Blog Luisa Mell

Confissões de uma grávida…Vegetarianismo e gravidez! Dicas valiosas para vc manter sua a saúde a do bebê em dia!

Oi amigos, como vcs tem acompanhado pelas redes sociais, já entrei no sétimo mês de gravidez!! Estou na 29 semana… e muito barriguda!!! Fico muito feliz em compartilhar este momento lindo com vcs…

enxoval9

Estou em uma fase que o bebê mexe muuito!! Chega até ser engraçado ver uns “calombos” na barriga qd ele se mexe…

enxoval8

Mas tb tudo está ficando mais difícil. Já ganhei 9 KG!!! Confesso que é um pouco assustador, até pq ainda tenho tempo pela frente!!! Tenho que me alimentar bem e conter o excessos…Confesso para vcs que dá bem mais vontade de comer bobagens, na verdade dá bem mais vontade de comer tudo!!!kkkkkk Agora entendo pq muitas mulheres realmente perdem  a linha na gravidez!! Mas sempre temos que pensar na saúde do bebê, não é mesmo?  Vários estudos já comprovaram que a alimentação da mãe durante a gravidez, influência a saúde do filho para o resto da vida!! Que responsabilidade, né? Fora que uma alimentação errada nesta fase, pode acarretar pressão alta e diabetes gestacional, que podem ter consequências graves para a mãe e para o bebê!! Por isso, mas do que nunca estou levando bem a sério minha alimentação, e hj quero compartilhar algumas descobertas com vcs!

Bom, todo mundo que pretende virara vegetariano já ouviu falar que iria ficar anêmico, né? Já fiz um post por aqui explicando que isto é uma bobagem…

Dá sim para ser vegetarianos sem ser anêmico….

Pois bem, mas na gravidez temos que redobrar os cuidados…

Durante a gestação a necessidade de ferro aumenta, podendo chegar até 3 vezes a necessidade habitual. O ferro faz parte das hemácias e são elas que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. Além disso, ele também é muito importante para o cérebro. Na gestação quando há deficiências e se não forem corrigidas, corre-se o risco de parto prematuro e anormalidades no desenvolvimento cerebral do feto. Por isso, é primordial ajustar a dieta para que favoreça os alimentos e os momentos corretos que garantirão os níveis adequados de ferro tanto para a mãe quanto para o bebê.

Uma dica para nós vegetarianos: alimentos ácidos, ricos em vitamina C, ajudam na absorção do ferro
presente nos vegetais.

Por isso, além de garantir meu feijão todo dia, ainda consumo na mesma refeição ou um suco de laranja, ou uma limonada…ou como uma fruta ácida na sobremesa( o abacaxi, por exemplo!)

laranja_e_feijo

E outra coisa muito séria que descobri… o cafézinho atrapalha a absorção de ferro!!!

cafezinho

Confesso que sou louca por um café, na gravidez já tive que diminuir seu consumo…mas descobri que além da cafeína ele ainda atrapálhava a absorção do ferro!!!! Se vc for tomar uma xícara, deixe bem longe da sua refeição rica em ferro!
Outro Cuidado: o cálcio atrapalha a absorção do ferro, por isso nada de ingerir os alimentos
fontes de cálcio muito próximo as refeições ricas em ferro.

E amigos, o cálcio tb é muito importante, principalmente para grávidas!!

Aconselho vc a conversar com seu médico e ver se não precisa de suplementação de algum desses dois itens importantes…

Muitas grávidas, vegetarianas ou não necessitam!!

Dicas de alimentos ricos em ferro:

Alcachofra…( como sempre com molho de limão, que jhá ajuda na absorção do ferro)

Abóbora

Espinafre

Espirulina( alga marinha)

Leguminosas cozidas ( ervilha, lentilha, feijão)

Como eu disse acima, o cálcio tb é muito importante, principalmente durante a gravidez!!

Olhem as dicas da minha nutricionista Paula Gandim sobre ele…

Cálcio
O cálcio é muito importante para a saúde dos ossos, mas engana-se quem o limita apenas a esta função. O cálcio é fundamental para a coagulação sanguínea e a contração muscular. Portanto, durante a gestação devemos garantir uma ingestão de cálcio adequada, pois será primordial tanto para a mãe (evitar hemorragias e favorecer a contração do útero durante o parto), quanto para o bebê (ossos e dentes saudáveis).
No último trimestre o bebê precisará de 200 – 250mg de cálcio por dia. Mas como garantir isso respeitando a alimentação vegetariana? Além da ingestão de alimentos fontes, como couve, agrião, escarola, mostarda, rúcula, brócolis e tofu, temos também o leite vegetal fortificado com cálcio. O leite vegetal pode ser consumido puro (existem sabores de baunilha, cappuccino ou tradicional) ou batido com alguma fruta (shakes).
Importante: Evite o consumo de espinafre, beterraba (especialmente as folhas), acelga
e cacau nas refeições mais ricas em cálcio, pois estes alimentos contêm o ácido oxálico
que atrapalha na absorção desse mineral

 

Temos que nos alimentar bem sempre, né amigos? Mas nessa fase, nossa responsabilidade é ainda maior! Espero estar ajudando vcs!!

 

Para finalizar, gostaria de compartilhar alguns momentos meus, e dicas de enxoval! Fui para Miami, onde comprei grande parte! Contei com a ajuda da mommys concierge!  Realmente me ajudaram muuuito!! Valeu muito a pena!! Elas te ajudam a comprar o que realmente precisa, e foram super atenciosas comigo, e juntas descobrimos muitos produtos para bebês que não testam em animais!! Vou fazer um post sobre isso aqui tb!!

enxoval1

 Amigos, o quarto do babyboy, não tem tema…

Mas qd me dei conta, comprei tudo de bichinho kkkkkkkkk

Olhem a luminária de urso do quartinho dele…

enxoval5

Fofa demais, né? Bom..agora o quarto tem tema…arca do baby boy kkkkkkkkkkkk

Para finalizar, olhem amãozinha do meu menininhoooo lindo da mamãe:

enxoval2

Ai é tão compartilhar tudo com vcs!! Prometo escrever mais por aqui!!!

Beijos!!

 

 

 

Postado por
Data
27 novembro, 2014
Categoria
Comentários
4 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:Confissões de uma grávida…Vegetarianismo e gravidez! Dicas valiosas para vc manter sua a saúde a do bebê em dia!

  1. Bruna

    Bom dia Flor, parabens pela gravidez! Muito importante esses posts sobre nutrição principalmente nessa época.
    E pensando justamente sobre nutrição adequada pra vegetarianos, estou a caça de alimentos pra quem faz exercicios e esportes intensos, sei que existem varios atletas vegetarianos e vegans, mas ainda não achei nada indicando quantidades de cada tipo de alimento, se souber me indicar algum site/livro ou especialista fico muito grata 😀
    Boa sorte, beijos!

    • Luisa Mell

      Minha nutricionista Paula Gandin é fera no assunto!! Procure os artigos dela no google!! bjbj

  2. Angela

    Também tive diabetes gestacional, porém, apesar do controle dela estar diretamente ligado à alimentação, o surgimento nem sempre está. A causa pode ser hormonal, tanto que tem várias gestantes que comem super mal ou são obesas e não tem diabetes gestacional. Não estou querendo dizer que a gestante não precisa cuidar da alimentação, pelo contrário. Mas eu, mesmo tendo uma boa alimentação, fui acometida pelo problema.

  3. Carla Santos

    Parabéns por esse momento tão especial,tbm estou grávida e tá difícil manter a alimentação saudável,sinto mta fome kkk bjus