Blog Luisa Mell

Um é bom, dois é demais! É verdade que castanha do Pará pode intoxicar o organismo se for consumida em excesso?

Amigos a castanha-do-Pará é um alimento super importante principalmente para vegetarianos. Eu sempre comia, até que li uma matéria falando que dependendo da quantidade ela pode até ser tóxica????Confesso que fiquei confusa e fui consultar meu nutricionista George sobre o assunto.

“A castanha-do- Pará é rica em selênio, um mineral importante para o organismo, em especial para o sistema imunológico, mas que em excesso se acumula no organismo e causa reações adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular. Mas para atingir uma dose excessiva, é preciso consumir 10 castanhas-do-Pará por dia, e fazer isso por um período prolongado. Resumindo: a dose ideal e suficiente é de 1 castanha-do-Pará por dia. Uma quantidade acima disso não é necessariamente prejudicial a não ser que seja um consumo elevado ao ponto de atingir 10 castanhas por dia, e fazendo isso por vários dias consecutivos.”

Ufa! Fiquei mais aliviada, e restringi meu consume diário para 1 castanha. Ou qd fico alguns dias sem comer como duas ou três. Mas gostaria de ressaltar a importância em consumir este alimento.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária( ANVISA), a castanha do pará está na lista dos alimentos funcionais. Isso porque, além de nutrir, ela promove benefícios a saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade.

Eu consumo vários tipos de castanhas por dia. Para uma dieta vegetariana e saudável elas são essenciais. Farei, em breve, outros posts explicando melhor a importância de cada uma delas.

Amigos vegetarianos ou não, coloquem já uma castanha-do-pará por dia na sua dieta! Sua saúde agradece!

bjbjbj

 

 

Postado por
Data
6 junho, 2013
Categoria
Comentários
40 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 Comentário:Um é bom, dois é demais! É verdade que castanha do Pará pode intoxicar o organismo se for consumida em excesso?

  1. Clelia Guimaraes

    Como um ou duas ao dia….me sinto muito bem…

  2. Ludmila

    Luiza, também sou vegetariana, e tenho o costume de comer muita soja e seus derivados, como a proteina texturizada de soja. Porém, ouvi dizer que a soja também é altamente tóxica. Isso procede? Ou será igual a castanha, que só é se for consumida em alta quantidade?
    Bjim.

  3. Jennifer

    Muito boa essa informação.
    Eu estava comendo 3 por dia porque tinha ouvido falar, mas agora você me contando é bem mais confiável.
    Obrigada Luisa!

  4. Cida Braga

    Luisa Mell, também sou vegetariana, e o que tenho a dizer, é que acho muito difícil comer apenas uma, sempre exagero, gosto muito e tenho que me disciplinar. Valeu pela dica, obrigada!

  5. ANDREIA CRISTINA

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=356213084500839&set=a.216506851804797.44768.100003364519172&type=1&theater

    PORFAVOR AJUDE A COMPARTR OS ANIMAIS Q FORAM RESGATADOS NO PARAR, GRACAS A DEUS ELES ESTAO VIVOS.

  6. Linete Rainha

    Olá Luisa Mell. Também sou vegetariana e como uma castanha e um damasco por dia! Fique aliviada por saber que a castanha só causa intoxicação se passar de 10 por dia, pois as vezes costumo comer umas 4 de uma vez só :)! Muito obrigada pelos esclarecimentos!

  7. Linete Rainha

    Luisa gostaria de saber se seria possível vc postar um cardápio semanal de refeições (básicas e econômicas) vegetarianas?!
    Por meu marido não ser vegetariano, eu tenho que fazer refeições adequadas para ele (e digo que ele é absurdamente o oposto de mim quando se trata de alimentação!) e por isso, eu sempre acabo ficando no prejuízo com minha alimentação (ainda mais que sou meio novata na área)!

    Desde já muito obrigada!

  8. Lucianne

    Bom dia Lu, eu já havia tirado minhas dúvidas sobre a castanha do Pará e agora não passo nem um dia sem consumir uma.
    Estou adorando as dicas e sempre que puder coloque suas descobertas para que possamos nos alimentar saudavelmente.

    Bjssss

  9. Lucianne

    Lu, gostaria que esclarece sobre a soja, pois, vi no programa do Gugu que não adianta comer soja se não for tofu. Isso procede? Ou qualquer tipo de soja faz bem? Há alguns anos me tornei vegetariana e gostaria de me alimentar bem.

    Bjssss

  10. viviane rezende

    Bom dia,
    Gosto muito do seu trabalho e a acompanho sempre no face, gostaria que tivesse em um canal aberto um programa seu como antes, seria muito importante para nossos animais, estou extremamente entristecida com tantas barbaridades que o ” ser humano” tem feito contra os animais, isso me deixa muito triste e desacreditada na humanidade que cada vez mais mostra atos de selvageria, não só com cães,mas cavalos, gatos, animais selvagens, marinhos, contra a natureza, água, não pensam no amanhã, no futuro do planeta, mas acho que se o ser humano tivesse fé em Deus, e mais amor ao próximo (homens e animais), seria diferente. Mas parabéns, e continue a sua luta incansável pelos anjinhos inocentes. Abraços.

  11. cátia brito

    Faço uso de 1 por dia p/ ajuda no tratamento de hipotiroidismo q me foi indicado pelo endocrinologista. Tbm já tinha lido e confirmado pelo médico q em excesso faz mal.

  12. Marcela

    Olá Lú! Adorei a dica, sou vegetariana e como 2 por dia.. acho que não faz mal mesmo. Agora eu queria que vc fizesse o mesmo com a proteína da soja, é possível? Pois eu como quase todos os dias!
    Super beijo!

  13. paulão

    aboreio a vários anos, abuso um pouco,agora vou procurar comer apenas uma por dia.
    um fruta que indico comer uma por dia também é Manga , mesmo estando fora de epoca, mês de junho o preço é 3 por R$ 10,00, Manga previne cancer em todo aparelho digestivo, não fique sem.

  14. Carlos

    Não faz mal..agora é bom dosar tudo dentro de sua medida, dependendo do dia..vou além da medida.

  15. MARIA CONCEIÇÃO

    vou encluir castanha do para na minha dieta

  16. simone

    Acho que dificilmente as pessoas comem somente uma castanha, mas com essa informação podemos passar a diante. Obrigada Lu…

  17. Plantas Medicinais

    Muito bom a materia, adorei sobre a castanha !

  18. GABRIELLE

    A castanha do para realmente é fantástica, e importante para dietas vegetarianas ou não! Por isso ela é ingrediente frequente nas barrinhas de cereais… e deixa ainda mais delicioso.

  19. 10 castanhas do pará

    hoje comi mais ou menos 10 castanhas do pará ,fiquei com, enjoo,nausea etc minha entiada disse que foram as castanhas que comi em excesso,fiquei preocupada,de agora em diante vou consumir apenas uma ,é uma pena porque é tão bom!

  20. Günter Rockenbach

    Gostei demais da matéria sobre a Castanha do Pará. Consumo 3 a 4 Castanhas do Pará por dia, mas com uma observação, deixo elas hidratar em água com PH 9,35 durante 8 horas. O mesmo processo faço com as nozes, a chia e a linhaça. Fazendo esta hidratação, posso lhes garantir que elas tornam-se pré germinadas e o processo da digestão será mais fácil para o organismo.
    Atenciosamente: Günter Rockenbach.

  21. Marlon de Ubaiara Rocha

    Consumo castanha do brasil ou pará sempre e sempre de 7 0u 10 e até 20 e nunca me fez mal. Sou lacto,ovo,vegetariano,galinha caipira criada naturalmente livre,peixe e caprinos.

  22. Marlon de Ubaiara Rocha

    Consumo castanha do brasil ou pará sempre e de 7 0u 10 e até 20 e nunca me fez mal. Sou lacto,ovo,vegetariano,galinha caipira criada naturalmente livre,peixe e caprinos.

  23. Maria da Conceição F. Teixeira

    Faço. dieta do carboidrato,Em minha dieta incluo castanha do para e castanha de caju.Como bastante das duas e nunca tive reação nenhuma

  24. Jessica

    Sem contar nos benefícios para as grávidas! 🙂
    Eu tenho me preocupado demais com meu corpo depois que comecei a pensar na possibilidade de ser mãe e preparar meu corpo para isso, e esses dias li um post em algum blog de gravidez dizendo os 1001 benefícios de ingerir essa delícia na gravidez! 🙂

  25. fernando tucunduva

    Percebi que a partir do consumo de castanha minha pele melhorou muito em em todos sentidos apesar dos meus 54 anos ,isto sem falar na disposição.

  26. jose aroldo lima

    eu estou pesando 129kls gostaria muito de perder 30kls. como devo fazer para conseguir? será que com castanha do para eu perco? espero uma ajuda.aroldo.87597160/40082922

    • Luisa Mell

      Oi Aroldo. Castanhas vão te ajudar sim. Dê uma lida em todos os post do canal uma vegetariana pelo mundo. Mas vou fazer um post especial sobre dietas em breve.
      bjbj

  27. vinicius

    a e eu um dia fiqi enjoado

  28. rosangela

    já conhecia alguns benefícios da castanha mas não imagina que eram tantas ,adoro mas vou ter de fazer um sacrifio pois e impossível comer uma so.

  29. gessy belo horizonte

    castanha é mto bom, mas eu comia umas duas ou tres,apartir de hj vou comer apenas uma,me sinto mto bm de saúde já faço uso da castanha bastante tempo só não sabia que deveria comer uma por dia,valeu a dica,obg e vamos comer castanha….uma por dia.

  30. ivete campeol perin

    COM FORÇA E FÉ E UNIÃO… VERCEREMOS ESSAS MALDADES…DEUS NOS ABENÇOE… E OS ANIMAIS.

  31. Vânia Luz

    Como, gosto e recomendo essa castanha.
    Deliciosa e oleaginosa, seu óleo é visível.

  32. ONILDO MACEDO MDE OLIVEIRA

    FICO MUITO AGRADECIDO,POIS A SEMANA PASSADA COMI 10 CASTANHA DO PARÁ!COMPREI COM CASCA ESTAVA QUEBRANDO E COMENDO SEM PENSAR!NÃO FAREI MAIS ISSO TÁ…

    • Luisa Mell

      Um dia não tem problema, mas sempre é muito prejudicial! Fico feliz em ter ajudado. bjbj

  33. maria claudia

    eu estou iniciando o consumo de uma castanha do para hoje e estou esperando um bom resutado

  34. regina

    Não resisto comer só uma,mas agora vou tentar pela minha saúde obrigado a todos.

  35. Ariane

    Olá,

    Costumo consumir 2 do pará e umas 04 de caju por dia.
    estou exagerando?

    • Luisa Mell

      Mude para 1 do pará! Troque por amêndoas.bjk

  36. Kelly Nayra

    Tem uns cinco dias que não como menos de 15 por dia, inclusive já comi umas 9 hoje, posso morrer?