Blog Luisa Mell

Você sabia que uma picada de inseto pode até matar o seu animal de estimação? Fique atento aos sinais, saiba como reconhecer um choque anafilático e como proceder.

A  maioria dos cães quando são picados por insetos ( abelhas, marimbondos, aranhas, vespas, formigas  e mosquitos) ficam com a cara inchada, sentem dor, mas nada de mais grave acontece. Mas se o cachorro  tiver uma reação alérgica, a picada pode ser fatal, levando o animal a óbito se não for medicado imediatamente.

 

Aprenda a identificar um choque anafilático,vc  pode salvar a vida do seu melhor amigo!

O choque anafilático é causado principalmente por picadas de insetos, medicamentos e às vezes também por alimentos.

Os sintomas característicos que indicam sinais de choque são: vômitos e/ou diarréia repentinos, dificuldade respiratória, erupções na pele. 

 Se o seu animal apresentar esses sintomas, procure um veterinário imediatamente.

 

No ano passado tive uma experiência terrível com minha cadela Dino e espero que meu relato  possa ajudar a todos a protegerem os seus amigos de um choque  anafilático.

Passava  das 8h da noite de um domingo, quando ela começou apresentar um comportamento estranho: estava muuuito ofegante. Como fazia muito calor, em princípio não demos muita importância, mas quando a chamamos para comer, ela veio e começou a esfregar o focinho no chão e se arrastar desesperadamente, lambia o chão, sacudia a cabeça freneticamente. Saia correndo, não deixava tocá-la e a respiração  ficava cada vez mais ofegante. A fuça começou  a inchar e nós começamos a nos desesperar.

 

Ligamos para o veterinário (que Graças a Deus sempre atende o celular, mesmo em horas impróprias) ele mandou que fossemos correndo à farmácia comprar fenergan e meticolin, pois ela estava TENDO  uma reação alérgica e o perigo era ela ter um edema.

 

Entramos em pânico quando vimos que embaixo da pata, perto do corpo, estava em carne viva, com uma extensão gigantesca, a barriga estava muito vermelha e os olhos congestionados.

 

Aqueles minutos esperando meu pai voltar da farmácia foram terríveis. Ela tomou dois fenergans, um a cada 20 minutos, rifamicina na ferida e passamos nebacetin na área afetada. Demorou quase uma hora para ela se acalmar e dormir e principalmente, ficar fora de risco de morte.

 

Portanto se o seu cão apresentar estes sintomas, corra para o veterinário e salve a vida do seu amigo de quatro patas.

Por favor compartilhem muito essa informação, para que muitos peludos sejam salvos a tempo!

bjbjbj

 

 

 

 

 

Postado por
Data
4 agosto, 2013
Categoria
Comentários
14 Comentários

Deixe um Comentário pelo Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentário:Você sabia que uma picada de inseto pode até matar o seu animal de estimação? Fique atento aos sinais, saiba como reconhecer um choque anafilático e como proceder.

  1. Ana Paula

    Passei por isso com meu filhote que de repente vomitou e começou a esfregar o focinho no chão desesperadamente ao ligar para o veterinário, o mesmo pediu para levarmos imediatamente, mas antes de estarmos na metade do caminho percebi que o Harry estava mole, pulei para o banco de trás do carro e ao tentar levanta-lo vi que sua gengiva estava completamente sem cor e ele estava morrendo. paramos na primeira clínica que encontramos, e lá foi medicado. Em casa descobrimos que ele fora picado por uma formiga. Foi terrível!

  2. maria amelia dos santos

    as vezes acontece com a minha cadelinha de ter diarréia derepente ou vomito ; eu sempre uso ant-toxico e ela melhora .graças a Deus nunca passei por algo assim mas obg pela informação pois pode ser muito útil

  3. Yeda maria Caldeira

    Obrigada pela dica, amiga. Vou compartilhar. Bjosssss.

  4. Maria Angélica Rosa Silva

    Muito bom esse alerta que você escreveu!!! Muito obrigada pela sua dedicação aos animais!!! Conte sempre comigo pra divulgar e compartilhar seus artigos ou petições!!!

  5. Ari Vieira

    Querida Luisa, temos uma labradora que de quando em quando apresenta sintomas parecidos, geralmente decorrentes de picadas de insetos ou formigas. Minha esposa já conhece isso e aplica Predimisona (corticoide) e Xarope antialérgico Anti-histaminico, receitadas pela veterinária, que também nos atende em qualquer horário, inclusive pela madrugada. Muito boa sua matéria e vou compartilhar. Você é demais! Beijos

  6. Silvana Peres Gualagnone

    Muito obrigada pelo relato e dica!

  7. Milena

    Lu, passei por isso já também. Tenho três cachorros. O maltês dormia comigo no quarto, e os dois shih tzus irmãos dormiam na varanda do ap, até que numa madrugada acordei com o choro de um dos shihtzus, era muito alto! E o irmão dele também latindo… Achava q queriam sair da varanda e dormir no quarto, os levei para o quarto, e ele continuou chorando, quando acendi a Luz, ele estava completamente inchado, olhos, barriguinha, focinho… Comecei a chorar e liguei para vet. Dele, que as 3h atendeu (vets anjos os nossos) e disse como proceder … Mas foi um susto grande e eles ficam muito desesperados! Foi uma formiga de chuva, essas grandes q voam! Horrível, desde esse dia todos dormem comigo pq fiquei com medo dele ter algo na madrugada e eu nao ver 🙂

  8. Pollyanna Carvalho

    já aconteceu isso com minha Belinha, ela foi mordida por formigas, como tem mania de cheirar o chão a formiga picou ela, quando olhei ela estava com o rosto todo inchado, fiquei desesperada, comecei a chorar sem saber o que fazer, peguei um taxi e fui ao veterinário, la ele deu injeção nela e ficou bem, depois de alguns meses aconteceu novamente e liguei para o veterinário e ele passou um remédio e dei pra Belinha, mais graças a Deus não aconteceu isso mais com ela, mais tenho o remédio em local fácil porque se acontecer novamente já sei o que fazer, até porque não temos como evitar formigas pelo chão, mais é sempre bom ficar ligadinho os nossos filhotes. S2

  9. Tainá Alves

    Eu adotei um cachorrinho e desde então ele passou a ser meu filho,um belo dia comprei um remedio para matar pernilongos e borrifei pela casa,passou uma hora meu cachorro estava com a carinha toda inchada e isso era 2 da manha,nunk chorei tanto por medo dele morrer,levei ao veterinario correndo chegando la ele foi medicado e passou a noite la,depois disso descobrimos que ele é alergico a tudo,hoje em dia tomamos mais cuidado com ele do que com agente mesmo nao queremos que isso volte a acontecer nunca mais.Foi um susto enorme.

  10. rita de cassia de luna bastos

    adorei as dicas, esta sendo maravilhoso conseguir acessar esta pagina. Deus de muita paz, saúde e força a você Luiza e a sua equipe. fiquem bem eu os amo muito.

    • Betty

      Convencer um labrador a não comer abacate não é tarefa para ser humano.
      Convencer um labrador a não caçar e abocanhar tudo o que voa, especialmente abelha é tarefa para super heroi.
      Convencer um labrador que formiga não é “prato” aconselhável para cachorro e cavar buraco na água.
      Convencer labrador que lagarto, porcoespinho, pássaros, tudo o que se mexe e se esconde não é para ser caçado, morto e comido, ufa!, é missão impossível.
      Adoro meu labrador bagunceiro, louquinho e brincalhão.

  11. silmara

    A alguns dias passei por isso . a minha cadelinha foi fazer xixi e foi picada por uma aranha, como ela fica o tempo todo do meu lado ,foi fácil perceber que tinha uma coisa estranha … corri pro veterinário… graças a deus cheguei a tempo e ela esta bem .

  12. Levi Silva

    Obrigado pelas dicas!!! Me salvou do aperreio! Meu golden de 9 meses começou a inchar o focinho e aparecer manchas na pele! Apos dar o antialergico ele melhorou muito! Se nao desse nenhuma reaçao dentro de 1h eu tinha levado no vet 24h. Pois era de madrugada!
    Obrigado mais uma vez!!