me aventurado por vários blog à procura de receitas rsrsrs
    Mas quanto à receita de Hummus, não seria 1 xícara de grão de bico em vez de 1 colher? rsrsrsrs
    Aqui em casa adoramos, e ainda mais com pão sírio, fica divino!!!
    Abços

    • Luisa Mell

      Desculpaaa!! Escrevi correndo pois tinha q levar o Marley no veterinário!! Assim q voltar arrumo!! Bj

  3. Eliete Xavier

    Amei….vou fazer;mas onde encontro o tahine e o que é?

  4. sandra fernandes

    Creio que houve um erro na composição dos ingredientes – acredito que seja uma xícara de chá ao invés de “1 colher (chá) rasa de grão de bico(182g)” .
    Quanto ao tahine, pode-se comprar aqueles que são vendidos em supermercados ou deve-se comprar em alguma loja especial? Obrigada pela resposta. Abraços.

  5. thais

    Oi Luisa, admiro muito seu trabalho, e gostaria de saber como posso ajudar. Eu sei que a feirinha nos sábados é uma constante, então se precisarem de voluntários estou disposta a ajudar! parabens e um beijo

  6. Juno

    Dá para fazer de beringela, substituindo o grão de bico. Dá raiva de tão bom que fica.

  7. LEDA MARCIA

    Adorei a receita. Vou fazê-la. Obrigada.

  8. Bruna Piske Schroeder

    Hoje mesmo comprarei os itens!

  9. ROGÉRIO OLIVEIRA SANTOS.

    *QUERIDA LUISA MELL,NA SUA RECEITA GRÃO DE BICO(PASTA ÁRABE/FAZER HUMMUS EM CASA) MODO DE PREPARO ITEM NÚMERO:2,NECESSITA DE UMA PEQUENA CORREÇÃO:”-“”LEVE AO ^[FORNO]^MÉDIO E COZINHE NA PANELA DE PRESSÃO POR 30 MINUTOS.””^[RISCO DE EXPLODIR]^””.
    MODO CERTO:””COZINHE NA PANELA DE PRESSÃO POR 30 MINUTOS EM FOGO MÉDIO APROXIMADAMENTE(À CONTROLAR DO MOMENTO EM QUE ELA COMEÇAR À APITAR). ***DICA DE SEGURANÇA***/*ATENÇÃO:”O CHOQUE TÉRMICO NA PANELA DE PRESSÃO P/ESFRIAR + RÁPIDO CAUSA FADIGA ESTRUTURAL NO ALUMINIO À LONGO PRAZO!LOGO PORTANTO SÓ ABRA À PANELA DE PRESSÃO QUANDO ESTIVER MORNO E SEM APITAR,POIS CASO CONTRÁRIO PODERÁ EXPLODIR C/O VAPOR À 100 GRAUS CELSUS.***À VÁLVULA É NADA MAIS QUE UM ANEL DE BORRACHA COM UM PINO VERMELHO QUE SOBE P/VAZAR O VAPÔR QUANDO À PANELA NÃO APITA.COMO NA GRANDE MAIORIA É VENDIDA SEM O CERTIFICADO DO INMETRO PODE OCORRER DE FICAR MOLE E EXPLODIR P/FORA FAZENDO ESPIRRAR O FEIJÃO PARA CIMA DIRETO(ACONTECEU COMIGO)
    -*VERIFICAR SEMPRE À VÁLVULA DE
    SEGURANÇA(DESENTUPIR OS FUROS COM AUXILIO DE PALITO OU ARAME À CADA NOVA UTILIZAÇÃO)E À BORRACHA DE VEDAÇÃO(PREFIRA DE SILICONE.PROG.MAIS VOCÊ”ANA MARIA BRAGA DIZ QUE À DURABILIDADE É MAIOR)***
    “”OBS.ANIMAL:*-NUNCA DEIXE O SEU PET PRÓXIMO AO FOGÃO COM O FOGO ACESSO,POIS À CURIOSIDADE PODE FAZER C/QUE ELE VIRE À PANELA QUENTE E SE QUEIME AO TENTAR ENGOLIR COMIDA QUENTE!!!**
    **********************************
    QUERIDA MARINA PARA SEMPRE LUISA MELL PARABÉNS PELO SEU DIA REPLETO DE FELICIDADES E MUITA SAÚDE,FELIZ ANIVERSÁRIO!!! CORDIALMENTE,ROGÉRIO OLIVEIRA SANTOS. RIO,19/09/2013 QUINTA-FEIRA.
    ***********************************

  10. edna

    adorei vou fazrer hoje na janta bjim