Blog Luisa Mell

Os novos rumos do Centro de Controle de Zoonoses de SP.

Amigos, desde a primeira vez que fui ao CCZ (centro de controle de zoonoses) de São Paulo, minha vida mudou.

Naquela época, os animais capturados eram sacrificados depois de  3 dias (se o dono n aparecesse).

Nunca me esqueci do olhar daqueles cachorros no corredor da morte! Ali mesmo, jurei que dedicaria minha vida para mudar aquele terrível destino dos cães abandonados.

Cópia de foto

Desde 2008, os animais sadios capturados  pelos cczs do Estado de São Paulo não podem mais serem sacrificados. Desde então, muitas ongs viraram parceiras do ccz de São Paulo. Muitos voluntários  tb apareceram para passear com os cães! Mas muita coisa ainda precisa ser feita. E principalmente na troca de governo não podemos permitir que haja um retrocesso.

Há dois meses fui à Secretaria de Saúde de São Paulo, pedir para o Seçretário de Saúde, José de Filipe Jr, providências urgentes para serem tomadas no Centro de Controle de Zoonoses de SP. Todas as reivindicações foram feitas por funcionários, veterinários e voluntários que já realizam um belíssimo trabalho ali, por isso tem autoridade para dizer o que pode e deve melhorar em se tratando do bem estar dos animais.

Ha duas semanas voltei lá e me reuni com o assessor parlamentar, Dr. Marco Antonio Ernandez,   Marcelo Glauco , a Gerente técnica do CCZ, Rosane Correa de Oliveira  e a coordenadora da Covisa, Rejane Clixto Gonçalves. foto

Vou enumerar as reivindicações e ao lado o que foi prometido na reunião.  REIVINDICAÇÕES

1- Os animais que chegam atropelados, com fraturas tem que ter o direito de serem atendidos no HOSPITAL VETERINARIO PÚBLICO DE SÃO PAULO.

RESPOSTA DO CCZ: sim, os animais serão encaminhados para o Hospital veterinário público.  E DEPOIS DE ATENDIDOS SERÃO CUIDADOS E PREPARADOS PARA ADOÇÃO NO PRÓPRIO CCZ

2- RAPIDEZ NA REFORMA DOS CANIS. AS OBRAS QUE DEVERIAM TER SIDO CONCLUIDAS HÁ QUASE DOIS ANOS, ESTÃO PARADAS! ENQUANTO ISSO NÃO HÁ ESPACO SUFICIENTE E DECENTE PARA OS PIT BULLS E OUTROS ANIMAIS ESTIGMATIZADOS, QUE VIVEM EM ESPAÇOS REDUZIDOS.  NO NOVO ESPAÇO,  OS ANIMAIS TERIAM SOLARIUM E ESPAÇOS GENEROSOS.

Cópia de foto

RESPOSTA DO CCZ : AS OBRAS PARARAM NÃO POR CULPA DA PREFEITURA E SIM POR QUESTÕES CIRCUNSTANCIAIS, QUE JÁ FORAM RESOLVIDAS . AS OBRAS DEVEM SER REINICIADAS E FINALIZADAS ASSIM QUE TODA A PARTE BUROCRÁTICA FOR RESOLVIDA.

3 – ABERTURA PARA A INICIATIVA PRIVADA PODER AJUDAR O CCZ DE SÃO PAULO.
ATRAVÉS DA INICIATIVA PRIVADA, MELHORIAS E BENFEITORIAS PODERÃO SER REALIZADAS, ASSIM COMO DOAÇÕES DE MEDICAMENTOS,  APARELHOS E TUDO O QUE FOR NECESSÁRIO PARA QUE O CCZ DE SAO PAULO ATUE COM EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AOS ANIMAIS E À POPULACÀO.

RESPOSTA : É ALGO NOVO,  MAS POSSÍVEL ATRAVÉS DO PPP PARCERIA PÚBLICA PRIVADA. IREMOS AVALIAR AS POSSIBILIDADES COM O SECRETARIO E O PREFEITO.

4 – DESTINAR OS PROFISSIONAIS QUE FOREM APROVADOS EM CONCURSO PARA O MANEJO COM OS ANIMAIS DE SUA PREFERENCIA. EX: SE A PESSOA AMA GATO, A PREFERENCIA SERÁ QUE ELA SEJA DESTINADA A ATUAR NO GATIL, SE AMA CAHORRO, NO CANIL E ASSIM POR DIANTE. ATUALMENTE O PROFISSIONAL É DESTINADO SEM CRITÉRIOS.

RESPOSTA: ASSIM SERÁ

5- INSTALAÇÃO DE CARTÃO DE PONTO PARA A VERIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE SÓ APARECEM DE VEZ EM QUANDO.

RESPOSTA: VÃO INSTALAR O PONTO OU ENCONTRAR OUTRA MANEIRA DE FISCALIZAR E PUNIR OS FALTOSOS.

6- CAMPANHAS FREQÜENTES ORIENTANDO A POPULAÇÃO.foto

RESPOSTA: Apresentaremos ao prefeito esta sugestão. Mas achamos ótima idéia.

7- LIBERAR OS ANIMAIS ESTIGMATIZADOS PARA SEREM ADESTRADOS FORA DO CCZ ASSIM TERÃO UMA CHANCE DE SEREM ADOTADOS E VIVERÃO EM ESPAÇOS CONDIZENTES ÀS SUAS NECESSIDADES.

O VEREADOR NELO RODOLFO (PMDB), A MEU PEDIDO, CRIOU UM PROJETO DE LEI N° 191/2013, SOLICITANDO A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELOS ADESTRADORES DE CÃES.

RESPOSTA: ASSIM QUE O PROJETO DE LEI VIRAR LEI, ADESTRADORES SERÃO CONVOCADOS PARA ATUAREM NESTE SENTIDO,

 

 

Amigos, fiquei muita satisfeita com as promessas. Agora vms aguardar que elas sejam cumpridas!! Espero que o CCz de Sp vire modelo para todos os cczs do Brasil. Vc , em cada canto deste nosso pais pode cobrar a diferenca na sua cidade!!Contem sempre com minha ajuda!!

Amigos, estou finalizando este post dos EUA, por isso n consigo colocar os acentos!!!Sorry!!!! bjbjbj Mell

 

Postado por
Data
10 junho, 2013
Categoria
Comentários
35 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 Comentário:Os novos rumos do Centro de Controle de Zoonoses de SP.

  1. Maite

    Como sempre você e sua equipe estão de parabéns!!! Que os peludos sejam respeitados e tenham a chance de uma vida digna!!!

  2. Jéssica Kristine

    Trabalho maravilhoso que você faz, Luisa! Um exemplo! Aqui no CCZ do Ceará ainda falta muita coisa, mas as pessoas que trabalham lá são maravilhosas, só não tem mais adoções pois o povo ainda tem muito preconceito, dizem que lá é abatedouro de cães, tem doenças… Mas um dia isso irá mudar, se todos fizerem sua parte! Beijo, sou sua fã. 😉

  3. Renata

    Muito obrigada, Luisa Mell pela dedicação e amor que sempre teve e tem com tantos peludos, principalmente os do CCZ SPm o qual sou voluntária. Uma das coisas que mais me indigna é justamente o espaço onde os nossos queridos Pits ficam. Muito obrigada por continuar nessa luta pelos animais! Parabéns!

  4. Valéria Maróstica

    Muito obrigada por se preocupar com os animais, precisamos muito mais pessoas como você.

  5. JESSICA POLI

    Fico feliz em saber que existem pessoas que dedicam suas vidas em prol desses anjos peludos. O trabalho que existe lá no CCZ de São Paulo, apesar de ainda necessitar de muitas mudanças, já é um bom exemplo, que deveria ser seguido por todas as cidades, não dá mais para aceitar crueldades, a sociedade precisa dar um basta! as campanhas de adoção precisam ser divulgadas pela mídia, a população precisa se conscientizar e adotar ao invés de comprar. Já estive no CCZ participando como voluntária, minha Molly é adotada e é o amor de nossas vidas, penso que se cada um puder fazer um pouco, a vida desses lindos já será um pouco melhor!!!! conte comigo para oque precisarem…abç

  6. YÁRA DE OLIVEIRA

    Luiza, na semana passada vieram buscar aqui na minha casa uma pilha de jornais que juntei, segundo a solicitação da CCZ, através do Face. Estou juntando mais e fiquei de avisar a Simone para virem buscar. Não tenho condições de levar, mas juntar,m com certeza. É inacreditável que os coitados dos animais nem uma folha de jornal tenham para se abrigarem desse frio horrível que está fazendo. É td tão triste meu Deus… E o pior de td e que, nos pessoas comuns, nada podemos fazer além de medidas paliativas como juntar jornal, adotar um cão abandonado, ajudar a uma outra situação de emergência. Mais nada disso resolve definitivamente a situação dos pobres animais. Ainda bem Luiza que contamos com pessoas do bem como vc, que estão sempre à frente dos problemas que esses pobres animais enfrentam e, na maioria das vezes não contam com a boa vontade das autoridades que teriam como obrigação, entre outras de não permitir que tamanha tristeza acontecesse. Olha Luiza, no que depender de mim, pode acreditar que vc tem uma aliada. Hj tenho um peludinho que foi jogado de uma caminhonete, para morrer atropelado. É o meu príncipe. QQ coisa estou à sua disposição. Boa sorte e que Deus continue te dando força e luz nessa batalha. Yára

  7. Wanda Ramos

    Tomara que tudo isso dê certo sim, passo à passo as coisas vão se resolvendo apesar de que são tantas necessidades urgentes que aparecem que na maioria das vezes só podemos colocar nas mãos de Deus mesmo!
    Depois de tudo o que está acontecendo no Pará eu estava um pouco desanimada e muito triste, confesso!
    Pelo menos esses a gente vê que estão sendo bem cuidados, o resto é só orando mesmo! beijo.

    • Luisa Mell

      Oi Wanda!!Muitas vezes tb desanimo!1Mas n podemos!1Eles precisam de nos!!!bjbjbj

  8. Gisele B. Teixeira

    Boa tarde Luisa, fico muito feliz com a sua luta, junto com outros tantos dispostos a ajudar. Eu sou de São Bernardo do Campo, não sou protetora, mas faço o que está a meu alcance para trazer bem estar aos animais. Já resgatei, castrei e doei, procuro fazer tudo certinho e conscientizar amigos, vizinhos sobre a importância de lutar pelos direitos dos animais. Sou advogada e gostaria muito de usar o meu trabalho em prol desses bichinhos, mas preciso de ajuda. Preciso me unir com outros colegas também dispostos a ajudar e lutar por melhorias no CCZ da minha cidade.

    • Luisa Mell

      Isso ai querida!!Junte algumas pessoas de bem, o que precisarem conte comigo!!bjbjbj

  9. Aline Bissoli

    Luu, queria sugerir mais uma coisa, veja se é possível
    Hoje uma amiga me contou que tinham 5 cachorros atrás de uma única cachorrinha que estava no cio.
    Sei que é um pouco cruel retirar um cachorro da rua, prestar os devidos cuidados e devolver.. mas o CCZ poderia trabalhar mais nisso. De pegar animais nas ruas para fazer a castração gratuita e após a sua completa recuperação colocar a rua novamente.
    É uma coisa muito chata, mas assim evita o sofrimento das femeas a geração de vários e vários filhotes.
    Pregam pouco sobre a importância da castração, que evitaria vários filhotes abandonados nas ruas.
    Mas até mesmo protetores independentes tem certa dificuldade.. sugeri até minha amiga a levar para castrar no CCZ, mas depois de castrada a cachorra fica sob responsabilidade dela. e como ela não pode colocar mais um cachorro dentro de casa, ela não levou a cachorrinha pra castrar.
    É uma visão meio triste, mas acho que é uma solução a curto prazo para evitar mais animais abandonados nas ruas.

  10. Priscilla Spadaro

    Conte comigo para o que precisar, só não posso ajudar financeiramente, mas posso com TUDO mais em qualquer dia e horário…
    Beijos com carinho e admiração. Pri

  11. Katia Oliveira

    Luisa Mell e sua equipe, vcs estão de parabéns pelo trabalho e luta para ajudar os peludinhos; Deus os abençõe muito! Um forte abraço em seu coração!

  12. Débora Santos

    Obrigada pelo trabalho que vocês fazem, beijos.

  13. sandra valeria calixto moreira

    Conte sempre comigo… Ñ sei o q posso fazer, mas, como AMO animais, ajudo no possivel…. Te admiro d+ @luisa…bjs

  14. vera brasil

    Achei otimo todos os teus comentarios. Sexta passada estive na zoonose para entregar jornais, e vi que mta coisa ja mudou desde a ultima vez que estive la em 1994, mas ainda falta muita. Sera que nosso prefeito nao tem algum dinheiro para aprimorar ?

  15. Denise

    a LUTA É DE TODOS NÓS POIS SABEMOS QUE A MISÉRIA HUMANA É CAPAZ DE ATROCIDADES.
    CONTINUAREMOS DEFENDENDO OS MAIS INOCENTES E TAMBÉM MAIS PUROS QUE NÓS.

  16. Sandra

    Amo os veterinários , voluntários do Ccz Sp.

  17. Sandra

    Luisa Mell, maravilhoso a iniciativa tomada por você, espero que tudo o que está sendo dito seja cumprido.
    Por favor, faça uma visita ao CCZ após dias de chuva e veja no que se transforma o espaço em frente as baias e canis…parece uma piscina, já foi solicitado uma providência, mas essa nunca vem.Note, que esse “empoçamento” pode prejudicar animais, agentes e todo o corpo de voluntários. A campanha da Dengue é feita pela prefeitura e ela mesma não providencia o conserto de suas instalações hidráulicas…Se vc puder nos dar essa força agradeço imensamente, se necessitar de fotos de como ficam esses lugares tbm posso enviar.
    Grata

    Sandra

  18. CARLA SOLTAU

    FANTÁSTICO Luisa!! Mantenha-nos informados dessas resoluções ok? Se tudo isso for realizado, já é um bom caminho andado! Tomara que não demore muito, como tudo aqui no Brasil!

  19. Thaís Destefano

    Olá, Luisa, tudo bem? Sou grande admiradora do seu trabalho e confesso que teria ter seu conhecimento para poder ajudar mais esses anjinhos.. Hoje fui olhar uma casa com a minha mãe, pois estamos procurando um novo lar, e quando chegamos na casa encontramos uma cachorrinha que aparenta ser velhinha, e super dócil, brincalhona.. Porém ela está com a pata de trás machucada (não vi nenhum ferimento, mas ela não encosta a patinha no chão, e quando encostou sem querer devido a empolgação de nós estarmos lá, ela gritou e chorou um pouquinho).. Conversei com os vizinhos e eles me disseram que a pobrezinha está nessas condições há 2 anos, que o dono vai lá de 2 em 2 dias “cuidar” dela (ele coloca agua e joga comida no canto pra ela), e me disseram também que já tiveram problemas com ratos por conta da ração jogada de qualquer maneira..
    Eu me senti impotente, sinceramente não sei o que fazer, pois as vizinhas me disseram que já tentaram conversar com o dono da casa e ele não quer de jeito nenhum abrir mão da cachorrinha, e até já ameaçou as vizinhas se elas pegassem a pobrezinha.. Por favor Luisa, me dê uma luz.. Uma das vizinhas disse que pode tranquilamente ficar com a cachorrinha, mas o problema é a estupidez do dono.. O que eu posso fazer? Me responda via e-mail que farei o mais rápido possível.. Obrigada e aguardo! Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!

  20. Gabi Girardelli

    Que notícias animadoras! Realmente fico muito feliz em pensar que haverá melhoria na condição de vida que esses bichinhos levam! Eles merecem demais!

  21. Telma Silveira

    Vamos aguardar… espero realmente que a palvra deles se cumpra.

  22. maria

    juntos vamos mudar esta história.

  23. Adriana Pereira da Silva

    1º parabéns, mas eu queria saber 2 coisas da ccz e acho que você poderia me ajudar. Vai continuar tendo as campanhas de castração? Onde consigo saber as datas e locais dessas campanhas? Tudo que vi até agora foi em redes sociais iniciativas de pessoas físicas. Gostaria de ajudar imprimindo cartazes e distribuindo em petshops das regiões onde vai ter as campanhas, ao menos as daqui da zona sul onde moro. Obrigada 😀

  24. mariana aidar

    falta o CCZ divulgar pelo estado todo que todo cidadão tem direito a 10 castrações. eles não divulgam, ninguém sabe. e os poucos que sabem, são mal atendidos no CCZ.

  25. fatima margarete

    luisa parabéns por estar conosco nesta ardua luta contar maus tratos,tem uma que voçê abraça um dog e chora,essa imagem vale mais que mil palavras todas as vezes que olho eu choro beijos.

  26. Luiz Antonio dos Santos

    Prezada Luisa:
    Você só merece bênçãos e elogios (sei que não é isso que procura) pela sua coragem e dedicação.
    Contudo, por ter durante algum tempo lidado com relações institucionais, conheço muito bem conversinha de secretários e, pior, de assessores parlamentares. São simpaticíssimos, concordam com tudo e dizem que cumprirão o que estão acordando.
    Espero, sinceramente, que estes com quem lidou, sejam verdadeiros.
    De qualquer forma, o trabalho que as e os voluntários fazem no CCZ de São Paulo é um sonho. Eu, sempre afirmo isso, sou um voluntário não muito presente e minha participação limita-se ao passeio e a divulgar ações de vendas da lojinha e kits especiais, como os da Páscoa, para reverter em verba para compra de material. No entanto, choro, acompanho, sorrio com tudo o que acontece e vibro quando um peludo é adotado.
    Mas quem de fato faz a diferença são voluntários como você e outros que vivem, amam e brigam por cada alminha peluda ali abrigada.
    Vocês merecem vidas abençoadas e cheias de recursos para poderem ajudar cada vez mais nossos irmãos peludos.

  27. Marco Antonio T. Gonçalves

    Luisa, parabéns pela sua iniciativa, temos muita sorte de ter vc à frente dessa luta.
    Espero que as mudanças sejam atendidas, e não fiquem apenas no tapinha nas costas e sorrisos de politicos.
    Obrigado Luisa por persistir.

  28. Bruna Gonzalez

    Vc é demais!!! O meu maior sonho na vida é poder pegar, cuidar de todo e qualquer animalzinho q eu vir na rua..sofro muito com isso!! Quero buscar esse sonho e me sentir plena e feliz sabendo q fiz absolutamente tudo q pude por todos eles!! Vc é minha maior inspiração!! Meu namorado até brinca comigo dizendo q eu sou a Bruna Mell haha, quem me dera!!! Obrigada por tudo o q vc faz…q Deus abençoe MUITO a sua vida!

  29. Alessandra de Almeida Lemos

    Muito bom, isso nos dá esperanças! Mas ainda estou muito triste com oq está acontecendo no MG =/ BEIJOS

  30. selma

    achei um cachorro cego abandonado ,nao posso ficar com ele moro de aluguel e nao tenho condiçoes pofavor mim ajude

  31. andreia

    sabe eu adotei meu filho pra ficar comigo na alegria e na doença , na riqueza e na pobreza ate que a morte nos separe, não aguento mais ouvir falar de maus tratos e ninguém vai preso se eu pegar alguém maltratando algum ser vivo que não pode se defender eu vou enfiar a mao ou fazer o mesmo que esta fazendo com aquele ser vivo , todos somos iguais perante DEUS não importa cor sexo religião nada ele ve nossa alma não nossa carteira e meu filho me encinou muito neste 1 ano que esta comigo nunca me deixou quando não estou bem ele sabe vem dormir comigo e fica ronronando ate eu dormir sabe E O GATO MAIS LINDO DO MUNDO pra mim

  32. Marcia Dias

    Olá Luiza!
    estou pedindo socorro, tenho 16 cachorro em casa e não sei o que fazer não tenho condições de cuidar deles, não posso sair de casa pra ir na esquina quando chego tem sempre um filhote morto.
    Me de uma “luz” Luiza Deus que me perdoe mas já pensei em deixa-los na rua desculpe-me na hora de desespero mas gostaria de deixa-los em um abrigo e ajudar no que for preciso.
    Luiza tenho um bebe de 1 aninho e esta muito difícil.

    Obrigada!

    • Luisa Mell

      Onde vc mora??? Se for SP consigo abrir espaço na nossa feira se eles forem castrados!! Me avise! bjbj