Blog Luisa Mell

Qual o melhor substituto para a carne? Grávida e vegetariana, algum risco? Essas e outras questões sobre o vegetarianismo Dr.Eric responde.

Amigos acho que esta entrevista é esclarecedora. Aquelas dúvidas que todos temos sobre vegetarianismo Dr. Eric Slywitch ( médico, nutrólogo especialista em vegetarianismo)  esclarece, derruba  mitos e nos  ensina o que comer para substituir a carne.

Por exemplo, eu achava que estava arrasando comendo cogumelos como a proteína da refeição..paneladebarros-cogumelos-610x300

Qd perguntei  ao Dr. Eric se estava correto, olhem só o que ele me respondeu:

“Não, cogumelos não são bons substitutos da carne, pois nutricionalmente se assemelham aos legumes.

Um homem adulto de 70 kg necessita cerca de 56 gramas de proteína por dia.

Em 100 gramas de carne bovina (músculo) há 20,5 g de proteína.

Em 100 gramas de feijão preto (cru) há 21,6 g de proteína.

Em 100 gramas de cogumelos (cru) há e 3,1 g de proteínas.

Assim, observamos que conseguir proteína com cogumelos é algo que demanda muito volume consumido diariamente por meio deles.”

 

Ou seja, o melhor substituto para a carne é o feijão. E qd dizemos feijão estamos nos referindo a toda familia de feijões: lentilha, grão de bico, feijão azuki, ervilha…”FEIJAO

Para vc entender melhor…

 

 

7 colheres de feijão = 100g de carne( que é o recomendado pelo Ministério da Saúde por dia). Já ensinei aqui o truque para o feijão não causar gases.

 

Amigos a comida árabe é uma deliciosa aliada ao vegetarianismo…hummus, tahine, falafel. Eu amoooo!! É minha comida preferida atualmente! Por exemplo o  Hummus é feito de grão de bico( que é  da família dos feijões) pode ser a proteína da refeição!!)
HUMMUS

Outras dúvidas que vcs mandaram, Dr, Eric esclarece agora:

Por favor Luisa, pergunta sobre alimentação vegetariana para bebês a partir dos 6 meses. Sou vegetariana tbm e quero que meu filho (2 meses) siga essa dieta tbm, por nós e os animais! Bjos

Dr. Eric esclarece:” Super tranquilo, atendo  várias crianças veganas e fazemos exames regularmente para acompanhar o desenvolvimento. E elas crescem saudáveis e perfeitas, sem problemas. O importante é substituir a carne pelos feijões como expliquei.”

Luisa, tenho uma dúvida. A nori e a soja são suficientes para repor a vitamina B12 no organismo ou nesse caso tem que tomar o complexo vitamínico B12 de origem animal?

Dr. Eric responde: “Não! Esses alimentos não contem B12 que nosso corpo precisa. As algas ( no caso da Nori) tem uma B12 que não funciona direito, nós chamamos de análoga. Ela parece a B12, mas não tem a ação da B12 no nosso corpo. Por isso tem que tomar suplementação como garantia. E a B12 não é de origem animal, é de origem bacteriana. ( faremos um artigo sobre esse assunto para vcs!)”

 Quando descobri que estava grávida, todos ficavam dizendo “agora vai ter que comer carne” ! É verdade?pregnant-woman-with-flower

Dr. Eric esclarece: “Isso é bobagem.  Vc não vai precisar comer carne. Dá para manter uma gravidez saudável sem comer carne! O feijão tem tudo que a carne tem! Os suplementos que os obstetras recomendam, por exemplo, o mais fraquinho tem 30 mg de ferro, equivalente a 1 kg e meio de carne, ou seja a carne n é suficiente para suprir a necessidade de ferro que a gestante precisa.

Luisa, o grão de bico e a lentilha podem substituir a carne, já que são ricos em proteína?LENTILHA

Dr. Eric: “Sim, como disse esses alimentos fazem parte da família dos feijões, que são os melhores substitutos para a carne.

Gostaria de saber sobre a carne vegetal. Quais os benefícios dela. A soja é um bom substituto para a carne? Posso comer todos os dias?Tem alguma contra indicação?

 Dr. Eric explica: “Eu aconselho variar com os feijões,  de todos os tipos! Ficou uma ideia de que o melhor substituto para a carne é a soja  e isto não é verdade! Qlq feijão substitui bem a carne. E a soja para muitas pessoas  não  é bem digerida, dando flatulência, fermentação…e a  texturizada é pior ainda! Ela é praticamente um bagaço da soja, então não é um alimento tão rico. Vc pode usar para fazer alguma comida saborosa, mas  prefira os feijões como substitutos da carne.

Amigos, Dr. Eric é realmente sensacional. Quem tiver condições, recomendo que passe por uma consulta. Leiam tb o livro que ele escreveu sobre o assunto:IMG_0273

 

Se vc tiver alguma dúvida escreva para mim!

Postado por
Data
22 julho, 2013
Categoria
Comentários
35 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 Comentário:Qual o melhor substituto para a carne? Grávida e vegetariana, algum risco? Essas e outras questões sobre o vegetarianismo Dr.Eric responde.

  1. Karen

    Ótimo post, como sempre! Sou vegetariana e estou grávida de 7 meses, em hipótese alguma pensei em voltar a comer carne e meu médico que não é vegetariano, fica impressionado com meus exames e sempre diz: você come arroz feijão, legumes e frutas??? Sim? Perfeito!
    Parabéns pelo post!
    Bjs

  2. Rejane Maria Alexandre Lucena

    Sou vegetariana tem mais de 25 anos, meu filho de 17 já nasceu vegetariano, nunca ingeriu nenhum tipo de carne, sua alimentação foi a base de feijão com arroz, era só o que ele gostava e gosta até hoje, nunca precisou de um antibiótico, nunca teve anemia, tem uma saúde invejável, alguns diziam que ele não ia crescer, então, vindo de uma mãe 1.64 e um pai de família baixa 1.73, ele tem 1.80m. Aposto no feijão com arroz, integral por favor, pois o branco não creio servir muito para nada!

  3. Alexandre

    Boa Tarde, gostaria de saber se quem fez a redução do estomago se é possível aderir ao vegetarianismo.

  4. Vanessa

    Obrigada Luisa e Dr. Eric! Meu Samuel vai crescer forte e saudável sem machucar os animais! \o/
    Bjossssss

  5. virginia

    adorei o post!! gostaria de saber se os feijões comprados no mercado tem diferencia substancial com os orgânicos ou comprados no armazém de artigos naturais…! obrigada

  6. Maria Aparecida Périco Moreno

    Sou iniciante do vegetarianismo e estou muito feliz em ter encontrado uma síntese de todas as dúvidas que vinha tendo. Muito obrigada!

  7. Vanessa

    Gostaria de saber se a grávida vegetariana ficar com desejo de carne, como fazer pra suprir?

    • sueli pietro

      O Vídeo apresentado no final é chocante, desumano, diabólico…….
      A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida – Gary Yourofsky
      Palestra inspiradora de Gary Yourofsky, na íntegra, sobre direitos animais e veganismo, realizada na Universidade Georgia Tech, nos EUA, no verão de 2010. Ou…

      • sueli pietro

        Procure no You Tube ” A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida – Gary Yourofsky”

  8. Bruna

    Obrigada Luisa e Dr Eric por esclarecer minha dúvida!

  9. Milena Schiavoni

    sou vegetariana há 12 anos e nesse tempo, nunca tive anemia e tbm faz muito tempo que não pego uma gripe se quer…

  10. Nayara Furlan

    ótima matéria!! estão todos de parabéns!

  11. Silvana

    Já sabia que o feijão é a melhor opção para quem não come carne.Tenho 51 anos e desde os 21 sou vegetariana,passei a gravidez sem comer carne e ao lado dos gatos.Nunca tive problema nenhum de saúde, nem meu filho.E o melhor de tudo é que até hoje meu manequim é 38.

  12. Madair Mello Oliveira

    Como faço prá conseguir esse livro?
    Sou adventista e ovo-lacto-vegetariana há alguns anos, mas pretendo diminuir ou excluir derivados animais de minha dieta. Achei interessante o livro e o preparo do autor.
    Grata,

    Madair

  13. Jacqueline Houston Péret

    Sou vegetariana desde dos meus 11 anos, minha primeira gravidez aos 25 anos foi super tranqüila, minha segunda gravidez já aos 41 anos foi também muito boa, meu filho caçula nasceu em duas horas de parto natural, ele nunca comeu absolutamente nenhuma carne, come muito feijão moyashi (mung dal / moong dall), grão-de-bico, lentilhas, feijão azuki…….. adora leite de amêndoas! está super sadio!

  14. SOROBO

    CARNE DE SOJA COM O MEU MOLHO
    TUDO VEGETAL NATURAL NÃO TEM IGUAL

  15. SOROBO

    PODE ME DAR A RECEITA DOS BOLINHOS LINDOS QUE ESTÃO NO COMEÇO DA MATÉRIA

    ATENCIOSAMENTE
    GRATO

    SOROBO
    11111123072013TER

  16. Míriam

    Que legal essa matéria, Luísa!
    Parabéns a vc e ao dr Eric!
    Bjos

  17. SABRINA

    Acho estranho sempre ouvir que vegetarianos precisam de suplementação de vitamina B12. Tenho 33 anos, dos quais 25 sendo vegetariana, nunca tomei suplementação e todos os meus exames ao longo da vida apresentaram altíssimas taxas de B12. Vai entender…

    • Guilherme

      Segundo o que já li por aí e até outros artigos do doutor Eric é porque seu organismo absorve bem a B12 presente nos ovos, queijo e leite. Já li inclusive que falta de B12 é uma problema também para pessoas que comem carne. Também depende do organismo de cada um e de como ele vai absorver a B12.

  18. Carolina

    ja marquei uma consulta com o dr eric para outubro. tenho uma duvida: o consumo do feijão deve ser com o arroz integral junto ou pode ser somente o feijão?

  19. Emanuel

    Adorei,super esclarecedor. Me ajudou muito essas dicas.Obrigado Luiza. Dalhee feijão!

    • marilles

      Gostaria de aprender a cozinhar, fazer um cursinho de culinária, mas seria muito mais interessante aprender da comida vegan. Me alimento mal, estou sempre fraca. Não quero comer carne, mas ainda tenho uma dificuldade absurda para comer legumes e verduras. Determinados vegetais eu não gosto mesmo, ainda como peixe confesso. Minha alimentação é bem deficiente.

  20. claudia arantes

    Luiza…
    Me da um Help… ou orientação…

    Não sou vegetariana, mas como pouca carne… até gostaria de ser, mas as vezes sinto falta..
    Procurando me alimentar melhor eu sempre procuro sites para ter informações…
    Tenho alguns problemas de saude…
    Fiz gastroplastia a 6 anos
    Tive trombose a 2 anos e tbm uma brida (oclusão intestinal) o que me fez remover mais 1 metro de intestino.
    Com isso eu tomo anticoagulante e não tenho absorção de ferro.
    Minha ferretina fica lá no pé!!!
    O que eu faço??? Não consigo ingerir muita carne e não posso comer alimentos verdes por causa do anticoagulante… como resolvo minha reposição de ferro??? Adorei a ideia do feijão e vou fazer, mas por eu ter 2 metros a menos no meu intestino qualquer coisa que fermenta para mim se torna um incomodo muuuiitttooo grande…
    Vc tem uma dica???

    Bjos

    • Luisa Mell

      Querida, acho que vc deveria marcar uma consulta com o Dr. Eric. Vc é de SP??? Ele é sensacional. E diante do caso que vc me relatou acho que é a pessoa mais indivada para te orientar.
      bjbjbj

  21. tania

    luiza por deus me ajude a emagrecer o peludo engordou apos castrar aumentou 23 kl nao k andar ta triste cansado ele come raçao mas gost comida caseira e todo dia iugurte desnatado me dis o k faser o k me diser eu faco ele ta sofrendo cansado dificuldade em levantar ta sempre cansado e eu doente apavorada por ele me dis o k dar p comer nao sou de posses mas faço klker coisa por ele urgente luiza me ajuda tania d florianopolis por deus responde

  22. cidinha bargas

    eu como muita pouca carne e fico com remorso / não me sinto bem. porque eu gosto muito de cachorros e penso como posso gostar tanto dos cachorros e comer os outros animais

  23. Rosely

    Oi Luisa, não consegui ler a dica sobre o que fazer para o feijão não produzir gases…que pena a página dá erro direto…????????

  24. Adriana

    Adorei essa matéria, sou vegetariana desde os 10 anos, hoje tenho 30 e estou grávida! O que mais ouvi foi que agora teria de comer carne! Não precisei comer e nunca tive anemia! Ótima matéria!

    • Marcela

      Luisa, sou vegetariana a pouco tempo mas ainda consumo coisas de origem animal, como manteiga, requeijão, queijo…
      Quero cortar tudo mas não sei pelo que substituir.
      Consegue dar algumas dicas do que consumir com pão e torradas?
      Seria muito bacana se conseguisse uma dieta sem incluir nada de origem animal para nos mostrar que existem possibilidades sim!it
      Ter uma base do que consumir em todas as refeições seria perfeito!
      E mostrar onde a gente encontra.
      Tenho muita dificuldade mesmo!

      Agradeço desde já,
      Marcela

  25. carla

    Já tem um tempo que vem nascendo em mim uma vontade de ser vegetariana, e gosto muito da ideia pq adoro comidas mais naturais, a dificuldade que encontro e ter que continuar comprando e cozinhando carne para minha família( marido e filha) me sinto mal, sinto que continuo consumindo do mesmo jeito por comprar não contribuindo com o planeta, mas adorei as matérias contribuiu muito para eu mudar de vez minha alimentação. bjs

  26. Lauana Gonçalves

    Muito bom saber sobre os feijões, estou tentando deixar de comer carne e substitui por soja devido a proteína mas sabendo disso foi muito bom.

  27. mateuys

    Mais nao esquecam que as proteinas de origem animal tem um valor biológico inferior ao da carne. Além disso , a carne tem 0g de carboidratros , já as leguminosas citadas , são riquissímas em carboidratos.

    100g de feijão cru tem sim 21g de proteinas , mas também tem 60g de carboidratos. Supondo que voce adicione +100g de arroz e 100g de batata no almoço (normal fazer isso), já daria 120g de carboidratos e sua refeição sairia por pelo menos 500 calorias.

    • Luisa Mell

      Ai Mateuys querido, falar que leguminosas são cheias de carboidratos, como se isso fosse fazer alguém engordar não me parece certo. Eu sou a amior prova que isso é uma bobagem. Entre todas os amigos que tenho que comem carne, sou sem dúvida a mais magra, a quem nunca engorda! O importante é comer bem! A carne é cheia de gordura! Não há nada pior que gordura animal para acabar com a boa forma. bj

  28. Gisela Santos

    Amei a matéria,como parei de comer carne a pouco tempo achei muito esclarecedora a reportagem Parabéns