Blog Luisa Mell

Saiba como detectar diabetes em seu cachorro! E ainda como preveni-la.

Assim como nos humanos, os cães também podem desenvolver diabetes. Os sintomas são idênticos e a doença desenvolve-se de forma semelhante.

A diabetes surge geralmente em cães idosos, a partir dos 8 anos e tem maior incidência nas fêmeas com excesso de peso, mas pode ocorrer, eventualmente, em cães mais jovens. Esta doença pode causar a morte se não for controlada, mas se seguir os conselhos do veterinário, ele terá longevidade e a qualidade de vida não será comprometida. A diabetes em cães é o resultado de uma deficiência do hormônio insulina, que provoca uma diminuição na capacidade de metabólicas açucares no sangue.

A diabetes em cães

A diabetes em cães assim como nos seres humanos, vem em duas formas:

Tipo I: quando o corpo não produz insulina suficiente.

Tipo II:  quando o corpo perde sua capacidade de usar a insulina eficazmente para processar açúcares. Quase todos os cães tem diabetes tipo I, mas eventualmente podem ter a diabetes tipo II.

Sintomas de Diabetes em cães

Cópia de image

Um cão que desenvolve diabetes irá exibir uma série de sintomas. Ele terá muita sede  e necessidade de urinar mais vezes e em maior quantidade. É comum os donos do animal de estimação notarem que o cão começa a urinar em casa ou na sua cama, mesmo que ele esteja acostumado a fazer xixi no lugar certo ou na rua.

Se o seu cão apresentar esses sintomas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois ele pode ficar cego de repente, caso não seja tratado a tempo, quando aparecerem os primeiros sinais. Outra pista importante é que ele vai emagrecer, não importa o quanto  comer. O apetite também aumenta consideravelmente.

image

As causas da Diabetes em cães e como prevenir

Obesidade e diabetes andam de mãos dadas e também muitos donos alimentam seus cães com dietas pouco saudáveis que, a longo prazo, oferecem riscos à saúde.

Uma dieta adequada e exercícios físicos, como passeios e brincadeiras, ajudam a prevenir o aparecimento da diabetes.

Com informações de Monica Almeida-  CRMV-15977

Postado por
Data
19 julho, 2013
Categoria
Comentários
15 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentário:Saiba como detectar diabetes em seu cachorro! E ainda como preveni-la.

  1. Cesare Ciari

    Agradeço por mais este trabalho de informação para nosso conhecimento e cuidado com nossos Amigos.
    Abraço,

  2. gloria regina barcelos de freitas

    adorei, vou prestar bastante atenção, obrigada

  3. Jaqueline keiko Esumi

    Oi meu nome eh Jaqueline tenho um cachorro muito sensível,
    qualquer coisinha ele se engasga passa mal…
    O que pode ser ? O que faço quando acontecer isso novamente?

  4. neide elesbão xavier

    è muito bom saber de dicas para nossos filhos peludos
    abraços

  5. solange

    Estranho, o meu gato também está assim. Engasga sozinho e começa a tossir. As vezes vomita a ração que comeu ou bolas de pelo.

  6. Regina Aparecida Matheus

    Tenho uma srd de 12 anos, ela é bem gordinha e tem uma fome, dou ração própria para regime, ela não gosta muito mas come, adora um biscoitinho. adorei a sua dica graças a Deus ela não tem esses sintomas. Obrigada pela dica!!!!

  7. Simone

    Obrigada sempre pelas informações..é muito útil, tem muitas pessoas que ficam desinformadas…

  8. Pamila

    É uma pena que moro numa cidade atrasada e não puderam diagnosticar essa doença em minha cachorra e ela acabou morrendo…. vale a pena lembrar que qdo o cachorro faz algum corte (cirugico ou não) o mesmo não cicatriza qdo o cão tem diabetes….

  9. Marcia guedes Caseline

    Minha cachorrinha já tem diabetes, faz uso de insulina duas vezes ao dia. Qual tipo de fruta ou outro alimento pode ser dado?

  10. Thaiz Tesch

    Meu gato tem diabetes e usa insulina 2x ao dia. Ele emagreceu muito, de repente e toma muita água. Depois voltou a engordar e está estável.

  11. Luana

    Agradeço muito por essa matéria muito importante…a cachorrinha da minha mãe essa semana foi diagnosticada com a Diabete…graças a Deus que foi descoberta …ela ja esta fazendo tratamento com a insulina e ração especial….

  12. Mariana

    Otima dica!

  13. Pablo Casas

    Muito bom saber disso!!!

  14. angela

    tenho um cachorro q e pastor alemao com outra raca e ele passou a ter tremor e baba de vez enquando por uns2min alguem pode me ajudar a indentificar oque ele tem ele ta obeso e tem 3anos

  15. maria jose

    meu cachorro esta com uma ferida e esta demorando para sicatriszar e esta fraco das pata traseira sera que ele pode ter diabetes