Blog Luisa Mell

Vc sabia que existem plantas que podem até envenenar o seu animal? Aprenda e mantenha o perigo longe do seu peludo!!

Seu pet adora comer grama? Plante em casa a grama para ele se deliciar, mas tome cuidado pois nem todas as plantas podem ser consumidas por eles por serem altamente tóxicas. Saiba quais plantas podem até matar o seu pet

planta6

 

Quem tem cão ou gato sabe que  eles adoram comer grama, não é mesmo?  Mas não precisa assustar se você vir  seu animalzinho de estimação comendo grama, há muitas teorias que explicam essa ação dos peludos, A  explicação mais comum que a maioria dos veterinários defendem é que a grama atua  como erva medicinal  e que ele come quando está com dor de estômago , depois de comer eles podem eventualmente vomitar. Já o gatos tem o costume de comer algumas plantas para ajudar na “limpeza” do acúmulo de bolas de pêlo, eles também podem vomitar depois.
Mas, é necessário tomar alguns cuidados pois  dependendo do lugar onde estas gramas estão poderão transmitir ao seu animal verminoses ou pior, eles podem consumir ervas daninhas e plantas tóxicas.
Para evitar esse problema já existe no mercado graminhas industrializadas, são sementes de aveia, sorgo, azevém e milheto que vem em um potinho, onde só é preciso colocar água e esperar crescer para seu animalzinho comer tranquilamente, pois são plantas que não fazem para ele. ( vou comprar hoje mesmo)
planta3

 

Abaixo a lista de plantas e flores que você deve deixar longe do alcance dos seus Pets, principalmente dos filhotes, que comem tudo o que vêem  pela frente.

 

 

 

Plantas tóxicas para cães e gatos:

 

Alamanda (Allamanda cathartica)

planta7

A parte tóxica é a semente.

 

 

Antúrio (Anthurium sp)

planta8

As partes tóxicas são folhas, caule e látex.

 

 

Arnica (Arnica Montana)

planta9

A parte tóxica é a semente.

 

 

Arruda (Ruta graveolens)

planta10

A parte tóxica é a planta toda.

 

 

Avelós (Euphorbia tirucalli L.)

planta11

A parte tóxica é toda a planta.

 

 

Beladona (Atropa belladona)

planta12

As partes tóxicas são flor e folhas.

Antídoto: Salicilato de fisostigmina.

 

 

Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima Wiild.)

planta13

 

A parte tóxica é toda a planta.

 

 

Buxinho (Buxus sempervires)

A parte tóxica é são as folhas.

 

 

Comigo ninguém pode (Dieffenbachia spp)

planta14

As partes tóxicas são as folhas e o caule.

 

 

Copo de leite (Zantedeschia aethiopica Spreng.)

A planta é toda tóxica.

planta2

 

 

Coroa de cristo (Euphorbia milii)

A parte tóxica é o látex.

 

 

Costela de Adão (Monstera deliciosa)

As partes tóxicas são as folhas, caule e látex.

 

 

Cróton (Codieaeum variegatum)

A parte tóxica é a semente.

 

 

Dedaleira (Digitalis purpúrea)

As partes tóxicas são flor e folhas.

 

 

Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

planta4

A parte tóxica é toda a planta.

 

Espirradeira (Nerium oleander)

A parte tóxica é a planta toda.

Esporinha (Delphinium spp)

A parte tóxica é a semente.

Fícus (Ficus spp)

A parte tóxica é o látex.

 

Por isso muito cuidado! #quemamacuida ,né?

bj bjbjh

 

 

Postado por
Data
10 outubro, 2013
Categoria
Comentários
31 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentário:Vc sabia que existem plantas que podem até envenenar o seu animal? Aprenda e mantenha o perigo longe do seu peludo!!

  1. carolina

    que bom que eu vi isto aiai meu zé vou acabar com estas plantas!

  2. Solange Ap. Manzani Amante

    Olá amiga,admiro muito seu trabalho junto com seu grupo,(ANJOS DOS ANIMAIS).Peço a Deus,que continue abençoando vocês, com muita saúde e assim possam continuar fazendo esse trabalho maravilhoso por muito tempo mais. Obrigada pela dica das plantas.Beijinhos.

  3. Jane Corrêa Netto

    Já perdi um cachorrinho envenenado por causa da urina de rato Deus me livre que aconteça outra vez

  4. Alexandre

    quanto a espada de são jorge eu tive uma cachorra que comia a raiz da espada de são jorge quando tinha dor de barriga e quando estava gravida e seus filhotes nunca tinhão vermes depois de nascidos fora que ela gostava de pimenta, cebola, alho, alface, brocolizs, tomate,e todas as frutas para gripe ela comia folhas do limoeiro isso quando não mastigava o caule do limoeiro aprendi muito com ela

  5. ROSANA

    BOM DIA AMADA ADOREI A DICA POIS MEU POODLE ADORO COMER MATINHO, VOU COMPRAR GRANDE BJ DEUS TE ABENÇÕE POR TUDO Q FAZ POR OSSOS PELUDOS BJSSSSSSSSSSSSSSSS

  6. Bruna Dawes

    Bom dia!! Moro em apartamento, mas tem vasos de planta, quando minha vira lata era filhote acabou com um vaso inteiro de espada de são Jorge… felizmente ela não teve nada e isso ja tem mais de 2 anos, e eu nem sabia que era venenoso =X

    Hoje em dia ela tem hábito de comer a arvore da felicidade, mas fui procurar e não encontrei nada sobre ser venenoso, você saberia informar se existe algum problema nisso?

    Ótimos posts!

  7. Sandra

    Onde compra a Graminha?

  8. Regiane

    Valeu pelas dicas!!Queria saber se a citronela tb é perigosa,pois um dos meus peludinhos,de vez em qdo, ataca.Obrigada!!

  9. Cristiane Gonçalves

    Oi Luisa,

    gosto muito das suas postagem sobre salvamento e adoção, principalmente dos caninos.Moro em Paulista /PE – e o lugar que moro existe muitos animais abandonados, principalmente por ser área de praia, onde se tem muita casa de veraneio….E tenho 4 Cachorros em minha casa, 1 hotwailer e 3 vira latas que adoro, e sempre estou lendo sobre alguma matéria sobre como melhorar a vida de meus pets. Obrigada!

  10. ivete campeol perin

    QUE BOM SABER… TENHO ALGUMAS E VOU ME LIVRAR DELAS TADINHAS …

  11. Teresa

    Mel,parabéns pelo seu trabalho, vc é o anjo dos animais!!!

  12. andressa

    Há cerca de um ano, minha Rottweiler de apenas 10 meses morreu por ter ingerido a planta CICA, que é extremamente venenosa. Eu não tinha ideia da toxicidade desta planta assim como vários veterinários e pessoas que trabalham com plantas que conversei.

  13. Cícero José da Silva

    Entrem nos sites das revistas Veja e Época e demonstrem a indignação, contra as matérias tendenciosas escritas por verdadeiros marginais, criminosos da pior espécie, que defendem a tortura de animais indefesos em nome da ciência. Ou melhor, do lucro obtido com as grandes corporações. Divulguem por favor. A guerra será árdua, pois a grande mídia já firmou posição e tomou partido dos torturadores de animais.

  14. Isaah Almeida

    Oii luisa,
    amei seu site, eu quero me tornar vegetariana e queria umas dicas por que eu como muita carne, todo dia e em muita quantidade, e eu vi que vc falou sobre marcas que testam em animais, eu queria saber se já ouviu falar na blue box A caixinha só vêm com “produtos do bem”, ou seja produtos integrais, orgânicos, sustentáveis, ecológicos ou naturais. Se quiser saber mais: http://claudinhastoco.com/bluebox-de-junho/

  15. Tatyane Silva

    Luisa Mell gostaria de te dar Parabéns pelo resgate dos Beagle, pois sou apaixonada por cachorros. Existe alguma forma de acabar com o testes em laboratórios com cobaias vivas?

  16. Amanda Felipelli

    A unica q esta ao alcance deles aki em cs é o anturio, vou tirar pra ontem!!! to com filhotes aki…

    • lucia helena falcão hondjakoff

      eu dou sempre folha de boldo faz mal???

  17. Rose

    meu cão comeu a árvore da felicidade, é toxica? obrigada e aguardo retorno

  18. Marilene Musial

    A graminha comprada em Pets é bem aceita pelos meus bichos ( 4 gatas e 2 cachorras) não deixo faltar.

  19. Marluce Gabriel de Oloveira

    Luisa parabéns pela sua atuação em defesa dos nossos seres inocentes!S. Francisco de Assis que ilumine os seus passos e lhe defenda de toda maldade!!!!

    • Marluce Gabriel de Oloveira

      Luisa, venha aqui em Feira de Santana,dar um apoio ao AP A,e ver o sofrimento das cavalos com carroças com peso fora do normal.Carregam material de construção e de demolição ,as vezes ainda duas ou três pessoas em cima e ainda utilizam chicote.Ha poucos dias um caiu com a carroça e morreu.

  20. Rosa Dulce

    Ajuda:
    Meu York share tem 3 anos e é muito querido, alegre e feliz!!! Entretanto, nessa ultima semana, ele pareceu triste, deprimido, pois não pulava no sofá, na cama etc…estranhamos mas achei que ele estava triste…quando fui dar um ossinho para ele, ele tremeu, mas não conseguiu ficar levantado, como sempre faz para pegá-lo com a boca, foi então que eu vi que ele não estava conseguindo levantar…e começamos a perceber que ele começou a arrastar a pata traseira, depois ficou tortinho, agora quando tenta andar, a pata traseira pende tanto que ele “cai” de lado, caindo sentado…socorro! O que deve ser!!! Foi ao veterinário, tirou raio X mas não constataram nenhuma fratura!!!

    • Luisa Mell

      O que o vet disse????? Já descartaram cinomose???

  21. vera lucia mogi deoliveira

    Luisa Mel .voçe é um ser humano maravilhoso . se todas as pessoas fossem como vç o mundo dos animais seria melhor .Hoje o ser humano em geral ta pior que o animal.eu estou nessa luta com voçe.eu tbem denuncio qdo vejo maltrato
    e luto p que eles possam ter uma vida melhor.bjo .vera

  22. Maristela Amorim

    meu gatinho comeu as folhas do pé de pimentão!! e ele agora não quer comer nada!! amanhã vou levar ele ao veterinario pois estou preocupada!! alguém pode me ajudar? pois não sei se é venenosa? bjs

  23. laila

    oi flor,tenho 5 cachorros 2 huskys e 3 rottweiler a minha filhote rottweiler pipoca fica comendo a grama do jardim faz mal

  24. karina

    Oi luiza ajuda eu tenho 3 labradores 1 chow chow e uma gatinha ,a minha gatinha marie escapou e foi la para uma pracinha em frente casa e comeu algum tipo de planta e vomitou.ela e filhote e tem 2 meses e toda branca de olhos azuis me ajude.

  25. brenda

    me ajuda querida meu cachorrinho Luck esta muito trizte pf me ajudaaaaa!!!!!!

  26. brenda

    me ajuda querida meu cachorrinho Luck esta muito trizte pf me ajuda oq ele tem?!!!!!!

  27. Marli Cruz

    Meu cachorro (linnguiçinha tentou comer ffolhas de pimenteira. Faz mal?

  28. Andrielle carreiro

    Ola luisa
    Quanto ao olho do pet pode causar dilataçao nas pupilas?